• Entrar
  • Cadastrar
É a SUA CHANCE de aprender com chefs renomados: Rio Gastronomia tem aulas com os melhores chefs da América Latina

 Confira os destaques da programação de aulas e workshops do Rio Gastronomia 2023

O Rio Gastronomia tem representantes de restaurantes famosos tanto na praça de alimentação quanto nos auditórios com aulas com chefs renomados (Créditos: Divulgação e Instagram Rio Gastronomia)

O Rio Gastronomia é um dos maiores eventos gastronômicos do país e não é apenas por causa das dezenas de barracas representando restaurantes brasileiros ou dos shows de grandes nomes da música brasileira. Um dos maiores destaques da festa é a programação de aulas e palestras com chefs renomados do Brasil e do mundo. Na lista de convidados tem desde chefs responsáveis por restaurantes participantes até profissionais que participam apenas para dividir um pouco do seu conhecimento. Descubra no TudoGostoso alguns dos muitos chefs renomados que marcam a 13ª edição do Rio Gastronomia.

Quem são os chefs que vão participar do Rio Gastronomia?

O Rio Gastronomia recebe os chefs de cozinha em todos os oito dias de evento em dois espaços, o Auditório SESC/SENAC e o Auditório Santander. Para participar é necessário se inscrever até uma hora antes do início da palestra. Por dia são vários chefs que dão aulas de suas mais variadas especialidades e abaixo você confere alguns dos destaques:

Carola Troisgros

A confeiteira Carola Troisgros abre a programação do Rio Gastronomia 2023 com uma aula na quinta, dia 10 de agosto, às 18h30. Filha do chef Claude Troigros, Carola se aventurou no mundo da confeitaria, já ensinou a fazer salame de chocolate branco no Mais Você e hoje tem sua própria linha de bolos. No Rio Gastronomia, ela vai ensinar como fazer seu delicioso bolo de mel.

Renzo Garibaldi

O chef peruano Renzo Garibaldi lidera o Osso, uma rede de churrascarias famosa no seu país natal, e escolheu o Brasil como primeiro país para expandir o seu negócio além das fronteiras. Sucesso desde o lançamento, o Osso está entre os restaurantes participantes do Rio Gastronomia e o Renzo dará uma aula ao lado do chef carioca Newton Rique, que comanda o Clan BBQ. O tema é carpaccio e a aula acontecerá na sexta, dia 11, às 19h30.

Manu Buffara

Quando falamos de chef renomados, são poucos os que têm títulos internacionais como o de Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022. Nascida em Maringá, com experiência na Itália e nos EUA, a chef hoje é dona do igualmente premiado restaurante Manu, em Curitiba. Manu levará um pouco da sua experiência para o Rio Gastronomia em uma palestra intitulada "Raízes e essências da cozinha premiada", no sábado, dia 12, às 14h.

Jefferson Rueda

O restaurante paulista A Casa do Porco deu o que falar em 2023 ao ser o único brasileiro em um ranking com os 50 melhores restaurantes do mundo, alcançando em 12º lugar. Nesta edição do Rio Gastronomia, os visitantes vão poder experimentar a comida premiada no estande do restaurante e aprender com os chefs que estão por trás do negócio. No dia 12 às 15h30, Jefferson Rueda traz uma palestra sobre os bastidores do Porco.

Jimmy Ogro

Nascido nos Estados Unidos como Jimmy McManis, o chef conhecido como Jimmy Ogro encanta o Brasil desde as suas participações gastronômicas na TV até seus restaurantes como o BistOgro e o Ogro Steaks. Ele também é embaixador da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com sua própria linha de cortes. Então não é surpresa para ninguém que a sua participação no Rio Gastronomia tenha a carne de porco como tema na aula "Mignon suíno com pegada mexicana" que acontecerá no domingo, dia 13, às 15h30.

Ana Carolina Garcia

A comida tailandesa tem ganhado cada vez mais o coração e o estômago dos brasileiros e agora quem participar do Rio Gastronomia ainda poderá ter uma aula com uma especialista no assunto. A chef carioca Ana Carolina Garcia chegou a participar do reality culinário Mestre do Sabor em 2021 com o objetivo de difundir a gastronomia tailandesa. Em 2023, ela e a chef Amanda Marques, ambas do Càm o'n Thai Food, darão uma aula de curry thai e wontons, pratos típicos dessa culinária, no dia 13 às 16h30.

Claude Troisgros

Um dos chefs franceses mais amados do Brasil, Claude Troisgros dispensa apresentações. À frente do programa Que Marravilha e do reality Mestre do Sabor, Claude é dono de uma série de restaurantes de sucesso pelo Brasil, como o bistrô le Bronde, o Olympe e o Chez Claude. Uma semana após a sua filha participar do Rio Gastronomia, é a vez de Claude dar uma aula. Ele vai acompanhado da chef Jessica Trindade, que comanda a equipe da Cantina do Claude, no Rio de Janeiro, e a dupla vai dar uma aula de "carbonara marravilha" com carne seca e uma sobremesa surpresa, no dia 17, às 18h.

Janaína Torres Rueda

Sócia e criadora d’A Casa do Porco, Janaína Torres Rueda é outra representante do renomado restaurante e dará a sua própria aula. Hoje a frente também do Merenda da Cidade, com um prato único por dia sempre a 40 reais, e jurada estreante do Top Chef, Janaína vai mostrar como é possível ser criativo com os clássicos brasileiros. Ela vai participar do Rio Gastronomia em um dia especial com programação de aulas exclusivamente feminina, na sexta, dia 18, às 19h. O tema do seu workshop é "inovação gastronômica através da feijoada".

Dandara Batista

A chef Dandara Batista está à frente do restaurante carioca Afro Gourmet, especialista em trazer a comida africana para mais perto dos brasileiros. Muito da comida brasileira veio da África, como o acarajé com caruru e vatapá, mas Dandara traz uma riqueza ainda maior de receitas e ingredientes no seu restaurante e agora também para o Rio Gastronomia 2023. No sábado, 19, às 19h30, Dandara se junta a Breno Cruz, criador do Prêmio Gastronomia Preta, para uma aula de comida afro mineira com um chips de matabala, canjiquinha, picadinho de polvo com bacon e queijos canastra e provolone.

Rafa Costa e Silva

No último dia do Rio Gastronomia, um dos destaques da programação de workshops é o Rafa Costa e Silva. Seu restaurante, Lasai, entrou na lista britânica dos 50 melhores restaurantes da América Latina e nos 100 melhores do mundo, um dos poucos cariocas a estarem presentes nas seleções renomadas. No dia 20, às 14h, Rafa vai mostrar como seu restaurante funciona na prática preparando uma parte do menu do seu restaurante ao vivo para o público do Rio Gastronomia.

Veja mais:
Tem comida chique por até 50 reais no Rio Gastronomia! Veja entradas, pratos principais e sobremesas do evento
Conheça 7 técnicas da alta gastronomia que você pode usar em casa
Taste festival em São Paulo: da pizza frita a tiramisù premiado, evento tem mais de 100 pratos com preços bem atrativos. Saiba mais!

Temas relacionados