A briga entre quem gosta de calor e quem gosta de frio não acaba nunca. Enquanto alguns estão tremendo de frio com 20ºC, outros já ficam de camiseta e bermuda com a mesma temperatura. Felizmente, no Brasil tem lugar e estação do ano para todo mundo. Quando faz calor, as cidades brasileiras com praia são imbatíveis e tem até destinos para curtir o verão sem areia. Quem prefere o frio também está muito bem servido no Brasil, especialmente nos meses de inverno, que começou oficialmente às 17h51 do dia 20 de junho e vai até final de setembro.
Ir para lugares frescos virou tendência de viagem para fugir do calor e aproveitar as temperaturas baixas nesses poucos meses do ano. É uma boa época para conhecer cenários pitorescos nas montanhas em uma viagem romântica e também para famílias aproveitarem as férias escolares com boas memórias com os filhos. Descubra no TudoGostoso 9 destinos de inverno dentro do Brasil para curtir as temperaturas baixas com estilo.
Gramado, RS
Como o estado mais ao sul do Brasil, o Rio Grande do Sul tem alguns dos destinos prediletos de quem gosta de frio. Gramado é, provavelmente, a primeira cidade que muita gente pensa em visitar no inverno. A cidade com arquitetura alemã fica com ainda mais cara de destino europeu durante os meses mais frios do ano, quando fica com temperaturas entre 8ºC e 19ºC e costuma ter uma neblina misteriosa pela manhã.
Gramado já é um dos melhores destinos para se passar o Natal por causa da decoração do Natal Luz e no meio do ano também tem seus atrativos. Afinal, a cidade sulista é Capital Nacional do Chocolate Artesanal e é perfeita para quem ama chocolate poder comer um bom fondue de chocolate daqueles.
Quer ver neve no inverno? Uma visita à Snowland vai realizar seus sonhos de esquiar. O Mini Mundo é uma maquete realista e, ironicamente, enorme com pontos turísticos de vários lugares. O Lago Negro é ótimo para passear de pedalinho e apreciar as florestas ao redor. Você também pode fazer passeios a vinícolas próximas para degustar vinho e ainda participar de festivais de inverno na cidade.
Urupema,SC
As cidades mais frias do Brasil ficam em Santa Catarina por causa das suas serras e montanhas. Se quiser experimentar frio para valer sem sair do Brasil, a sua melhor opção é Urupema. Urupema é considerada a Capital Nacional do Frio por frequentemente bater as temperaturas mais baixas do ano no país.
Em média, o inverno de Urupema varia entre 7ºC e 15ºC, mas em dias mais pontuais pode chegar a temperaturas negativas, de até 7 graus negativos! A cidade é conhecida por ter quase 50 geadas no ano e ainda com possibilidade real de nevar em alguns dias. Por isso, é o melhor lugar para ir no inverno se quiser ter a chance de conhecer neve natural sem sair do Brasil.
A Cascata que Congela é uma das principais atrações turísticas na estação pelo efeito de queda d’água congelada nesta época do ano. Trilhas e passeios pelo Capão dos Ossinhos, Morro das Torres e Cachoeira da Contenda são bons programas para os ecoturistas de plantão. Para quem quer mais calmaria, resorts e fazendas tem as melhores hospedagens para uma viagem tranquila.
Curitiba, PR
Quem gosta de viajar para uma cidade grande e com muita estrutura, mas ainda tranquila e com ótimos passeios no inverno, Curitiba é uma boa opção. A capital paranaense tem desde bons passeios em recantos da natureza até ótimos lugares para fazer compras e renovar o guarda roupa para o inverno.
Com temperaturas médias entre 10ºC e 20ºC durante o inverno, os dias de sol são especialmente agradáveis e perfeitos para visitar o Jardim Botânico, um dos locais prediletos entre turistas e moradores, o cartão postal da Ópera de Arame no Parque das Pedreira e o Parque Tanguá, uma antiga pedreira que virou parque.
Se o tempo de viagem for curto, a cidade tem um ônibus de turismo que circula por 26 pontos turísticos, inclusive os citados anteriormente e ainda o Parque Barigui, o Museu Oscar Niemeyer e o Bosque Alemão. E para aproveitar até a noite, Curitiba é também um polo gastronômico com deliciosos restaurantes para todos os gostos e bolsos.
Caldas Novas, GO
No centro do Brasil, Caldas Novas, em Goiás, não é uma das cidades mais frias do Brasil, mas ainda tem um grande atrativo no inverno. Lá, as temperaturas nessa estação variam entre 15ºC e 30ºC, com um clima agradável sem calor ou frio demais e pouquíssima chuva para atrapalhar os passeios.
O principal atrativo de Caldas Novas são os parques aquáticos na cidade e também na vizinha Rio Quente. Mas como assim parque aquático em pleno inverno? Simples, a região é repleta de águas termais e locais como o diRoma Acqua Park e o Kawana Park aproveitam essas condições naturais para piscinas de água aquecida, ideais para essa estação do ano.
Em outros parques bem diferentes, é possível relaxar por completo nas águas aquecidas e muito terapêuticas. Se preferir um refresco, ainda tem as cachoeiras do Parque Estadual Serra de Caldas. Fora d’água, o Jardim Japonês e a diversão dos parques temáticos Setland e Katakas são perfeitos para toda a família.
Campos do Jordão, SP
A Serra da Mantiqueira, que permeia entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, tem alguns dos picos mais altos dos estados e, com isso, cidades em altas altitudes e baixas temperaturas. É o caso de Campos do Jordão, uma cidade com arquitetura charmosa ao estilo Suíço, a 1.600 metros de altura do nível do mar e que é um ótimo destino de inverno até em um bate e volta de São Paulo.
