Festas brasileiras celebram pessoas, culturas, gastronomias e também momentos históricos. A SemanaFarroupilha tem um pouco de tudo isso e é uma das festas mais importantes do Rio Grande do Sul, com eventos espalhados em várias cidades gaúchas e que chegam a durar quase o mês inteiro. Conheça mais sobre essa tradição no TudoGostoso e veja onde aproveitar a festa.
A Semana Farroupilha celebra um evento histórico do Rio Grande do Sul
O que é a Semana Farroupilha?
A Semana Farroupilha é uma festa popular tradicional do Rio Grande do Sul que homenageia e celebra a RevoluçãoFarroupilha, a Guerra dos Farrapos, que começou em 20 de setembro de 1835 e durou dez anos. Para os gaúchos, comemorar a Farroupilha significa valorizar a década de conflitos que buscaram melhores condições econômicas e mais liberdade durante o período de regência.
Assim, a Semana Farroupilha é um período para relembrar os acontecimentos da rebelião, com direito a trajes típicos, desfiles representando os Farroupilhas, oficinas culturais, shows com artistas locais e pratos tradicionais da comida gaúcha. As festas são chamadas de Acampamento Farroupilha, uma referência direta ao nome das bases dos combatentes na época. Porto Alegre costuma receber uma das maiores, mas existem festas da Semana Farroupilha em várias cidades do Rio Grande do Sul e até algumas em outros estados.
Quando é a Semana Farroupilha?
A Semana Farroupilha é um evento oficial regulamentado por lei e decreto estadual, marcado para começar no dia 14 de setembro e terminar no dia 20, a data de início da revolução. No entanto, na prática a maioria das festas usa a data de 13 a 20 de setembro. Alguns eventos chegam a durar mais do que apenas uma semana. Em 2022, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre começa em 1º de setembro, com abertura oficial no Dia da Independência em 7 de setembro, e vai até o dia 20.
Quais são as festas e atrações da Semana Farroupilha?
A Semana Farroupilha possui festividades em diversas cidades do Rio Grande do Sul e também em Centros de Tradições Gaúchas em outros estados do país. Confira algumas das festas mais marcantes desta época e as principais atrações da Semana Farroupilha.
40º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre
O Acampamento Farroupilha da capital gaúcha tem ainda mais a comemorar em 2022 por marcar os 40 anos da festa e os 250 anos de Porto Alegre. O acampamento fica aberto do dia 1 a 20 de setembro. A programação, no entanto, começa a partir do acendimento da chama crioula, que marca a abertura oficial, no dia 7.
Ao todo são mais de 70 atrações espalhadas pelo mês carregadas de tradições com chuleadores, trovadores, declamadores e mais. Artistas de etnias açorianas se apresentam nos palcos em vários dias do evento, homenageando as raízes dos Açores em Porto Alegre. O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre tem mais de 80 Piquetes, barracas típicas que preparam o churrasco gaúcho com técnicas tradicionais.
32º Acampamento Farroupilha de Muçum
Na cidade gaúcha de Muçum é realizada uma das festas da Semana Farroupilha mais antigas e representa a volta da tradição na cidade. A última edição foi realizada em 2018, já que em 2019 o festival foi cancelado por motivos financeiros e em 2020 e 2021 por questões sanitárias.
Para a volta triunfal, foram disponibilizadas mais de 120 barracas para descanso ou venda. O evento vai do dia 9 até o dia 20 de setembro. A abertura da festa é feita com uma peça teatral que relembra a Revolução Farroupilha com todos os seus valores. Os shows ficam por conta de grupos da região, com destaque para Gaúcho de Fronteira, Os Fagundes e Tchê Garotos. O encerramento no dia 20 é feito com o clássico destile farroupilha.
Semana Farroupilha em Campo Grande (MS)
Nem todas as festas da Semana Farroupilha são feitas no Rio Grande do Sul. Por mais incrível que pareça, existem eventos em todo o país, como em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Entre 13 e 18 de setembro, a entidade Cotolengo Sul-Mato-Grossense recebe visitantes com workshops, apresentações e muita comida.
Além dos gaúchos que vivem na cidade, brasileiros de todos os lugares são bem-vindos para celebrar esse momento histórico e a cultura em torno dele. O evento é também beneficente e os ingressos de 15 reais reúnem fundos para a instituição que trata crianças com paralisia cerebral grave. Cada dia do evento possui uma atração e um cardápio especial, como a macarronada ao molho vermelho de frango na abertura.
As comidas típicas da Semana Farroupilha
O entrevero é um prato gaúcho bem típico da Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha celebra comidas gaúchas bem típicas, principalmente as que eram feitas pelos campeiros durante os dez anos de revolução. Por causa disso, os pratos eram preparados muitas vezes em fogões improvisados direto no chão. O churrasco é um clássico que não fica de fora de nenhuma das festas. O destaque vai para o Costelão, ou Janela de Costela, uma costela inteira presa em galhos que fica assando por horas em cima de uma fogueira.
Para acompanhar o churrasco, o arroz de carreteiro e a farofa são pratos que todo brasileiros conhece e que eram comuns por serem fáceis de preparar e bem duráveis. Receitas mais regionais como o entrevero e o pinhãoassado fazem sucesso nas festas, assim como o ensopado de mandioca e o cordeiro na brasa. Doces também estão no cardápio da Semana Farroupilha. Cuca, sagu e bolinhode chuva são sobremesas que você pode encontrar no evento. E é claro que não pode faltar o chimarrão ou mate para acompanhar!
Veja mais:
Receitas de arroz carreteiro: 20 opções deliciosas do prato típico da Região Sul do Brasil
Carne para churrasco: aprenda a escolher os melhores cortes