• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer a carne render? 7 truques para ter proteína no prato o mês todo
Você sabe fazer a carne render? Evitar desperdícios e apostar em receitas estratégicas são algumas formas, mas separamos outras alternativas para você. Vem com a gente!

As carnes estão cada vez mais caras e muitas famílias precisaram reduzir a quantidade de proteína em suas refeições, na tentativa de fazer as compras do mês caberem no bolso. Com isso, se tornou essencial fazer a carne render para alimentar toda a casa ao longo do mês. Você sabe como fazer isso?

Existem algumas maneiras fáceis de fazer a carne bovina, o frango e até a carne suína renderem mais porções. Se você precisa economizar ou simplesmente quer reduzir o consumo de carne por questões de consciência ambiental, este artigo é para você. Veja as dicas que o TudoGostoso reuniu para fazer a carne render o mês todo!

Guardar em pequenas porções é uma forma de fazer a carne render durante o mês

1. Dê preferência para carne moída ou desfiada

Geralmente é possível dividir de forma mais equilibrada as carnes moídas ou desfiadas, em comparação aos cortes maiores e bifes. Dá para servir exatamente a porção que cada pessoa vai comer, evitando desperdícios ou sobras.

Então, se você está precisando fazer a carne render, dê preferência para a carne bovina moída e o frango desfiado. Você também pode criar um molho com mais ingredientes para dar mais volume à receita, conforme falaremos adiante.

2. Inclua outros ingredientes na carne

Adicionar outros ingredientes à sua carne fará o prato render, além de conferir mais sabores e texturas. Para a carne moída, por exemplo, é possível adicionar cenoura picada, repolho em pedacinhos, acelga e até arroz.

Já o frango desfiado combina bastante com ervilha, milho, seleta de legumes e o que mais gostar. Para o bife bovino, de frango ou mesmo linguiças também é interessante acrescentar cebolas em rodelas. Além de deliciosas, elas darão mais saciedade.

A carne moída pode ser dividida em mais porções

3. Use o batedor de carne nos bifes

As carnes consideradas de segunda são mais em conta, mas em contrapartida são mais duras e costumam ser usadas em ensopados ou em receitas de panela de pressão. Mas é possível adaptar para que virem bife também, usando um batedor de carne.

O coxão duro, por exemplo, é uma carne que funciona para esse objetivo. Corte a proteína em bifes e os posicione sobre uma tábua de carne. Em seguida, comece a bater na carne com o batedor, deixando o bife mais fino e macio. Note que essa técnica pode fazer o bife até dobrar de tamanho, permitindo dividi-lo em mais porções.

4. Empane as carnes

Ainda falando sobre dar mais volume às carnes, empanar é uma excelente dica. Todos os tipos de carne podem ser empanados, principalmente bovina, frango e até fígado de boi. Já provou? Fica muito bom!

A sacada é usar uma ou duas camadas de farinha para empanar a proteína para causar a sensação de que ela é maior. Além disso, a própria farinha dá mais saciedade, fazendo com que as pessoas fiquem satisfeitas comendo menos carne.

5. Aproveite a sobras para fazer outras receitas

Sobrou carne do almoço? Você pode fazer render no jantar criando receita com as sobras. Afinal, jogar comida fora está fora de cogitação, hein! Deixe sua criatividade falar e recrie em cima da receita original. Bolinhos são uma ótima pedida! Geralmente juntar com arroz, batata ou farinha é o suficiente para dar consistência à proteína. Então é só enrolar, passar na farinha e fritar ou assar.

Outra sugestão legal de receita com sobras é o omelete. A base é sempre a mesma: ovos, sal e pimenta. Já o recheio pode variar conforme o que tiver na geladeira. Carne moída, linguiça, frango desfiado e até atum ficam ótimos na receita de omelete.

6. Porcione antes de congelar para evitar desperdício

Outra forma eficiente para evitar desperdício e fazer a carne render é porcionar corretamente para o número de pessoas e quantidade de refeições. A melhor forma de fazer isso é dividindo a carne em saquinhos plásticos antes de colocar no congelador.

Dessa forma você consegue definir exatamente quanta comida precisa preparar e já tem uma visão antecipada de quanta carne tem disponível no mês. Lembre-se de usar saquinhos ou potes próprios para freezer.

Frango em cubos pode ser guardado em saquinhos no freezer

7. Promova um dia sem carne

Ok, essa não é exatamente uma dica para fazer a carne render, mas certamente vai reduzir seu consumo. Sabia que aderir apenas a um dia sem carne na semana é uma ótima oportunidade de economizar e, além disso, experimentar novas receitas feitas com legumes, verduras e outros vegetais?

Além de permitir conhecer receitas vegetarianas, o dia sem carne te ajudará de forma significativa na preservação do meio ambiente. Para se ter ideia, para a produção de um quilo de carne bovina gasta-se, em média, 14 mil litros de água. Se no ano você for capaz de reduzir seu consumo de carne em cerca de dois quilos, já está poupando mais água do que se deixasse de tomar banho por um ano inteiro — segundo pesquisa da Water Footprint. Impressionante, né?

Veja mais:

Como fazer uma marmita prática e deliciosa para levar para o trabalho

Como temperar carne de churrasco? Veja opções saborosas

Ponto da carne: como acertar malpassada, ao ponto e bem-passada

Temas relacionados