No meio do ano, as temperaturas na cidade variam entre 5ºC e 17ºC em média, podendo até chegar a 0ºC em dias mais frios. É a temperatura perfeita para aproveitar Campos do Jordão! A cidade é conhecida como um destino romântico com bons restaurantes, chocolates deliciosos e um clima ideal para caminhar pela Vila Capivari. Mas Campos do Jordão também pode ser um bom passeio em família.
O Parque Amantikir tem jardins e até labirintos de arbustos para explorar, o Parque Estadual Campos do Jordão serve tanto para trilhas quanto para diversão no trenzinho e com arvorismo, e o Parque Tarundu é um parque de aventuras com tirolesa, corrida de carrinho, patinação no gelo e mais. Você ainda pode subir o Morro do Elefante de teleférico para ver toda a cidade e particularmente nesta estação começam os festivais de inverno com muita música, fondue e mais atividades. É para pessoas de todas as idades!
Monte Verde, MG
Também na Serra da Mantiqueira, mas cruzando a fronteira do estado e chegando a Minas Gerais, Monte Verde é a cidade pacata para aproveitar o inverno em terras mineiras. Na verdade, Minas Gerais como um todo é um bom destino de inverno por terem cidades mais frescas, bons destinos gastronômicos e festivais nessa época do ano.
Em Monte Verde, ao sudoeste do estado, a temperatura fica entre 4ºC e 23ºC, uma variação que garante o clássico “bota casaco, tira casaco” ao longo do dia, mas que vale a pena para poder aproveitar tudo que a cidade a 1.500 metros de altitude em relação ao nível do mar tem a oferecer.
A Trilha da Pedra Redonda leva a uma das melhores vistas de toda a região e é bem fácil de chegar – mas evite ir muito cedo por causa da neblina da estação. Se quiser temperaturas ainda mais baixas, a pista de patinação no gelo e o bar de gelo que chega a -19 graus trazem uma experiência de inverno mais intensa. A Fazenda Radical mistura campo e atividades radicais para todas as idades. Quem gosta de boa comida pode aproveitar o restaurante de Monte Verde que está entre os melhores do mundo para um jantar romântico.
Teresópolis, RJ
A Serra Fluminense é ideal para cariocas que querem fazer um bate e volta do Rio de Janeiro para um destino mais fresco que a capital, especialmente se estamos falando de Teresópolis. Quem vem de longe também pode aproveitar o destino, seja pela gastronomia, seja pelas trilhas. O clima com temperaturas médias entre 10ºC e 22ºC trazem um sol agradável durante o dia e uma noite fresca para curtir ao lado de uma lareira.
Teresópolis é cercada por florestas em áreas de conservação natural, mas ainda é uma cidade de maior estrutura com mais de 160 mil habitantes. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das atrações mais populares, especialmente por causa do Pico Dedo de Deus, um monumento geológico que fica a 1.600 metros de altitude e é um marco da cidade.
Para as crianças, o Parc Magique é um parque temático com várias atrações, inclusive um enorme castelo. Para os adultos, Teresópolis faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro e dá para conhecer fábricas e experimentar cervejas artesanais locais saborosas.
Domingos Martins, ES
Não é só no sul do Brasil que você encontra a influência de imigrantes de vários países europeus. Domingo Martins, no Espírito Santo, cresceu com a vinda de italianos, alemães e pomeranos para essa cidade que tem serras e climas amenos perfeitos para cultivo e muitas festas culturais. No inverno, faz entre 14ºC e 23ºC em média.
A cidade de Domingos Martins é conhecida pelos seus festivais, especialmente durante o inverno. Ainda em junho já tem a Festa do Vinho, com muita música e bebida e de vinícolas da região, é claro. Já em agosto tem a famosa Pommerfest, festa da cultura pomerana, com roupas, danças e comidas típicas.
Se não quiser ir durante um festival você pode passar o dia em trilhas e mirantes da Rota do Lagarto e também visitar o Parque Estadual de Pedra Azul para conhecer este marco da cidade. Dependendo da data da viagem, pode até participar da colheita de morangos e outros alimentos da safra de inverno.
Triunfo, PE
Achou que no Nordeste não tinha lugar frio? Pensou errado! A região conhecida pelo calor também tem várias montanhas altas que mantêm temperaturas baixas, especialmente no meio do ano. Elas podem não chegar ao negativo como os destinos mais ao sul, mas ainda pedem por um casaco para explorar, como é o caso de Triunfo, em Pernambuco.
Triunfo fica no Planalto da Borborema, a mais de mil metros de altitude e bem perto da divisa com a Paraíba e próximo também do Ceará. São 6 horas de distância de carro para Recife, e 4 horas de Juazeiro do Norte. Em julho, Triunfo tem temperaturas entre e 10ºC e 19ºC em média. A cidade de 15 mil habitantes é ótima para uma viagem tranquila com ainda várias atrações para explorar.
O Pico do Papagaio é o ponto mais alto do Estado, é fácil de chegar e tem uma vista par várias cidades da região. A Cachoeira da Pinga e a caverna de Cacimba de João Neco são outros bons passeios para quem gosta de se aventurar na natureza. Já na cidade, a colorida casa do Cine-Teatro Guarany e o teleférico que vai até o centro da cidade são passeios indispensáveis.
Veja mais:
Independência e viagem: 7 lugares para ir no feriado de 7 de setembro para celebrar a data ou curtir um descanso merecido
10 destinos brasileiros para viajar em dezembro e aproveitar o calor e as festas de fim de ano
Para viajar em 2024: Brasil está em ranking de melhores destinos ecológicos, gastronômicos e de lua de mel