O caruru é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular no Nordeste do Brasil, mas mesmo quem não mora na região é conquistado pelo aroma e sabor dessa receita. Caruru é feito com quiabo, camarão seco, azeite de dendê, cebola, amendoim torrado, leite de coco, limão e sal. Ao bater os ingredientes no liquidificador antes de levar ao fogo, o resultado é um prato cremoso capaz de aquecer o coração e a barriga de quem come. O caruru é conhecido por ser um dos recheios do icônico acarajé, mas ele também é frequentemente servido com arroz e vatapá, formando um prato conhecido como xinxim de galinha. Além disso, o caruru também é um prato tradicional da culinária afro-brasileira, com influências da culinária africana e uma riqueza de aromas com seus temperos. Se quiser aprender como fazer caruru em casa, com essa receita você vai conseguir preparar esse prato para se transportar para o Nordeste sem sair de casa!
Ingredientes (10 porções)
Utensílios
-
Liquidificador
-
Panela
-
Colher de pau
-
Colher de silicone
-
Fogão
-
Tábua de corte
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Coloque em uma panela o quiabo picado.
- 2
Bata 50 g de camarão no liquidificador com meia xícara de água e peneire.
- 3
O restante do camarão coloque na panela com o quiabo e meio limão espremido.
- 4
No liquidificador, bata o caldo do camarão, a cebola cortada em quatro partes, o leite de coco e o amendoim.
- 5
Bata bem.
- 6
Verifique o sal.
- 7
Em seguida, coloque na panela que está o quiabo o conteúdo do liquidificador.
- 8
Ligue o fogo médio e adicione o azeite de dendê e os camarões restantes.
- 9
Mexa com uma colher de pau por uns 25 minutos.
Informações adicionais
O que é caruru? Descubra essa deliciosa receita de origem africana
Se você sempre se perguntou sobre o que é caruru, o TudoGostoso dá a resposta! O caruru é uma típica comida de origem africana, um símbolo dessa culinária tão rica que no Brasil se concentra, principalmente, no estado da Bahia, na tradicional culinária baiana. O nome vem de "carurus" uma planta que fazia parte da receita original no lugar do quiabo.
Com uma mistura de sabores marcantes como os do azeite de dendê, do amendoim e do camarão seco, ele é muito mais do que um simples refogado de quiabo. A receita de caruru costuma ser servida acompanhando o acarajé ou o abará. Você também pode vê-la como acompanhamento para carne, frango ou peixe.
Para completar o sabor único de um bom prato de caruru, vale apostar em algumas gotas de pimenta em conserva na finalização. E, se você quiser uma receita ainda mais especial, dá para acrescentar uma mistura de pão umedecido batido no liquidificador - exatamente como é feito com o vatapá - para dar mais cremosidade.
Além da receita de caruru: outras receitas tradicionais da culinária brasileira
Se o caruru é um prato nordestino que representa a comida brasileira, outras regiões também tem os seus tesouros. Em Minas Gerais temos, por exemplo, o pão de queijo e o feijão tropeiro, este segundo feito com feijão vermelho e muito consumido em todo o país. Já no Rio Grande do Sul, uma receita tradicional é o arroz de carreteiro.
Além deles, você encontra muitos outros pratos típicos do Brasil para explorar a nossa cultura com o paladar, entre eles, o tutu de feijão, a paçoca de pinhão com carne assada, o omelete de aviú e a galinhada com pequi.
Agora que você já sabe como fazer caruru, veja também:
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro: veja quais delícias marcaram história no país
Comidas nordestinas: 30 receitas deliciosas do TudoGostoso
Azeite de dendê é vilão ou mocinho: entenda os impactos do ingrediente na sua saúde e como consumir do jeito certo