• Entrar
  • Cadastrar
Essa é a única cidade brasileira entre os 10 melhores destinos de viagem sustentável

Passeios sustentáveis que apreciam e respeitam o meio ambiente são os principais destaques desta cidade no sul do Brasil

Destinos sustentáveis ficam ainda mais bonitos quando são preservados corretamente (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

O número de ecoturistas que se importam com o meio ambiente e querem viajar de maneira sustentável aumentou nos últimos anos. Segundo a edição de 2023 do relatório anual de viagens sustentáveis do site Booking.com, 4 em cada 5 turistas do mundo (80%) afirmam que esse tipo de viagem é importante na lista de prioridades para eles e os brasileiros são um dos grupos que mais consideram esse ponto ao escolher os destinos.

Além do interesse do turista, é importante que o destino escolhido também esteja preparado para receber essas pessoas. Por isso o site também definiu o top 10 de melhores destinos de viagem sustentável e uma cidade brasileira entrou na lista! Estamos falando de Foz do Iguaçu, no Paraná. Descubra no TudoGostoso os atrativos da cidade para ecoturistas, o que fazer lá e dicas para fazer uma viagem sustentável.

Por que Foz do Iguaçu é perfeita para uma viagem sustentável?

O ranking do Booking.com foi elaborado com base na preparação das cidades para viagens sustentáveis, com o maior número proporcional de hospedagens com selos que atendem a essas necessidades. Com esse princípio, o resultado foram 10 cidades de todo o mundo listadas sem uma posição em particular no ranking, mas com Foz do Iguaçu sendo a segunda a ser citada. E dá para entender quando pensamos que os principais pontos turísticos da cidade dependem da preservação ambiental.

De longe o principal motivo para muita gente ir até Foz do Iguaçu é para visitar as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. As Cataratas são divididas entre Brasil e Argentina e dá para visitar ambas tranquilamente ao se hospedar na cidade paranaense. As 275 quedas d'água de mais de 80 metros de altura fazem parte de uma unidade de conservação que requer que a visita de turistas não prejudique o meio ambiente de nenhuma forma.

Todo o espaço é bem cuidado e para chegar na parte visitável das Cataratas é preciso passar por trilhas e pontes de madeira no meio da floresta. Tem lixeiras espalhadas em todo o caminho para não sobrar nada pelo chão. A natureza é tão bem cuidada que animais silvestres fazem parte do cenário – mas alimentá-los é proibido. O bioma também se estende por outros pontos da cidade.

Logo em frente ao lado brasileiro das Cataratas tem o Parque das Aves, um espaço com mais de 16 hectares de mata atlântica e 1500 animais, muitos que o visitante pode ver de perto e sem grades, andando dentro de seus habitats. O principal intuito do parque é trabalhar em prol da conservação das espécies e mostrar aos visitantes sobre a importância de cuidar da natureza como um todo. Por causa disso, Foz do Iguaçu é um ótimo destino para se aproximar da natureza com respeito em uma viagem sustentável e um bom lugar para ir com a família e levar os filhos para um passeio agradável e educativo.

Quatis, pássaros, borboletas e outros animais fazem parte do cenário bem cuidado das Cataratas de Iguaçu (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Quais cidades estão entre os 10 melhores destinos de viagem sustentável?

O ranking do Booking.com dos melhores destinos de viagem sustentável tem cidades de todos os continentes. Na Europa tem Merano na Itália, Munich na Alemanha e Salzburg na Áustria. No continente americano, além de Foz do Iguaçu, tem Santa Marta na Colômbia e Charlotte nos Estados Unidos. Na Ásia tem Tainan, em Taiwan e Nusa Penida na Indonésia. O representante da Oceania é Hanmer Springs na Nova Zelândia e na África tem Stellenbosch na África do Sul.

O relatório do site também fez uma lista específica de destinos sustentáveis no Brasil. Naturalmente Foz do Iguaçu aparece em primeiro, mas o top 10 nacional tem ainda: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Porto de Galinhas (PE), Búzios (RJ), Gramado (RS), Guarujá (SP) e João Pessoa (PB). Essas são as cidades que mais possuem hospedagens com selos de sustentabilidade, que refletem os esforços locais para procurar soluções para preservar o meio ambiente enquanto estimulam o turismo.

Como fazer uma viagem sustentável?

Viajar de maneira sustentável é uma forma de continuar se aventurando pelo planeta em pontos turísticos famosos, cidades pequenas e refúgios mais isolados enquanto preservam a natureza e a cultura locais, sem deixar resquícios da sua passagem. Por isso, nem sempre é sobre ir para o meio da natureza e acampar. Uma viagem para uma cidade grande e badalada também pode ser uma viagem sustentável.

Pequenos hábitos vão longe, como descartar lixo de forma responsável priorizando a reciclagem, levar garrafas de água e sacolas de compras reutilizáveis, reutilizar a toalha do hotel, desligar luzes e ar condicionado ao sair durante o dia, andar a pé ou de transporte público, comprar de produtores locais, entre outros. Alinhar pequenas atitudes com destinos sustentáveis é a receita para fazer uma ótima viagem respeitando o ambiente e colaborando para mantê-lo inalterado para os próximos visitantes.

Veja mais:
Essas são as cidades brasileiras com mais criatividade e inovação na gastronomia segundo a UNESCO
Viagem de fim de semana: 13 destinos perfeitos para um bate e volta de São Paulo
Não é Santorini! Esse lugar que parece a Grécia fica pertinho do Brasil e é um verdadeiro paraíso

Temas relacionados