O maior desafio ao escolher onde comer no Rio de Janeiro é decidir entre as muitas opções. Afinal, o Rio de Janeiro tem o título de maior polo gastronômico do Brasil e qualquer um que more ou visite a cidade consegue entender. De norte a sul, do centro à zona oeste, por cada canto da cidade pode encontrar opções boas e variadas de onde comer, desde pé sujos e bares tombados como patrimônio até restaurantes sofisticados com estrela Michelin. Ao longo de toda a cidade tem polos gastronômicos em bairros cariocas icônicos, mas mesmo com tanto lugar para comer bem no Rio, alguns se destacam pela história e pelos anos de popularidade entre os cariocas. Descubra no TudoGostoso 10 restaurantes clássicos do Rio de Janeiro que você precisa conhecer e comer pelo menos uma vez na vida.
La Mole
O La Mole é o mais icônico restaurante carioca fundado por um italiano. Domenico Magliano começou o negócio em 1958 com uma sorveteria e pizzaria no Leblon. Em 60 anos as unidades aumentaram, mas todas dentro do estado do Rio, e o cardápio também aumentou. Um dos pratos mais famosos do La Mole é na verdade o couvert. Mesmo parecendo simples, a combinação de pães, pastas e outros aperitivos é tão marcante que virou um dos restaurantes prediletos dos cariocas para ocasiões especiais.
O medalhão à piamontesa de carne ou frango, o steak au poivre, o filé de truta e as tradicionais pizzas também fazem sucesso por lá. O La Mole hoje tem 8 unidades. A primeira ainda fica na Rua Dias Ferreira 147 lojas C e D, no Leblon. As demais ficam na Barra da Tijuca (Jardim Oceânico), Tijuca, Barra Shopping, Norte Shopping, Copacabana, Icaraí e Ilha Plaza.
Salete
O Restaurante Salete fica no coração da Tijuca desde 1957, quando o simpático espanhol Manolo inaugurou o estabelecimento que desde então só serve comida deliciosa. O slogan do restaurante é “o melhor risoto do Rio” e de fato o risoto de camarão e de outros sabores são destaques no cardápio. Mas talvez o prato mais famoso do Salete seja na verdade a sua empada, com uma massa caseira espetacular e recheios que vão do frango ou camarão até o chocolate ou maçã com canela, este último um dos participantes do Comida di Buteco de 2019.
A programação ideal para quem vai no Salete é pedir a empada como entrada e o risoto de prato principal para provar essas duas delícias de uma vez. Quem prefere carne pode provar o frango ou filé mignon com guarnições à sua escolha. O Salete fica na Rua Afonso Pena, 189, Tijuca e abre todos os dias do almoço até o jantar.
Galeto Sat’s
O Galeto Sat’s é definido como casa de brasas e cachaças por causa dos seus icônicos pratos de carne assado na hora na brasa e que acompanha uma carta não de vinhos mas de mais de 300 das melhores cachaças do Brasil. Não tem como ir no Galeto Sat’s e não comer um prato com o clássico galeto da casa, mas o cardápio tem ainda carne de porco, picanha, coração de frango, pão de alho e mais.
Patrimônio Cultural da Cidade reconhecido pela prefeitura, o Galeto Sat’s começou em 1962 em Copacabana, mas ganhou ainda mais fama com a sua filial em Botafogo e hoje, em 2023, acabou de abrir sua terceira filial na Barra da Tijuca. O Galeto Sat’s da Rua Barata Ribeiro, 7, loja D, em Copacabana, abre todos os dias de meio-dia até madrugada adentro, fechando só 5h da manhã.
Otto
Em 2004, Ottmar Grunewald abriu seu restaurante Otto em uma singela esquina na Rua Uruguai, na Tijuca, quase como uma aposta. Sem muitos grandes restaurantes na região até então, Otto atraiu tijucanos e cariocas de outros pontos da cidade curiosos com a novidade e formou uma clientela fiel. Em pouco tempo, a comida brasileira e alemã servida por lá se tornaram grandes clássicos cariocas e aqueceu a gastronomia do bairro.
O seu palmito assado na casca é famoso e tem até festival no mês de outubro. Nos meses mais frios, o festival do fondue é tão disputado que é bom ter reserva ou chegar cedo para conseguir uma mesa no salão ou na varanda. O Otto fica na Rua Uruguai, 380, Lojas 22 e 23, e abre todos os dias de 11h30 até o fim da noite.
Bar do Adão
Chegar em alguns dos restaurantes clássicos do Rio de Janeiro pode demorar dependendo de onde vem, mas você não precisa se preocupar com isso com o Bar do Adão. Desde a sua abertura, o Bar do Adão conquistou o paladar carioca com seus pastéis de massa crocante e mais de 60 sabores de recheio, além dos outros petiscos e pratos executivos. O sucesso fez com que o negócio se expandisse, mas sem sair das raízes cariocas.
Ao todo são quase 20 unidades espalhadas por toda a cidade e pela região metropolitana. Leblon, Botafogo, Tijuca, Grajaú, Lapa, Madureira, Méier, Barra de Tijuca, Vista Alegre, Nova Iguaçu são algumas das regiões que já têm um Bar do Adão. O Bar do Adão tipicamente funciona para almoço e jantar.
