Um prato muito tradicional no Nordeste brasileiro e amado em todo o país! Veja como fazer essa receita de baião de dois e capriche na sua próxima refeição!
Ingredientes (6 porções)
-
1/2 kg de feijão verde
-
1 paio cortado em rodelas
-
2 tabletes de caldo de carne
-
1 cebola ralada
-
1 dente de alho amassado
-
3 colheres (sopa) de óleo
-
1/2 colher (sopa) de coentro picado
-
2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
-
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Modo de preparo
- 1
Deixe o feijão de molho de véspera. No dia seguinte cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria.
- 2
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.
- 3
Em outra panela doure o paio, a cebola e o alho, no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.
- 4
Cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.
- 5
Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada.
Informações adicionais
Dicas para preparar a melhor receita de baião de dois
O baião de dois, prato típico do Ceará, é muito consumido e adorado na região Nordeste e alguns lugares do Norte do país, como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Preparado tradicionalmente com feijão-verde (preferencialmente) e arroz, a mistura também pode levar queijo coalho.
Apesar de a maioria das versões da receita de baião de dois apresentar charque (carne-seca) e até bacon, tudo refogado na manteiga de garrafa, no estado do Ceará não se adicionam essas carnes, para a alegria dos vegetarianos.
Uma boa dica para quando fizer o baião-de-dois em casa é acrescentar bastante alho e cebola no refogado, cebolinha pra finalizar e servir acompanhado de um cremoso purê de cabotiá. É de comer rezando!
A origem do nome “baião” vem da dança e estilo musical típicos do Nordeste. Por ser uma mistura de dois elementos típicos da culinária brasileira de fácil acesso, o arroz e o feijão, é um prato bastante conhecido na zona rural.
Além de tudo, é normalmente preparado na hora do jantar, uma vez que se pode aproveitar o que sobrou do feijão do almoço. Está aí uma boa dica de aproveitamento do alimento, que não perde a cara de novo e ainda traz um novo sabor para o cardápio!
Além da receita de baião de dois: mais receitas com queijo coalho
O queijo coalho ou queijo de coalho é de origem nordestina e faz muito sucesso no Brasil inteiro por causa do seu sabor e textura inconfundíveis. Ele se mantém firme depois de assado ou grelhado e, por isso, os espetinhos de queijo coalho são muito apreciados nos churrascos e nas praias. Ele é produzido principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Agora que você já sabe como fazer baião de dois, veja como usar o queijo coalho em pratos deliciosos: confira 12 receitas com queijo coalho!
Agora que você já sabe como fazer baião de dois, veja também:
Cozinha do Nordeste: confira 3 pratos incríveis
Refeição em uma panela só e pronta em alguns minutos é possível
Fez comida demais? Saiba como reaproveitar as sobras e evitar o desperdício
Comentários