Cada um tem seu motivo e maneira para comemorar a Páscoa. Para alguns é um feriado religioso, para outros uma oportunidade de reencontrar a família e para muitas pessoas é um dia de comer bastante chocolate. Existem várias razões para celebrar neste feriado, mas você sabe a história dessa festa antiga marcada pela Sexta-feira Santa e pelo ovo de Páscoa? A origem desta festividade na verdade antecede as tradições que conhecemos hoje. Veja no TudoGostoso como e quando a Páscoa surgiu.
As reuniões de família de Páscoa com ovo de chocolate vieram bem depois da festa original
Qual a origem das festas da Páscoa?
Muita gente acha que a Páscoa é uma festa estritamente religiosa com influências judaicas e cristãs. Mas a celebração já existia bem antes disso e até envolve fé e deuses, mas não os que você pensa. O período entre março e abril marca, no hemisfério norte, o início da primavera. O fim do inverno e o florescer de novas plantas sempre foi festejado nos povos antigos que dependiam das plantações.
Os gregos da Antiguidade celebravam a deusa Reia enquanto os romanos homenageavam a divindade equivalente deles, a deusa Cibele. Ambas são conhecidas como “mãe dos deuses” e tem relação com a fertilidade, sempre desejado no início de novas plantações. No antigo Egito, a festa era para Osíris, o deus dos mortos e da vegetação.
Na mitologia nórdica e anglo-saxã havia a Eostre, uma deusa da fertilidade responsável por símbolos da Páscoa como o coelho e os ovos. Foi em homenagem a ela que a festa ganhou o nome de “Easter” em países de língua inglesa. E nem sempre o momento de alegria era uma referência a alguma divindade. Muitos povos festejavam agradecendo simplesmente pelas terras férteis e novo ciclo de plantações.
A páscoa é colorida por causa da relação da festa com a primavera
Como surgiu a Páscoa como conhecemos hoje no Brasil?
A Páscoa, como ficou conhecida por aqui, vem da “Pessach”, a Páscoa judaica. O significado da palavra vem de “passagem” e reflete a travessia do mar Vermelho como fuga do período de escravidão no Egito. Essa festa de liberdade já era celebrada desde os anos 1.500 a.C e descrita na Bíblia. A Páscoa cristã é a mais conhecida por aqui, mas veio bem depois.
Para os cristãos, a data logo após a mudança de estação simboliza a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, a celebração ainda fala de renascimento e liberdade como as festas antigas, mas com uma motivação nova que trouxe tradições diferentes. É nesse contexto que surgiu o feriado da Sexta-feira Santa, quando teria acontecido a crucificação, e do Domingo de Páscoa, que representa a ressurreição três dias depois.
Quando a Páscoa foi celebrada pela primeira vez?
As festas da primavera existem há milhares de anos, mas nós podemos considerar que a primeira Páscoa de fato foi aquela celebrada pelos judeus após sua libertação. Afinal foi somente nesse momento que recebeu esse nome. Assim, a Páscoa foi celebrada pela primeira vez nos anos de 1.500 a.C, ou seja, mais de 3 mil anos atrás.
A festa foi no dia 14 de nissan, pouco após o equinócio de primavera no hemisfério norte, segundo o calendário judaico. O calendário judaico é definido de acordo com o calendário solar e lunar e é ele também que determina o dia da Páscoa e até quando é o Carnaval no nosso calendário. Por causa disso os dias das celebrações mudam todo ano mas são bem similares não importa a tradição que você siga.
Veja mais:
Tem que se organizar para ganhar dinheiro cozinhando: anote as datas comemorativas para faturar esse ano
O que significa a palavra “Carnaval”? A origem do nome é bem diferente do que você imagina!
Quando é a Páscoa? Entenda como a data é definida e em que dia cai o feriado até 2033