Bar Urca
O Bar Urca é quase um cartão postal do Rio de Janeiro em formato de bar e restaurante. Com vista privilegiada para a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor e pertinho do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, o Bar Urca é um programa perfeito para apreciar a beleza do Rio de Janeiro em dia de sol. O restaurante fundado em 1939 tem dois andares. O térreo tem aquela carinha de bar e é ideal para pedir um drink ou uma cerveja gelada com um pastel, bolinho de aipim ou o petisco a sua escolha e ir se sentar na mureta.
Já no primeiro andar fica o restaurante bem arrumado e com uma parede inteira de janela para poder almoçar ou jantar no conforto e sem largar a vista imperdível. Os peixes e frutos do mar são especialidade da casa, mas também tem opções de carnes bovinas e de aves, saladas e pratos veganos. O Bar Urca fica na Rua Cândido Gaffrée, 205, e atende diariamente das 8h às 23h.
Cervantes
O Cervantes é o lugar do Rio de Janeiro para quem quer comer um bom sanduíche. E não venha achando que só porque é “só” um sanduíche que ele não pode trazer uma experiência gastronômica incrível. A verdade é que o Cervantes é um dos melhores lugares para comer no Rio de Janeiro para inúmeras ocasiões, seja um lanche rápido de dia até aquele pós-festa da madrugada. São mais de 60 anos servindo pratos como sanduíche de pernil com abacaxi e churrasco misto para quem aparecer com fome no balcão.
O Cervantes tem dois endereços só em Copacabana, o restaurante na Avenida Prado Júnior, 335, loja B,e o bar na Rua Barata Ribeiro, 7, loja B. Ponto de referência da madrugada, ele abre ao meio-dia e fica até quase 6h da madrugada dependendo do dia. O Cervantes também tem uma unidade na Barra da Tijuca dentro do Shopping Comercial Park Palace que funciona de 12h às 22h.
Angu do Gomes
Antes do Angu do Gomes ser um restaurante clássico carioca, em 1955 ele era uma simples barraquinha de angu em pelo Largo São Francisco da Prainha. Durante anos ele atendia de todos os públicos, de taxistas e trabalhadores tentando saciar a fome no meio do experiente até celebridades e boêmios curtindo a noite carioca.
Nas décadas seguintes o Angu do Gomes virou uma rede com dezenas de barracas pelas principais praças do Rio de Janeiro até que recentemente voltou e se estabeleceu como restaurante em um endereço fixo muito próximo ao original e comandado por três gerações da mesma família que começou tudo. Para provar o angu, dentre outros pratos do cardápio, o restaurante fica hoje na Rua Sacadura Cabral 75, Praça Mauá e abre das 11h às 22h todos
Bar do Momo
Nos anos 70, um Rei Momo do Carnaval carioca abriu um boteco na Tijuca e deu o nome de Bar do Momo. O dono do bar mudou, mas aquele clima de boteco de família com comida saborosa e cerveja bem gelada nunca deixou de aparecer nos mais de 50 anos de funcionamento. Os hambúrgueres, pastéis e outros petiscos fazem parte do cardápio. Sem largar o clima carnavalesco da figura que deu nome ao bar, a feijoada do fim de semana e o famoso bolinho carnavalesco não podem faltar nos pedidos.
O Bar do Momo já ganhou prêmios de melhor do Rio e tem a sua cota de participações na competição do Comida di Buteco e conseguindo boas colocações em alguns anos, entrando no top 5 em 2016 e 2017. O Bar do Momo funciona na Rua Espírito Santo Cardoso, 50, para aquele almoço ou happy hour, mas fecha às terças-feiras.
Confeitaria Colombo
A confeitaria mais tradicional do Rio de Janeiro não poderia ficar de fora da lista. O salão da Confeitaria Colombo no centro da cidade tem mais de 125 anos de história e mantém fielmente sua arquitetura tradicional que dá ares de café colonial a qualquer refeição feita por lá. É até difícil escolher o que é mais bonito: seu salão ou as suas sobremesas! O menu de café da manhã tem torradas, cafés, sucos, croissants, sanduíches e doces comprados tanto à parte quanto como parte de um menu completo.
Apesar da fama do seu café e do nome, a Confeitaria Colombo também serve almoço e jantar em pratos completos e também realiza eventos como casamentos. A principal unidade da Confeitaria Colombo fica na Rua Gonçalves Dias, 32, no centro, aberto de 11h às 18h exceto aos domingos. Além dela, tem mais quatro unidades, duas dentro do museu do CCBB, uma no Forte de Copacabana e a última em Ipanema. Todos são bem disputados logo cedo por quem quer fazer um brunch, então a recomendação é chegar bem cedo.
Veja mais:
Essas são as cidades brasileiras com mais criatividade e inovação na gastronomia segundo a UNESCO
Onde comer em Paraty? Confira opções de chefs renomados da gastronomia local
Onde comer bem e com bom preço em São Paulo? Selecionamos 16 restaurantes com pratos deliciosos gastando pouco