Que a gastronomia brasileira é riquíssima todo mundo já está cansado de saber, mas você sabia que algumas comidas típicas são reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil? Sim! Seja por suas tradições de produção, seja por seus ingredientes, seja por sua importância socioeconômica, receitas como acarajé e bolo de rolo foram tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ao longo dos anos. Veja a seguir as comidas que são patrimônio cultural brasileiro.
O acarajé está entre as comidas que são patrimônio brasileiro
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro
Do Piauí à Minas Gerais, o Brasil está cercado por iguarias indescritíveis, tendo uma das culinárias mais ricas do mundo. É fácil perceber a importância da nossa gastronomia quando ela já extrapolou as fronteiras brasileiras e conquistou espaço em outros países com quitutes como o pão de queijo. Mas existem muitas outras comidas deliciosas na nossa nação, e é sobre elas que vamos falar hoje.
Acarajé
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o acarajé não recebeu o título por si só. O reconhecimento do patrimônio cultural é destinado a todo o processo do preparação do acarajé pelas mãos das baianas. Isso inclui mais do que apenas a receita ou o sabor original, abrange desde as tradições, origens e ancestralidade do prato até o ato de degustar e apreciar.
Não é à toa que tantas pessoas dizem que é uma experiência única e que não há acarajé igual ao das baianas. Contudo, se não está dando para viajar agora, nada de ficar passando vontade, porque aqui no TudoGostoso você encontra como fazer todas as etapas do acarajé, desde o bolinho de feijão fradinho até o vatapá e caruru.
Outra curiosidade é que, junto com o samba-de-roda do Recôncavo Baiano, o ritual do acarajé foi um dos primeiros bens imateriais a ser reconhecido no país.
Queijo minas
É claro que o queijo minas estaria na lista de patrimônios, não é mesmo? Afinal, ele é o ingrediente principal do tão querido pão de queijo, além de estar presente em todo país. Assim como o acarajé, não é só o queijo minas em si que é tombado pelo Iphan. Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro em 2002 está todo o modo de preparo do queijo minas artesanal, incluindo o cuidado com a vaca e a extração do leite para o preparo.
E são todos os tipos de queijos produzidos na região do Serro, da Serra da Canastra e da Serra do Salitre, o que inclui uma variedade do produto. Ou seja, o queijo minas padrão, frescal, meia cura, curado e queijo canastra são patrimônios culturais e imateriais brasileiro.
Os queijos mineiros também estão na lista
Cajuína
A cajuína é uma bebida típica nordestina, consumida e produzida principalmente no Piauí, sendo um símbolo cultural de Teresina. Ela foi criada no início do século passado pelo farmacêutico Rodolfo Teófilo como uma alternativa à cachaça, visando diminuir o consumo de bebidas alcoólicas no país. Vale ressaltar que a cajuína não é uma bebida alcoólica. Ela é feita a partir do suco de caju, mas possui um sabor mais leve. Possui coloração âmbar que é adquirida através da caramelização dos açúcares presente no suco.
É considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro todo o processo de produção da cajuína, que inclui também a colheita do caju. Afinal, as características da cajuína como sabor e cor dependem diretamente da qualidade do caju usado para prepará-la.
Bolo de rolo
Quem acha que bolo de rolo é a mesma coisa que qualquer rocambole por aí está muito enganado! Para ser bolo de rolo precisa seguir os critérios registrados na Lei Ordinária nº 379, desde 2007. Ou seja, não basta só fazer um rocambole de goiabada e achar que está abalando, não! A receita original é feita com uma massa bem fininha que usa farinha de trigo, manteiga, açúcar e ovos. Depois de assada, é recheada com uma fina camada de goiabada derretida e só então enrolada com muito cuidado para não quebrar.
É por sua massa extremamente fina que é possível enrolar o bolo de rolo tantas vezes, garantindo um bolo com muitas camadas delicadas e deliciosas. Se você quiser fazer em casa, a gente já avisa que é preciso ter uma certa expertise na cozinha, e é claro que o TudoGostoso tem uma receita de bolo de rolo para te ajudar nessa hora.
É claro que o incrível e tradicional bolo de rolo pernambucano estaria presente
Veja mais:
Queijo com goiabada: veja receitas com a dupla e conheça origem do famoso Romeu e Julieta
Comida que pesa no bolso: os alimentos mais caros do mundo incluem carne gourmet, café de origem inusitada e ninho de pássaro