• Entrar
  • Cadastrar
Vai a Barretos para a Festa do Peão de Boiadeiro? Conheça a cidade e planeje a viagem com dicas valiosas além do rodeio

Barretos fica no interior de São Paulo e tem atrações turísticas além do rodeio

Quem visita Barretos é recebido pela estátua em homenagem aos peões de boiadeiros carinhosamente chamada de "Jeromão" (Créditos: Shutterstock)

A Festa do Peão de Boiadeiro é a maior atração da cidade de Barretos, em São Paulo, e chega a receber quase 900 mil pessoas durante os dias do evento. Se você é uma dessas pessoas que gosta de rodeio, música sertaneja e uma boa comida de comitiva da tradicional Queima do Alho, vai adorar conhecer Barretos. Descubra no TudoGostoso o que fazer em Barretos além da Festa do Peão e dicas para aproveitar a viagem.

Como chegar em Barretos?

Barretos é uma cidade que fica na mesorregião de Ribeirão Preto, bem perto da divisa do estado de São Paulo com Goiás. Para chegar em Barretos, o trajeto mais rápido é ir de avião até o aeroporto de São José do Rio Preto e, de lá, pegar um ônibus ou carro até Barretos, um trajeto de 100km que leva cerca de 1h20 para chegar. Também é viável ir de avião até o aeroporto de Ribeirão Preto e seguir de lá pelo trajeto de 120km de estrada.

Para quem não quer pegar avião, dá para ir de carro ou ônibus de cidades próximas. Vindo da capital de São Paulo, são 420km que podem ser cruzados de ônibus direto ou trocando de transporte em cidades maiores como Ribeirão Preto. Também é possível partir de capitais de estados vizinhos como Goiânia, Belo Horizonte e Campo Grande. Cidades mais afastadas aumentam o tempo de viagem por terra e podem precisar de mais baldeações se escolher ir de ônibus.

O que fazer em Barretos?

Barretos é uma cidade turística que atrai principalmente peões e pessoas que gostam de rodeios e música sertaneja. Mas ela ainda pode ser destino de viajantes que querem um lugar tranquilo para descansar ou se aproximar da natureza e quem sabe até aprender um pouco sobre a vida no campo. Descubra as principais atrações turísticas da cidade de Barretos.

Parque do Peão

A principal atração de Barretos é a Festa do Peão, tanto é que existe o Parque do Peão, local permanente para a realização da festa. Dentro do parque é possível ver e fotografar monumentos que representam a cultura desta celebração, como a Roseta logo na entrada, o enorme Monumento do Peão com 27 metros de altura que homenageia todos os profissionais do rodeio e a Estátua do Touro Bandido em referência ao touro mais famoso e temido dos rodeios brasileiros.

Memorial do Peão

Quem gosta da tradição dos rodeios, pode aproveitar e visitar o Memorial do Peão de Boiadeiro, um museu que conta a história do festival com fotos, objetos tradicionais e nomes dos peões que marcaram ao longo das décadas.O memorial fica na mesma área do Parque do Peão, então é possível fazer todo o passeio temático dos rodeios de uma vez.

Barretos Country Park

O Barretos Country Park é o parque aquático da cidade, perfeito para ter um dia de lazer com a família. E não é apenas uma atração para o verão, já que as piscinas possuem água quente natural das termas da região que ficam a uma temperatura média de 30ºC. São piscinas de ondas, toboáguas e outros brinquedos tanto infantis quanto radicais para pessoas de qualquer idade poderem aproveitar.

Catedral do Divino Espírito Santo

A principal igreja da cidade é a Catedral do Divino Espírito Santo. Ela tem valor tanto para os devotos quanto para quem aprecia a arte sacra e arquitetura clássica. No interior da Catedral, a decoração dos arcos e os vitrais que iluminam o interior com cores impressionam qualquer visitante que entre pela primeira vez.

Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes

Para quem gosta de visitar o passado tanto quanto o presente, o Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes é uma boa atração turística de Barretos. O museu funciona no prédio que era a antiga prefeitura de Barretos e possui móveis, objetos e decorações antigas que contam a história da cidade e das pessoas que viviam em Barretos em outros tempos.

Sítio Paraíso

Para quem quer uma viagem para fugir da cidade, o Sítio Paraíso permite viver bem próximo da natureza por alguns dias. Com uma horta, pomar e animais para fazer companhia, é uma oportunidade de viver a vida do campo com comida fresca e aprender muito com os trabalhadores do sítio.

Praça do Japão

A Praça do Japão de Barretos homenageia o título do Brasil de maior colônia de japoneses fora do Japão com decorações típicas do país oriental no interior do estado de São Paulo. São estruturas ótimas para quem gosta de tirar fotos durante a viagem e também com um espaço amplo para um piquenique ou para deixar as crianças brincarem.

Praça da Primavera

A Praça da Primavera é outro parque aberto e gratuito para fazer uma caminhada relaxante, passear com as crianças e fazer boas memórias da viagem. O chafariz é o ponto mais chamativo da praça e que ajuda a refrescar nos dias de calor dessa cidade rural tipicamente quente.

Dicas para sua viagem para Barretos ser um sucesso

O nome oficial de Barretos é na verdade Estância Turística de Barretos, o que significa que é um município com estrutura e investimento para receber turistas e eventos de grande porte. Por causa disso, é uma cidade feita para receber bem visitantes de todo o país e do mundo, mesmo em grande volume, como acontece durante a Festa do Peão de Boiadeiros. Hotéis e resorts não faltam por perto e a área do Parque do Peão tem estacionamento com capacidade para 14 mil veículos para quem quer ir ao evento de carro.

Por causa das festas e rodeios, o mais comum é visitar Barretos no inverno para participar da Festa do Peão e da Festa do Patrão, ambos em agosto. Caso não queira ir para a festa, os meses de maio e junho tem uma temperatura amena sem ser muito frio e ainda dá para aproveitar o parque aquático de águas termais. Fora do período de festas, Barretos é um ótimo destino para descansar em uma cidade mais pacata.

Para um passeio fora de temporada, três dias é o mínimo para conhecer a cidade. Os melhores lugares para se hospedar se quiser aproveitar as festas e os pontos turísticos da cidade são os bairros do Centro, São Judas Tadeu, Jardim Califórnia e Boa Esperança. Caso deseje relaxar, hotéis e resorts mais afastados oferecem mais áreas verdes para apreciar uma viagem ecológica.

Veja mais:
Você precisa conhecer essa cidade em São Paulo que tem vinho premiado, gastronomia europeia e fica pertinho da capital!
Férias na montanha: inverno nas serras de SP, MG e RJ ganha festival gastronômico
4 cidades brasileiras entram em top 100 de ranking mundial de comida: descubra quais e veja os pratos que encantaram

Temas relacionados