200 ml de um bom vinho, no caso eu usei um bom Malbec
1 1/2 colheres sopa de açúcar
1 colher de vinagre balsâmico
Para a montagem:
Folhas de salsa
Azeite
Flores de manjericão
Galhos pequenos de tomilho
Modo de Preparo
Carne:
Unte os filés com a manteiga derretida, tempere com sal, pimenta-do-reino e a pimenta dedo de moça picada finamente.
Grelhe numa frigideira em temperatura muito alta por 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro.
Creme:
Cozinhe as cenouras em água quente sem entrar em ebulição.
Lembre-se que ao cozinhar tubérculos e raízes em temperatura menor que 100ºC realçará o sabor deste.
Após isso, descasque-as debaixo de água corrente, ainda quentes. Você verá que é muito fácil descascá-las depois de cozidas, não precisará nem do auxílio de uma faca.
A seguir, em um liquidificador ou processador, adicione as cenouras, o creme de leite e o azeite. Bata até ficar um creme homogêneo.
Se precisar, adicione leite para ajudar a ficar bem liso.
Ainda quente, passe o creme para uma panela em fogo baixo, deixe pegar consistência para não escorrer na hora de servir.
Adicione a manteiga e o parmesão e desligue o fogo, deixando a manteiga derreter sozinha ao mexer a panela.
Cebola:
Pique a cebola finamente e deixe refogando na manteiga com uma pitada de sal por volta de 30 minutos no fogo muito baixo.
Verá que ela está pronta ao adquirir um tom de cor marrom e estiver doce.
Molho:
Misture o vinho, o vinagre e o açúcar.
Faça a redução em fogo muito baixo até chegar a um ponto de calda.
Retire o molho da panela para que ele não continue engrossando e cubra.
Montagem:
Em um prato baixo, sirva o creme, empilhe 3 escalopes e disponha a cebola caramelizada.
Passe um fio do molho em volta, disponha os galhos de tomilho e regue com um pouco de azeite.
Agora, acima da cebola, posicione as folhas de salsa como um buquê e salpique as flores de manjericão em cima.
Informações Adicionais
Parece ser um prato demorado, mas não é.
A única etapa que faz a receita demorar é a cocção da cenoura, mas enquanto ela não fica pronta, você pode ir adiantando muita coisa na sua cozinha.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Gabriel Miranda Nigro Alves
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].
Super rápido! Delicioso!!!! Fiz com miolo de alcatra. Muito, muito bom!
Divino! Pra quem gosta de um toque agridoce, o molho dá um toque especial!
parece delicioso. Vou experimentar.