O Boi Garantido terá Demerson D'Alvaro como reforço nas apresentações do Festival de Parintins 2023, que este ano acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O bailarino foi um dos destaques da comissão de frente da Grande Rio ao dar vida a Exu em 2022, ano em que a escola de samba foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.
No Instagram, o profissional da dança comemorou o convite para fazer parte do grupo cênico coreográfico do Boi da Baixa do São José durante o Festival Folclórico de Parintins e não escondeu a alegria da sua nova missão. "Vai dando um trabalho! Mas é um trabalho gostoso e prazeroso. Fazer o que a gente ama é a melhor coisa do mundo", declarou o bailarino e ator.
Em entrevista para o YouTube do portal A Crítica, Demerson afirmou que não pensou duas vezes para aceitar o convite. Fã do trabalho realizado na cidade amazonense desde 2011, ele tem estudado bastante para desempenhar sua missão em Parintins. "É do caramba o que vocês fazem", disse.
Mergulho em Parintins
Para ficar craque no assunto, seja no corpo ou na mente, o ator contou que está lendo o livro Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos, de João Gustavo Melo.
A expectativa para o 56º Festival Folclórico de Parintins é grande. O evento deve movimentar R$ 120 milhões na economia da ilha e das cidades próximas, de acordo com estimativa realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
O que aconteceu com o Boi Garantido?
Às vésperas do 56º Festival Folclórico de Parintins, em 19 de junho de 2023, a Associação Folclórica do boi-bumbá Garantido ameaçou não participar da festa por questões financeiras. Rapidamente, o Governo do Amazonas assegurou, em comunicado, que o festival aconteceria na data prevista e conforme manda a tradição.
O que representa o Festival de Parintins?
O Festival de Parintins é uma paixão do Norte do Brasil que tem como foco principal a disputa dos bois Garantido e Caprichoso. Durante os dias de celebração, a torcida por cada um dos símbolos do folclore é tão grande que a cidade localizada a 400 km de Manaus se divide nas cores vermelha e azul, símbolos de cada um dos bois.
O que comer no Festival de Parintins?
Comer em Parintins também é uma excelente oportunidade de conhecer a cultura local. No município, alguns pratos típicos não podem passar batido. É o caso do tacacá, o peixe bodó, o bolinho de piracuí, o tucumã e o pirarucu frito.
Veja mais:
Ingredientes do Norte: saiba mais sobre 5 deles e como utilizá-los
Como fazer tacacá: receita típica do Norte
Pato no tucupi: como fazer a receita típica do Norte brasileiro