• Entrar
  • Cadastrar
Cidade chamada de ‘Orlando brasileira’ tem parques temáticos de sobra e diversão para todas as idades

A cada ano mais turistas se encantam pela cidade no interior de São Paulo repleta de opções de diversão para a família

Olímpia tem parques aquáticos e temáticos, museus únicos e resorts de alto nível (Créditos: Shutterstock e Divulgação Prefeitura de Olímpia)

Orlando, nos Estados Unidos, é um dos destinos mais buscados por quem quer se divertir visitando um parque de diversões ou parque temático por dia. Essa pode ser a viagem dos sonhos para muita gente, mas arcar com esse roteiro não é trivial. Felizmente, você não precisa gastar tanto e nem passar horas e horas em um avião se quiser curtir Orlando. Ou, pelo menos, não para conhecer Olímpia, cidade paulista que ganhou o título de “Orlando brasileira” e é tendência de viagem para 2024

Olímpia foi escolhida como principal destino de viagem dentro do Brasil em uma pesquisa de Previsões de Viagem para 2024 do site Booking.com. Mas não é de hoje que a cidade no interior de São Paulo tem se tornado queridinha dos viajantes a ponto de ser comparada com o destino estadunidense. Descubra no TudoGostoso por que Olímpia é a nossa Orlando brasileira e se vale a pena conhecer a cidade dos parques temáticos.

Por que Olímpia é chamada de “Orlando brasileira”?

Olímpia é uma cidade que cresceu, principalmente nas últimas décadas, por causa do turismo. Ela já era chamada de “Capital Nacional do Folclore” por sediar o Festival do Folclore que une culturas de várias partes do país em uma data. O nome de “Orlando brasileira” veio por outras atrações importantes da cidade: os parques temáticos.

A cidade, que fica no norte de São Paulo, dentro da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, tem dois grandes parques aquáticos, ambos com aquecimento natural das águas termais. Primeiro tem as Thermas dos Laranjais, inaugurado em 1987 e que tem hoje mais de 50 atrações em mais de 300 mil metros quadrados de brinquedos. As Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado do Brasil e o 5º do mundo, com cerca de 1,8 milhão de visitantes por ano.

O Hot Beach Olímpia é o segundo e mais recente parque aquático da cidade, em funcionamento desde 2017, mas que já atrai turistas e tem um resort junto para curtir com tranquilidade como em um hotel de Orlando. Fora da água, Olímpia tem parques temáticos diferentes para atrair todos os perfis de viajantes. Bem perto do Hot Beach Olímpia fica o Vale dos Dinossauros, uma exposição permanente ao ar livre com figuras de dinossauros em tamanho real para se sentir em uma grande viagem no tempo.

A cidade tem seu próprio museu de cera ao estilo do Madame Tussauds de Orlando, chamado de Dreamland Museu de Cera Olímpia. São figuras realistas em tamanho real de personagens da cultura pop, celebridades e políticos de todo o mundo. Tem ainda o Click Park Museu do Sorvete, o Fun Winter Park e o Orquidário Aguapey. Todas essas atrações temáticas fizeram Olímpia se tornar uma Estância Turística com uma das maiores redes de hotéis do país e receber o nome de “Orlando brasileiro”. Sem dúvidas vale a visita!

A cidade de Olímpia recebe milhões de turistas todos os anos (Créditos: Divulgação Prefeitura de Olímpia)

Como chegar em Olímpia?

A cidade não é tão próxima da capital para fazer um bate e volta de SP, mas, também, com tanta coisa para fazer e hotéis para se hospedar, você vai querer passar vários dias por lá. A distância de São Paulo para Olímpia é de 450 km. Pela estrada, leva um pouco mais de 5h30 para chegar.

O aeroporto mais perto de Olímpia é o Aeroporto de São José do Rio Preto, a 1 hora de distância de carro. A cidade de Olímpia fica bem no norte do estado paulista, relativamente próximo das fronteiras de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Outras cidades perto de Olímpia que valem a pena dar uma passada são Ribeirão Preto, Barretos, da famosa Festa do Peão de Boiadeiro, e Uberaba, já em Minas Gerais.

Qual a melhor época para visitar Olímpia?

Os parques aquáticos são as principais atrações de Olímpia, então seria de se imaginar que curtir o verão longe da praia por lá seria a melhor época para conhecer a cidade, mas não é toda a verdade. Claro, janeiro pode ser um bom momento para viajar com as crianças, mas é também uma época de alta temporada com preços altos disputados por muitos turistas e muitas chuvas para atrapalhar os passeios. Com calor, umidade e 70% do mês encoberto, você pode não conseguir aproveitar Olímpia como poderia nesta época.

A melhor época do ano para aproveitar o calor moderado e menos chuvas (e menos filas!) é entre final de março e início de maio ou entre agosto e outubro, com temperaturas em torno de 32ºC de máxima e 18ºC e mínima. Para aproveitar um clima mais fresco, ir para Olímpia nas férias de inverno no meio do ano não é má ideia. A temperatura máxima fica em média 27ºC e a mínima não foge muito dos 18ºC, além de ser a estação menos chuvosa do ano. Vale lembrar que os parques aquáticos são termais, então a água quentinha garante que ninguém vai passar frio.

Veja mais:
É na Europa ou no Nordeste? A cidade chamada de "Suíça baiana" tem reserva florestal, clima agradável e mais de 100 tipos de biscoito de polvilho
Champagne do Brasil: conheça a região do país com espumantes de qualidade que competem até com a França
Não é Santorini! Esse lugar que parece a Grécia fica pertinho do Brasil e é um verdadeiro paraíso

Temas relacionados