O TudoGostoso tem falado bastante sobre vinhos. Isso porque muitas pessoas têm dificuldade em harmonizar a bebida com pratos de verão — para isso, já demos dicas sobre ótimos vinhos para a época — ou ainda não sabem que o vinho pode compor pratos saborosíssimos. E um ótimo exemplo é este picadinho de carne ao vinho! Por isso, que tal adicionar a bebida ao preparo do clássico picadinho de carne e deixá-lo ainda mais saboroso? Vem ver como esse ingrediente especial pode fazer toda a diferença e deixar seu almoço divino — e sem muita trabalheira:
Picadinho de carne ao vinho servido com batatas cozidas
Ingredientes do Picadinho de carne ao vinho
1 kg de alcatra cortada em cubos pequenos
120 ml de vinho tinto seco
1/2 xícara (chá) de purê de tomate
4 xícaras (chá) de água
2 cubos de caldo de carne
1 pimentão verde picado
2 cebolas picadinhas
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
5 cebolas picadinhas (para finalizar)
3 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino a gosto
cheiro-verde a gosto
Carne crua cortada em cubos sobre uma tábua de madeira ao lado de cebola, alhos e coentro
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Em seguida, acrescente a carne em cubinhos, a pimenta-do-reino e o louro e deixe dourar.
Após isso, adicione a água, o caldo de carne e misture para dissolver completamente. Logo em seguida, acrescente o vinho, o purê de tomate e o pimentão, misture e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos.
Passado esse tempo, acrescente as 5 cebolas picadinhas e deixe cozinhar por mais aproximadamente 10 minutos. Prontíssimo: uma carne fácil, saborosa e temperadinha! Finalize salpicando cheiro-verde na hora de servir.
Você ainda pode servir o picadinho de carne ao vinho acompanhado de batatas cozidas, assadas, batatas rústicas ou até mesmo fritas. O resultado vai ser uma refeição saborosíssima pra ninguém botar defeito. Bom apetite!
Panela com picadinho de carne, batatas, cenouras cozidas e cheiro-verde