• Entrar
  • Cadastrar
O Brasil tem uma capital de chocolate artesanal com muitas atrações deliciosas e até spa e hotel temático que você precisa conhecer

A cidade sulista famosa pelas suas fábricas de chocolate artesanal ganhou título único em 2020 e ainda mais atrações para quem ama esse doce

O chocolate artesanal brasileiro é melhor que muitas marcas importadas (Créditos: Shutterstock/Vinicius Bacarin)

As simples barras de chocolate e bombons do mercado podem ser deliciosos, mas um bom chocolate artesanal pode ser ainda mais saboroso. Com as técnicas e receitas certas, um chocolate caseiro fica melhor do que o industrializado e uma cidade que pode se orgulhar de ter chocolate artesanal de sobra é Gramado, no Rio Grande do Sul.

A cidade é um dos melhores destinos para quem ama chocolate e tem até título oficial de Capital Nacional do Chocolate Artesanal! Mas será que vale a pena visitar Gramado só para comer chocolate? A resposta é sim e o TudoGostoso vai convencer você! Confira as atrações chocolatudas, parques e até hotel temático que fazem Gramado ser a melhor cidade para os chocólatras.

Por que Gramado é a capital do chocolate?

Em fevereiro de 2020, um projeto de lei oficializou o título de Gramado como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, mas a relação da cidade com essa iguaria começou muito tempo antes. O crédito de precursor do chocolate artesanal de Gramado é de Jayme Prawer, um dentista e empresário brasileiro, filho de imigrantes poloneses que nasceu em Porto Alegre, mas se apaixonou por Gramado.

Ele já tinha uma churrascaria na cidade quando viajou para a Argentina e provou os chocolates de Bariloche. Na volta, percebeu que o clima entre Gramado e a cidade argentina eram tão próximos que a sua cidade também poderia ser um bom lugar para produzir chocolate como doces gourmet. Em 1976, na época do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, ele inaugurou a Prawer Chocolates, a primeira loja de chocolates artesanais de Gramado e do Brasil. A loja existe até hoje e produz até uma tonelada de chocolate por dia.

O sucesso do empreendimento de Jayme Prawer fez com que outros empreendedores e entusiastas do chocolate entrassem na onda e apostassem na produção de chocolate artesanal em Gramado. Não muito tempo depois surgiu a Lugano com seus chocolates artesanais sofisticados e a Caracol Chocolates com as barras rústicas conhecidas como as mais puras da cidade. Também tem a Florybal, que começou como venda de porta em porta e hoje até dá nome a um parque de diversões, a Miróh Chocolate Makers, que usa cacau importado e processa os próprios grãos e muitas outras.

O que fazer em Gramado para quem gosta de chocolate?

Quem gosta de chocolate tem roteiro de sobra para fazer em Gramado. Ao todo a cidade tem cerca de 20 fábricas de chocolate artesanal, desde as mais tradicionais até as mais recentes e inovadoras. A qualidade do chocolate de Gramado é muito elogiado e só mesmo provando para entender. Muitas dessas fábricas oferecem tours para conhecer a história e a produção que termina com uma degustação dos chocolates. A visita pode ir desde um passeio técnico como uma degustação de vinho até uma experiência lúdica para a família.

Na Caracol Chocolates, por exemplo, existe o espaço temático do Reino do Chocolate que os visitantes podem fazer o próprio chocolate. Até uma visita a uma loja da Florybal é uma atração divertida já que cada uma delas tem um tema, como a Casa dos Seres de Chocolate com esculturas que parecem gigantes de chocolate e a Play House que por dentro parece uma floresta de doces. Tem atrações para chocólatras de todas as idades.

Até na hora de se hospedar em Gramado você pode ficar imerso nessa doçura. Recentemente surgiu na cidade o Chocoland Hotel Gramado, o primeiro hotel temático de chocolate do Brasil. Ele é todo inspirado e decorado com chocolate, como paredes de barra de chocolate, cama com lençol de chocolate escorrendo e cadeiras em formato de xícara de chocolate quente. O Chocoland tem café da manhã temático, um ateliê de chocolate artesanal próprio e até um o Cacau Spa para relaxar com a chocolaterapia.

Qual é a melhor época do ano para ir em Gramado comer chocolate?

Gramado tem atrações incríveis em qualquer época do ano. A cidade é conhecida por ser um ótimo destino em dezembro com seu Natal Luz, quando toda a região fica iluminada para celebrar o fim do ano. Mas, quando se trata de chocolate, tem uma época melhor para ir e é nada mais, nada menos, que a Páscoa!

O feriado da Páscoa acontece entre março e abril dependendo do ano e uma das principais tradições é presentear e comer ovo de Páscoa feito de chocolate. Em Gramado, eles aproveitam bem esse costume e celebram com um evento de Páscoa que dura um mês inteiro com decorações e desfiles, mas também feiras e venda de chocolates especialmente para celebrar o feriado.

Nesta época, os dias começam a ficar mais frescos, outro bom motivo para visitar Gramado. Se ir na Páscoa não for uma opção, visitar Gramado no inverno é outra boa época. Os dias frios deixam a cidade com clima quase europeu que é perfeito para devorar os chocolates e ainda se deliciar com chocolate quente cremoso e fondue de chocolate.

Veja mais:
Por que comemoramos a Páscoa? Descubra a história dessa festa celebrada antes da tradição cristã
Champagne do Brasil: conheça a região do país com espumantes de qualidade que competem até com a França
Segredo revelado: aprendi com a minha mãe como picar o chocolate sem que ele derreta nas minhas mãos

Temas relacionados