• Entrar
  • Cadastrar
10 destinos no Brasil para aproveitar o feriadão de Dia das Crianças e viajar com a família

Aproveite o feriado prolongado de 12 de outubro para fazer uma viagem animada com as crianças

Atividades radicais, parques temáticos e passeios culturais estão no roteiro do Dia das Crianças (Créditos: Shutterstock)

O dia 12 de outubro é feriado nacional de Dia de Nossa Senhora Aparecida, mas a data é mais conhecida pelo Dia das Crianças. Além de brinquedos e presentes, o dia livre é perfeito para fazer um programa especial em família. Em 2023 então dá até para ir um pouco mais longe. Como o feriado este ano cai em uma quinta-feira e muita gente emenda a sexta também, o final de semana prolongado de quatro dias é a oportunidade perfeita para viajar com a família, seja num bate e volta da sua cidade ou em uma aventura mais longe pela natureza brasileira. Para ajudar você a decidir o que fazer nesse dia especial, o TudoGostoso separou os melhores destinos para viajar com as crianças neste feriado para você escolher o que mais se encaixa no estilo da sua família.

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é um dos melhores lugares para passar o Natal com a cidade toda iluminada e um destino perfeito para quem ama chocolate, especialmente na Páscoa. No Dia das Crianças, o programa na cidade é aproveitar as atividades voltadas para a família. A variedade é imensa e dá para aproveitar do frio ao calor, desde o Acquamotion, um parque aquático termal coberto, até o Snowland, com a experiência de brincar na neve em qualquer época do ano.

No Exceed Games Park Gramado o ambiente futurista tem jogos de realidade virtual e simuladores. No lado mais tradicional, o Mini Mundo impressiona com a réplica detalhada de várias cidades pelo mundo que fazem até as crianças pequenas se sentirem gigantes. Para fechar, a Vila da Mônica abriu há pouco tempo com atrações temáticas dos personagens de Maurício de Sousa.

Penha, Santa Catarina

Penha é famosa por ser o lar do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Os mais de 14 milhões de metros quadrados tem mais de 100 atividades e atrações como montanha russa, cinema 4D, carrossel, roda gigante, pedalinho, zoológico, parque das nações.

O parque vai até inaugurar uma nova área no dia 12 de outubro, o NERF Mania, com novos brinquedos radicais e o Arcade Nerf. Só o parque tem diversão o bastante para todo o feriado, mas se quiser um programa diferente, pode aproveitar as praias do balneário de Penha, como a Praia do Trapiche na Armação do Itapocorói, uma das mais bonitas da região.

Aquiraz, Ceará

Talvez você não conheça a cidade de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, pelo nome, mas com certeza conhece a sua principal atração: o Beach Park. O parque aquático é um dos mais famosos do Brasil e fica bem na praia de Porto das Dunas, o que faz com que seus toboáguas e escorregas tenham algumas das vistas mais bonitas do país.

Para facilitar escolher entre as muitas atrações do complexo, o Beach Park se divide entre três categorias, Família, Moderadas e Radicais. Assim você pode escolher as que mais se adequam a idade, tamanho e gosto dos seus filhos. Se cansar da água, Aquiraz tem a Engenhoca Parque, um parque com atividades no meio da natureza, como arvorismo, tirolesa, slackline, arco e flecha, minigolfe e mais.

O Beto Carrero World é o maior parque de diversões da América Latina e tem brinquedos para ocupar todo o feriadão (Créditos: Shutterstock)

Rio Quente, Goiás

Rio Quente fica pertinho de Caldas Novas e é conhecida principalmente por causa do Hot Park. Só por essa descrição dá para perceber que estamos falando de uma região com águas termais de sobra. O Hot Park é um dos melhores parques aquáticos do país e por causa da temperatura da água serve para qualquer época do ano, até durante essa mudança de estação no fim de inverno.

O local tem piscinas tranquilas e atividades radicais, incluindo um novo toboágua inaugurado em 2023 com com boias para quatro pessoas, ideal para descer com a família toda. Bem perto tem o Eko Aventura Park com tirolesa, rafting, caiaque e outras atividades. E um passeio diferente para famílias aventureiras é o Camping Esplanada para passar tanto o dia quanto a noite.

Porto Seguro, Bahia

Porto Seguro é sempre um bom destino para viagens em família e um dos principais motivos é o Arraial d’Ajuda Eco Parque, um complexo paradisíaco com diversão de todos os tipos. Tem as piscinas e toboáguas do parque aquático, praia privativa logo em frente, atividades na natureza com trilhas e arvorismo e passeios de barco para explorar mais o litoral de Porto Seguro.

