Se você quer viajar para Paratyé bom já ir colocando na programação uma ida aos restaurantes mais badalados da região! Em Paraty existem inúmeros bares e restaurantes charmosos pelas ruas históricas de calçamento pé-de-moleque, muitos com meses de fora como convite para conhecer a comida. Receitas com camarão em Paraty são bem populares, mas dá para encontrar muita comida gostosa além dos frutos do mar. Chega a ser até difícil de escolher! Por isso o TudoGostoso traz uma lista de restaurantes renomados que você precisa conhecer se for para Paraty, seja para conhecer a história e natureza da cidade, seja para participar do Festival da Cachaça.
Banana da Terra
O Banana da Terra fica no coração do centro histórico de Paraty e tem a sua história ligada à cidade. A chef Ana Bueno mostra porque Paraty recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO com seus pratos com comida bem caiçara, mas um toque contemporâneo, criativo e refinado às receitas tradicionais. A especialidade da casa são os frutos do mar em pratos como polvo ao vinho e caldinho de marisco, mas ainda tem mignon poivre e barriga de porco ao estilo paratiense e sobremesas como bolo de coco e banana com paçoca e sorvete para fazer justiça ao nome do restaurante.
O Mercador
O Mercador é um restaurante novo em Paraty, mas que já tem ganhado espaço na disputada gastronomia local. Inaugurado em 2021 e comandado pelo chef Kadu Castro, O Mercador fica à beira-mar com uma das vistas mais bonitas da cidade. Como dá para imaginar, os pratos possuem bastante frutos do mar, bem frescos e de Paraty, em receitas que o chef criou com base em sua formação com a comida francesa da Le Cordon Bleu. Aberto para o almoço durante a semana e para o jantar nos finais de semana, O Mercador tem um pouco de restaurante e de bar com pratos completos, como moqueca, spaghetti al mare e peixe grelhado, e também petiscos saborosos, como camarão à dorê, bolinho de bacalhau e dadinho de tapioca.
Thai Brasil
Comida tailandesa por uma chef alemã no meio da história brasileira de Paraty? Pode parecer contraditório, mas esse é o Thai Brasil, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. O estabelecimento é comandado pela chef Marina Schlaghaufer que se firmou no Brasil há mais de duas décadas. Após uma viagem para a Tailândia, ela resolveu abrir um restaurante em Paraty focado nessa culinária em 2000, quando quase não existiam lugares oferecendo comida tailandesa por aqui. Com uma entrada discreta em uma portinha ao lado de uma lojinha de decoração no centro histórico, Thai Brasil tem muita cor nas suas cadeiras coloridas e comidas típicas tailandesas como Pad Thai, Tom Kha e curry. O restaurante tem versões vegetarianas dos principais pratos do cardápio.
Pippo
“Escondido” dentro da tradicional e luxuosa Pousada do Sandi está o Pippo, um dos restaurantes mais renomados da cidade. O cardápio montado pelo chef italiano Basílio Muscara traz sua experiência com a gastronomia de sua cidade natal, Sicília, para Paraty. O piso xadrez e decoração mistura o sol de Paraty com inspirações do cinema italiano dos anos 50 e 60 e seus pratos contemporâneos da culinária italiana da Sicília possuem um toque de brasilidade. O menu degustazione di mar é uma especialidade da casa com porções de pratos com peixes e frutos do mar. Muitos ingredientes marinhos, inclusive, são pescados pelo próprio restaurante. O cardápio ainda tem opções de massas e comida mediterrânea e uma carta de vinhos com cervejas e cachaças de Paraty.
Pupu’s Panc Party
A Pousada do Sandi abriga outro restaurante famoso de Paraty, o Pupu’s Panc Party. A jornada do chef Bernardo Artuso, que comanda o lugar, começou bem em Paraty, quando fazia a melhor comida japonesa de Paraty no trailer Sushideck perto da estrada entre Paraty e Cunha. O negócio expandiu e agora ele comanda o Pupu’s Panc Party dentro de uma das hospedagens mais badaladas de Paraty. O cardápio é focado em sushi, poke e ostras, mas com o diferencial de acrescentar as PANCs, Plantas alimentícias não convencionais, e flores comestíveis plantadas em Paraty para dar mais sabor e cor nos seus pratos.
Bartholomeu
O Bartholomeu é praticamente dois em um. Primeiro, é o nome tanto da hospedagem quanto do restaurante. Segundo, não é apenas um restaurante, mas dois. O Bartholomeu Contemporâneo tem pratos refinados com muitos frutos do mar e fica dentro da Pousada Bartholomeu. Já o Bartholomeu Primitivo é focado nas carnes suculentas feitas na brasa e fica fora da pousada, mas bem pertinho a só uma rua de distância, tudo dentro do centro histórico de Paraty. A idealização desses restaurantes é do chef Alexandre Righetti, formado na escola francesa de gastronomia e que trouxe a sua experiência da comida francesa e europeia para o Brasil.
Quintal das Letras
Se for visitar Paraty durante a FLIP e quiser uma verdadeira imersão literária, vale conhecer a Pousada Literária, hospedagem oficial do evento, e o Quintal das Letras, restaurante que fica em um anexo da pousada. O chef Fabian Sasso assina o cardápio bem brasileiro que o estabelecimento define como culinária contemporânea com tempero caiçara. O Quintal das Letras é um restaurante com estilo “Farm-to-Table”, com comida fresca que segue a sazonalidade e ingredientes locais da Fazenda Bananal de Paraty. Ou seja, dá para provar pratos diferentes dependendo da época do ano, como bolinho de siri, barriga de porco pururucada, ravióli de taioba, picadinho caiçara, moqueca de palmito vegana.
Margarida Café
Com tradição de sobra, o Margarida Café fica bem em frente à Praça do Chafariz e tem todo o charme da cidade em um espaço renovado há poucos anos e com música ao vivo todos os dias. Apesar de ter “café” no nome, traz um cardápio completo para a sua refeição assinado pelo chef Paulo Renato. São pratos de carne, frutos do mar, massas e mais, sempre com toques inovadores como o camarão servido no abacaxi e o fettuccine de camarão no pão italiano. Os pães, inclusive, são feitos na padaria da casa chamada Margarida Pães. O cardápio tem sempre um menu especial com uma opção de prato de carne, peixe e entrada que mudam toda semana.
Veja mais:
Cultura brasileira à mesa: 20 pratos típicos do Brasil para se deliciar
Receitas com frutos do mar: veja 25 opções práticas e deliciosas
Você precisa conhecer essa cidade em São Paulo que tem vinho premiado, gastronomia europeia e fica pertinho da capital!