Já ouviu falar de Queima do Alho? Não estamos falando de colocar o alho no fogo até queimar e, sim, de um concurso anual que celebra a comida clássica dos peões de boiadeiros. A Queima do Alho é típica de várias cidades no interior do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a mais famosa acontece durante a Festa do Peão de Barretos. Descubra no TudoGostoso mais sobre a tradição que envolve muita comida gostosa e homenagem à história das comitivas.
A Queima do Alho é uma celebração da comida típica das comitivas de boiadeiros
O que é a Festa de Peão de Barretos?
A Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos é um festival de rodeio que acontece na cidade de Barretos, no interior do estado de São Paulo. Ela é conhecida por ser a maior celebração da música sertaneja do Brasil, além de sediar as finais da Liga Nacional de Rodeio e diversos concursos tradicionais, como a Queima do Alho, o concurso de berrante, o concurso violeira e o concurso de rainha da Festa do Peão.
Em todos os dias do evento acontecem shows de artistas como Wesley Safadão, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Maiara & Maraisa, Bruno & Marrone, Rionegro & Solimões e mais no quatro palcos da festa. Barretos é conhecido como o berço do rodeio brasileiro por ser a primeira cidade a realizar um evento do tipo. A festa ocorre anualmente há mais de 60 anos, desde 1956, com diversas feiras e atrações. As competições de rodeio são diárias, incluindo modalidades internacionais.
Quando acontece a Festa de Peão de Barretos?
A Festa de Peão de Barretos acontece sempre em agosto, na segunda metade do mês. A data exata varia, mas o evento costuma durar 10 dias de shows, rodeios, concursos e bastante comida.
A Festa do Peão de Barretos homenageia a história e cultura do interior com rodeios, feiras e muita comida
O que é o Concurso da Queima do Alho?
A Queima do Alho é uma celebração da tradição das comidas de comitivas de peões de boiadeiros. Várias cidades do interior têm as suas versões da Queima do Alho, mas a de Barretos é a maior e mais tradicional, a ponto de ter se tornado Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.
O Concurso da Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos é uma competição culinária na qual 20 comitivas disputam no preparo da comida típica. O respeito à tradição é o mais importante. Os jurados avaliam o sabor, as características e a apresentação dos pratos de acordo com os padrões dos boiadeiros. Além do concurso, o público pode experimentar os pratos típicos da Queima do Alho no almoço ou jantar nos últimos dias da festa.
O concurso da Queima do Alho replica não só os pratos como o modo de preparo da comida dos peões de boiadeiro
Como é a comida da Queima do Alho?
A Queima do Alho tem esse nome por causa da preparação das refeições dos peões de boiadeiros. Durante a trajetória das comitivas até Barretos, um dos peões ficava responsável por descascar o alho e colocá-lo em uma conserva de gordura animal durante a cavalgada. Assim ele já estaria pronto para a hora de pararem para almoçar ou jantar. Essa atividade de preparação da comida era chamada de “queimar o alho”.
A refeição é então cozida em um fogão a lenha improvisado bem próximo ao chão, usando lenha, chapas rústicas e utensílios que os peões trouxeram em baús de couro no lombo dos animais. A comida da Queima do Alho usa ingredientes como arroz, feijão e carne seca, que suportavam as viagens e alimentavam bem para um dia inteiro de viagem. A refeição padrão dos peões que é preparada até hoje na Queima do Alho é composta de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco.
O prato típico da Queima do Alho tem bastante carne, arroz, feijão e temperos
Como são feitas as receitas tradicionais da Queima do Alho?
Quer saber como as comitivas preparavam esses pratos deliciosos e supercompletos? Veja a receita tradicional usada pelos peões de boiadeiro para alimentar uma dezena de pessoas.
Arroz carreteiro
O arroz carreteiro é uma comida tropeira típica com arroz, carne e temperos. Primeiro é necessário cozinhar 1kg de carne seca trocando a água duas vezes enquanto ferve. Depois deve picar com faca até ficar bem moído.
O próximo passo é colocar a carne em uma panela grossa com banha quente, alho, cebola, pimenta e sal a gosto. Depois de tostar um pouco, é adicionado 1kg de arroz para refogar até ficar no ponto.
O arroz carreteiro é um prato indispensável para compor o prato da Queima do Alho
Feijão gordo
O próximo preparo é o feijão gordo, feito com feijão e várias carnes. Para alimentar uma comitiva, 1kg de feijão é colocado em uma panela com água para ferver. Enquanto isso, use outra panela para fritar 250g de torresmo de panceta em banha.
Coloque o torresmo frito, panceta de porco, toucinho, linguiça de porco cozida em rodelas, bacon e carne seca. Cerca de 150g de cada serve para alimentar bem uma comitiva. Use também pedaços de gordura, alho frito em banha, pimenta-do-reino, cebola, cheiro verde e sal. Para engrossar e render mais, pode colocar mais 200g de farinha de mandioca.
Paçoca de carne
A paçoca de carne é um prato salgado bem diferente da paçoca de amendoim doce que muita gente conhece. Esse preparo começa com o alho picado em uma panela com óleo quente junto com outros temperos a gosto como cebola e sal.
Adicione 1kg de charque bem picadinho para refogar por cinco minutos. A carne depois vai no pilão de madeira com 1/2kg de farinha de mandioca e 1/2kg de farinha de milho até a mistura ficar macia.
Carne de churrasco
A carne de churrasco de comitiva não usa grelha e sim uma chapa de ferro. Para preparar, fatie 3kg de carne em pedaços grossos e banhe com água, sal e alho amassado. Deixe a carne “tomar sereno”, ou seja, descansar durante a noite. Quando quiser preparar a refeição, asse a carne na chapa de ferro.
A carne de churrasco da Queima do Alho é feita em uma chapa de ferro
Veja mais:
Conheça a comida típica do Pantanal e os hábitos da culinária pantaneira
Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!