• Entrar
  • Cadastrar
Quando é a festa junina? Descubra as principais datas e se prepare para curtir o mês todo mergulhado em arraiá

 


Felizmente temos tempo de sobra para aproveitar as festas juninas e poder comer muitas delícias de milho ao som de forró

Por não ter data certa, dá para encontrar festa junina em quase todos os dias do mês (Créditos: Shutterstock)

A festa junina é uma das festas mais brasileiras que temos e nós amamos tanto devorar comida de festa junina com um bom forró que ainda damos um jeito de dar uma esticadinha durante julho e agosto. Mas quando realmente comemoramos a festa junina? Se quiser aproveitar esse mês festivo ao máximo, seja para curtir as maiores festas juninas do Brasil, seja para aproveitar e fazer uma renda extra com a festa junina, confira no TudoGostoso as principais datas que celebram os famosos “arraiás”.

Quando é a festa junina?

Diferentemente de outras celebrações que tem data certa como o Carnaval (ainda que muita gente também aproveite por mais dias), a festa junina não tem um dia certo. O nome da celebração é justamente por ser um compilado de várias datas festivas no mesmo mês. A primeira é o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, em 13 de junho, logo depois do Dia dos Namorados. Em 24 de junho temos o Dia de São João, o santo festeiro que é um dos principais símbolos das festas juninas. Depois ainda temos o Dia de São Pedro em 29 de junho.

Por causa disso, muitas festas juninas são marcadas nas datas comemorativas ou próximas. Outras pessoas já defendem que o período de festividades começa no dia 12, no Dia dos Namorados e termina no dia 29, na última data festiva do mês. Mas na prática a festa junina acontece em todo o mês de junho e já é possível encontrar arraiás e quermesses assim que junho começa.

Tem feriado de festa junina?

Apesar de a festa junina acontecer por causa das muitas datas comemorativas em junho, elas não são feriados nacionais. Algumas cidades chegam a dar ponto facultativo, mas são decisões regionais de acordo com a tradição local. O único feriado nacional que ocorre em junho é Corpus Christi, que acontece 60 dias depois da Páscoa e, por isso, tipicamente cai em uma quinta-feira de junho. Mesmo sem ter relação direta com as festas juninas, o feriado pode ser uma boa desculpa para pular uma fogueira e comer pratos típicos com milho.

Quando acontecem as maiores festas juninas do país?

A prova de que a festa junina é o mês inteiro é que temos eventos festivos aos montes em todo o país, alguns que chegam a durar o mês inteiro. O São João de Campina Grande, um dos maiores do Brasil, não para durante o mês, começando em 1º de junho e terminando só em 1º de julho. O São João de Caruaru, que se intitula como maior festa junina do país, costuma ter duração similar de um mês, mas em 2023 resolveu compensar os anos sem a festividade com mais de 60 dias de festa: por lá a festa junina começou em 28 de abril e só acaba em 1º de julho.

Pode comemorar a festa junina em julho ou em agosto?

Não tem limite para a festa junina! Mesmo com esse nome, ainda dá para encontrar muita festança ao longo dos meses seguintes com a festa julina e a festa agostina, como são popularmente chamadas. A Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, traz um bom exemplo ao celebrar as festas juninas durante todos os finais de semana de junho até agosto. Ou seja, tem oportunidade de sobra para ouvir um forró, participar das gincanas e curtir as comidas típicas como canjica, milho cozido, arroz doce, curau, pé de moleque, paçoca, maçã do amor e muito mais! É para ninguém perder!

Veja mais:
Festa junina: você vai adorar saber essas curiosidades
Confira 5 itens para montar a mesa perfeita para a sua Festa Junina
Milho assado na airfryer é irresistível! Como fazer a receita clássica de festa junina na fritadeira

Temas relacionados