Para conhecer mais da cidade, uma dica é fazer passeios de quadriciclo pela região de Porto Seguro e de Arraial d’Ajuda, seguindo roteiros pelas praias para ver a costa baiana de vários ângulos. Não deixe de fazer o passeio do Parque Marinho do Recife de Fora que leva até um recife de corais deslumbrante para ver a vida marinha de perto.

Piraí, Rio de Janeiro

Piraí é um destino menos conhecido pelas atrações turísticas da cidade e mais por suas hospedagens. A região perto de Volta Redonda é conhecida pelos seus hotéis fazenda e resorts com tudo incluído e programação completa para todas as idades. Muitos deles têm, além da área da fazenda, quadras esportivas, piscinas e até lagoas e tirolesas em alguns casos.

Recreadores cuidam da diversão dos pequenos e os refúgios com redes e o clima do Vale do Paraíba são ótimos para os pais descansarem, com direito a comida caseira garantida em todas as refeições. Com tudo incluso dentro de um só lugar, é o programa perfeito para quem quer aproveitar o feriadão com a família sem precisar se planejar muito.

Ipojuca, Pernambuco

Na cidade de Ipojuca fica um dos destinos de viagem mais populares de Pernambuco, o Porto de Galinhas. Além das praias de areia branca, o maior ponto turístico da região são os corais bem próximos à orla, que não só deixam a vista magnífica como criam piscinas de águas cristalinas e bem acessíveis. Embarcações com velas coloridas levam turistas até bem pertinho para andar e nadar com peixes.

Durante a viagem, vale a pena conhecer a Praia de Muro Alto, outra praia paradisíaca. Por lá a barreira de recifes naturais “fecham” a praia e criam uma piscina permanente com águas claras e calmas, livre de ondas, perfeito para um passeio mais tranquilo com crianças pequenas e para praticar stand up paddle ou caiaque.

O litoral pernambucano tem piscinas naturais de águas calmas e transparentes (Créditos: Shutterstock)

Maragogi, Alagoas

Famílias praieiras mais simplistas que só querem um lugar com areia e mar para brincar ou relaxar vão encontrar o que procuram em Maragogi. A cidade tem praias de sobra para poder explorar uma nova a cada dia do feriado e ainda sobrar para uma próxima visita. A Praia de Antunes, Xaréu, Maragogi e do Peroba são algumas sugestões com as típicas águas tranquilas para um passeio com crianças de todas as idades.

As Galés de Maragogi e as Piscinas Naturais de Taocas são dois lugares com piscinas de águas marinhas sem ondas entre corais, com oportunidade de mergulhar para ver e fotografar peixes. O ponto estratégico na costa nordestina ainda faz com que tenham vários passeios de barco saindo de Maragogi para visitar Ilha de Santo Aleixo, São Miguel dos Milagres, Porto de Galinhas, entre outros.

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu é um destino de viagem sustentável, ecológico e muito divertido em família. A cidade fica na divisa do Brasil com Argentina e Paraguai e a sua principal atração é dividida com um dos nossos vizinhos. As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de mais de 200 quedas d’água considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Em Foz do Iguaçu um parque nacional permite conhecer um pouco das cataratas e se divertir com o passeio de bote que passa por baixo de algumas delas.

Bem em frente à entrada para as cataratas tem o imperdível Parque das Aves para andar cercado de belos pássaros em seu habitat. Depois de um passeio pelo lado brasileiro, aproveite para dar um pulinho no nosso vizinho e conhecer o lado argentino das quedas d'água. Garantimos que mesmo parecendo repetitivo, a experiência de cada uma é única. Também partindo de Foz do Iguaçu você pode levar seus filhos para visitar três países ao mesmo tempo no marco das três fronteiras.

São Paulo, São Paulo

A última sugestão de viagem em família no Dia das Crianças é a metrópole paulista, com tanto para fazer que até moradores locais vão encontrar algo novo para conhecer. No mesmo endereço, no bairro de Jurubatuba, você pode ir ao conhecido Parque da Mônica com brinquedos e casas inspiradas nos quadrinhos e ao Hello Park, parte da maior rede de parques multimídia do mundo com telões imensos e interativos para ninguém ficar parado.

Mesmo sem atrações radicais, o Parque Ibirapuera tem espaço o bastante para crianças se divertirem e vocês fazerem um piquenique juntos. A cidade é repleta de passeios culturais em museus como o MASP, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Imagem e do Som. Durante o feriado em toda São Paulo você com certeza ainda encontrará lugares com programação especial para entreter as crianças.

Veja mais:
Lugar de criança é na cozinha se você seguir as dicas e receitas do TudoGostoso: cozinhe com os filhos em segurança e com muita diversão
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?
Não vá a Paraty sem ler essas dicas que vão transformar a sua viagem

Temas relacionados