O arroz carreteiro, servido na Festa do Peão de Barretos, é um prato típico brasileiro muito usado para aproveitar sobras de comida e evitar o desperdício; e, por conta disso, ele pode ser feito das mais variadas maneiras. Pensando nisso, o TudoGostoso reuniu uma lista com 20 receitas de arroz carreteiro. Tem para todos os gostos! Confira a seguir.
Veja como fazer arroz carreteiro de diversas formas e surpreenda a todos!
Qual a diferença do arroz carreteiro?
A diferença do arroz carreteiro, ou arroz de carreteiro, ou até mesmo só carreteiro, para o tipo de arroz que consumidos no dia a dia está no modo de preparo. O arroz carreteiro é feito usando carnes, principalmente o charque, legumes e até verduras. Outra diferença marcante está no fato de um bom arroz carreteiro ser cozido em caldo de carne ou legumes em vez de ser cozido apenas com água.
Por que o arroz carreteiro tem esse nome?
Carreteiro é o termo utilizado para quem conduz a carreta, ou o carro de boi, no Rio Grande do Sul, estado de onde se originou o prato. Essa receita ganhou este nome porque era preparada pelos carreteiros durante o período colonial, que misturavam os alimentos que tinham durante as longas viagens pelo país. É normal que o arroz carreteiro seja feito de ingredientes que tem uma validade alta, como o arroz e o charque.
Receitas de arroz carreteiro
Para estrear a lista, vamos começar com uma receita básica e simples para quem nunca preparou arroz carreteiro antes. É só seguir o modo de preparo que dá tudo certo!
O disco de arado é um tipo de tacho de ferro utilizado exatamente para fazer arroz carreteiro. Ele pode ser usado em churrasqueiras, fogão, fogo a lenha e fogueiras. Se você tiver um em casa, experimente usá-lo para preparar arroz carreteiro, a gente garante que vai ficar com um sabor indescritível.
O arroz carreteiro já é um prato que possui o intuito de aproveitar sobras de outras refeições, e é claro que não seria diferente com as sobras de churrasco. Por isso, se sobrou aqueles pedaços de carne, linguiça e frango que ficaram secos, nada de desperdiçar, viu? Prepare essa deliciosa receita de arroz carreteiro com sobras de churrasco e impressione a família inteira.
Apesar de termos dito anteriormente que o arroz carreteiro é normalmente feito com sobras, isso não quer dizer que você não possa usar carne fresca para prepará-lo. Na verdade, ele fica ainda mais suculento se a carne for fresca, então se você tiver aquele pedacinho na geladeira que não sabe no que usar, experimente fazer essa receita!
Muito bem temperado e delicioso, o arroz carreteiro a moda gaúcha não é só para quem mora no Rio Grande do Sul, não, viu? Confira a receita completa para aprender como eles fazem por lá!
Seja sobra de carne assada ou carne assada fresquinha recém saída do forno, ela fica incrivelmente gostosa quando usada para fazer arroz carreteiro. Use o molho da carne para deixar o arroz ainda mais suculento.
Uma maneira muito tradicional de fazer esse prato é usar carne seca no preparo, mas certifique-se de dessalgá-la antes de usar, para não ter uma surpresa desagradável. Aqui mesmo no TudoGostoso já ensinamos como dessalgar carne seca, então pode seguir nossas dicas se você não souber a forma correta!
Quem disse que arroz carreteiro precisa ser com carne? Nada disso, pode usar o que você tiver no congelador. Sabe aquele pedaço de linguiça calabresa que está lá no fundo? E o bacon defumado? Pode descongelar e usar para preparar uma refeição prática e rápida!
A linguiça é um ótimo ingrediente para fazer arroz carreteiro
Para os amantes de coração de frango, temos a receita perfeita! Nada como um coração bem feito e temperado para transformar o arroz carreteiro em um prato de restaurante. Não vai sobrar para ninguém!
Uma ótima maneira de acrescenta o fígado ao cardápio semanal é usá-lo para fazer arroz carreteiro. A dica está em deixar o fígado de molho no leite antes de temperar para amaciar a carne e ainda remover aquele sabor amargo.
A combinação do bacon com repolho é o grande destaque dessa receita. O pulo do gato está em não deixar o repolho cozinhar demais, para que ele mantenha sua textura. E fique a vontade para escolher o repolho de sua preferência, seja o roxo ou o verde.
Combinar frango com linguiça calabresa não é nenhuma novidade nos pratos brasileiros, então é claro que teríamos uma receita de arroz carreteiro com essas duas proteínas. O requeijão entra para deixar o prato mais cremoso, porém é dispensável caso você não queira usar.
Também é possível fazer carreteiro com arroz integral, mas é importante se atentar a quantidade de água necessária para deixar o arroz levemente molhadinho, do contrário, o prato pode acabar ficando muito seco. Para saber qual a quantidade certa, você pode seguir o modo de preparo explicado na embalagem.
Se você nunca pensou em usar sobras de carne moída para fazer arroz carreteiro você não sabe o que está perdendo. O molho da carne é perfeito para garantir sabor e suculência a esse prato.
Nada pior do que aquele arroz carreteiro seco que você precisa de 2 litros de água para acompanhar. Por isso, se o seu prato sempre sai seco, tente fazer essa receita seguindo o modo de preparo à risca!
Nada de arroz carreteiro seco! Siga a receita à risca para ter um arroz carreteiro molhadinho
Dá para fazer arroz carreteiro com qualquer tipo de arroz, inclusive o 7 grãos. No entanto, como alertamos anteriormente, é importante prestar atenção na quantidade de água necessária para que o arroz não fique seco.
O mais tradicional, o arroz carreteiro mineiro é feito com carne seca, bacon e linguiça calabresa, garantindo uma refeição riquíssima em sabor.
Cada estado tem sua receita de arroz carreteiro, e essa receita utiliza arroz arbóreo, que deixa a receita ainda mais cremosa, e banana da terra, que garante um sabor diferenciado a receita.
O charque é uma das carnes mais usadas para fazer arroz carreteiro, então você não pode deixar de aprender essa receita tradicional.
Essa é a receita perfeita para os amantes de comida picante. Para deixá-la mais gostosa, experimente adicionar pimenta-de-cheiro.
Veja mais:
Como aproveitar sobras de arroz: veja 15 receitas que vão dar cara nova ao prato