• Entrar
  • Cadastrar
Não fique sem gás de cozinha no Natal: com essas dicas vai sobrar gás até o Réveillon

Você precisa saber dessas dicas para não passar sufoco com o gás nas comemorações de fim de ano! Veja agora!

Economize no gás de cozinha com essas dicas! (Créditos: Shutterstock)

Seu gás já está perto de acabar e você planeja assar e fritar diversos pratos para a ceia de Natal? Não precisa se preocupar! Fomos em busca das melhores dicas para que ele sobreviva ao Natal e até para o Réveillon. Venha descobrir no TudoGostoso e tenha um fim de ano mais econômico sem precisar trocar o gás de cozinha por um um tempo prolongado!

Opte por comidas que não precisam de gás

Uma boa opção para reduzir o consumo do gás é a utilização da airfryer no preparo de pratos que poderiam ser assados no forno ou fritos no óleo de cozinha. Algumas opções são o bolinho de bacalhau, o lombo, o tender e até mesmo o arroz natalino. A fritadeira de ar além de ser uma opção mais econômica, também é mais saudável. E não tem como falarmos sobre comidas que não precisam de gás sem falar do salpicão, né? Tradicionalmente ele é feito com frango cozido, mas pode ser facilmente preparado sem essa proteína e vai continuar sendo uma completa delícia.

Mantenha o fogão limpo

Você sabia que se as chamas do fogão estiverem amarelas ou laranjas, significa que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento? Isso faz com que o fogo perca a sua potência e acabe gastando mais gás durante o seu uso no preparo de comidas. Ela deve ser da cor azul, gerando uma chama mais intensa e mais quente. Por isso, deixe sempre o seu fogão brilhando e o mais limpo possível para garantir uma queima eficiente do gás. Utilize agulhas específicas para o eletrodoméstico para desentupir as tampas. Limpe a sujeira e a fuligem regularmente usando água, sabão e esponja. A gente sabe que manter o fogão limpo nessa fase do ano é difícil, tendo em vista os diversos preparos de receitas pro Natal, mas recomendamos você tentar se deseja poupar o gás.

Asse mais de um prato no forno

Uma ótima para acelerar o tempo de preparo e reduzir o consumo de gás é o assar receitas simultaneamente no forno. Se tiver espaço, pode fazer que e vai ser um sucesso. Para isso, a dica é envolver aves e carnes em um papel-alumínio para concentrar o calor e acelerar ainda mais o tempo de preparação. E pode ficar calmo pois o sabor de um prato, não interfere em nada no outro! A única recomendação é não colocar um prato salgado com um doce no forno para assarem juntos para evitar algum problema se algo der errado e você perder duas receitas.

Hábitos comuns que gastam gás

Existem alguns hábitos que podem fazer com que o gás acabe mais rápido, então evite ao máximo reproduzi-los em casa. Nada de abrir o forno quando estiver assando alimentos! Ao invés disso, acenda a luz para verificar o progresso do prato. Evite usar as bocas maiores do fogão, pois elas gastam mais e provocam um grande desperdício de gás. Por último, prefira tampar as panelas para acelerar a preparação dos alimentos, fazendo com que a temperatura fique concentrada e não dispersa com o ar.




Veja mais

Salpicão simples em 20 minutos sem desfiar frango é a receita prática que você precisa para a ceia de Natal
Sobremesas de Natal geladas: 20 receitas que todo mundo vai querer repetir
Descubra antes do Natal! 7 frutas clássicas da ceia e seus benefícios que valem por qualquer sobremesa

Temas relacionados