• Entrar
  • Cadastrar
Collab de milhões das festas brasileiras: Exu do Carnaval do Rio representa Boi Garantido em Parintins

Demerson D'Alvaro foi destaque na comissão de frente da escola de samba Grande Rio em 2022

Demerson D'alvaro ganhou fama ao interpretar Exu na Acadêmicos da Grande Rio, escola campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022, e está pronto para representar o Boi Garantido em Parintins  (Crédito: @demersondalvaro / Divulgação Governo do Amazonas)

O Boi Garantido terá Demerson D'Alvaro como reforço nas apresentações do Festival de Parintins 2023, que este ano acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O bailarino foi um dos destaques da comissão de frente da Grande Rio ao dar vida a Exu em 2022, ano em que a escola de samba foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.

No Instagram, o profissional da dança comemorou o convite para fazer parte do grupo cênico coreográfico do Boi da Baixa do São José durante o Festival Folclórico de Parintins e não escondeu a alegria da sua nova missão. "Vai dando um trabalho! Mas é um trabalho gostoso e prazeroso. Fazer o que a gente ama é a melhor coisa do mundo", declarou o bailarino e ator.

Em entrevista para o YouTube do portal A Crítica, Demerson afirmou que não pensou duas vezes para aceitar o convite. Fã do trabalho realizado na cidade amazonense desde 2011, ele tem estudado bastante para desempenhar sua missão em Parintins. "É do caramba o que vocês fazem", disse.

Mergulho em Parintins

Para ficar craque no assunto, seja no corpo ou na mente, o ator contou que está lendo o livro Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos, de João Gustavo Melo.

A expectativa para o 56º Festival Folclórico de Parintins é grande. O evento deve movimentar R$ 120 milhões na economia da ilha e das cidades próximas, de acordo com estimativa realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O que aconteceu com o Boi Garantido?

Às vésperas do 56º Festival Folclórico de Parintins, em 19 de junho de 2023, a Associação Folclórica do boi-bumbá Garantido ameaçou não participar da festa por questões financeiras. Rapidamente, o Governo do Amazonas assegurou, em comunicado, que o festival aconteceria na data prevista e conforme manda a tradição.

O que representa o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins é uma paixão do Norte do Brasil que tem como foco principal a disputa dos bois Garantido e Caprichoso. Durante os dias de celebração, a torcida por cada um dos símbolos do folclore é tão grande que a cidade localizada a 400 km de Manaus se divide nas cores vermelha e azul, símbolos de cada um dos bois.

O que comer no Festival de Parintins?

De origem indígena, tacacá é prato típico do Norte que não pode faltar na sua experiência por Paritins. (Crédito: Shutterstock)

Comer em Parintins também é uma excelente oportunidade de conhecer a cultura local. No município, alguns pratos típicos não podem passar batido. É o caso do tacacá, o peixe bodó, o bolinho de piracuí, o tucumã e o pirarucu frito.

Veja mais:

Ingredientes do Norte: saiba mais sobre 5 deles e como utilizá-los

Como fazer tacacá: receita típica do Norte

Pato no tucupi: como fazer a receita típica do Norte brasileiro

Temas relacionados