O baião de dois é uma receita tradicional da culinária brasileira que une dois ingredientes clássicos da nossa gastronomia: o feijão com arroz. Esse prato é particularmente típico do Nordeste, mas é amado em todo o país! O método de como fazer baião de dois original leva feijão fradinho, arroz, queijo coalho, carne de sol e manteiga de garrafa. Com o passar do tempo, algumas substituições foram sendo feitas para se adequar aos ingredientes disponíveis e ao paladar, mas nem por isso a receita de baião de dois perdeu o seu sabor. O grande segredo aqui é cozinhar o arroz no caldo do cozimento do feijão junto com os outros ingredientes. Assim, o arroz irá absorver o sabor de todos, deixando o prato delicioso. Depois de desligar o fogo, você adiciona o queijo fatiado para deixar que o calor da panela o derreta. Veja como fazer baião de dois e capriche na sua próxima refeição!
Ingredientes (6 porções)
1/2 kg de feijão verde 1 paio cortado em rodelas 2 tabletes de caldo de carne 1 cebola ralada 1 dente de alho amassado 3 colheres (sopa) de óleo 1/2 colher (sopa) de coentro picado 2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido 150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Utensílios
Panela
Panela de pressão
Colher de pau
Copo medidor
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Deixe o feijão de molho de véspera.
- 2
No dia seguinte cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria.
- 3
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.
- 4
Em outra panela doure o paio, a cebola e o alho, no óleo.
- 5
Junte o coentro e o arroz e refogue bem.
- 6
Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.
- 7
Cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.
- 8
Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada.
Informações adicionais
Dicas para preparar a melhor receita de baião de dois
O baião de dois, prato típico do Ceará, é muito consumido e adorado na região Nordeste e alguns lugares do Norte do país, como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Preparado tradicionalmente com feijão-verde (preferencialmente) e arroz branco, a mistura também pode levar queijo coalho.
Apesar de a maioria das versões da receita de baião de dois apresentar charque (carne-seca) e até bacon, tudo refogado na manteiga de garrafa, esses ingredientes não são obrigatório e no estado do Ceará, por exemplo, não se adicionam essas carnes, para a alegria dos vegetarianos.
Uma boa dica para quando fizer o baião de dois caseiro é acrescentar bastante alho e cebola no refogado e caprichar em ervas como coentro, salsinha e cebolinha para finalizar. Sirva com mandioca frita, farofa ou purê para ter um prato de baião de dois completo.
A origem do nome “baião” vem da dança e estilo musical típicos do Nordeste. Por ser uma mistura de dois elementos típicos da culinária brasileira de fácil acesso, o arroz e o feijão, ganhou o nome de baião de dois, como uma dança de sabores no prato.
Como fazer baião de dois usa ingredientes abundantes, como feijão, arroz e temperos, ele é um prato acessível para muitas famílias. E ainda é bem comum reaproveitar sobras do feijão ou do arroz para fazer o baião de dois, tornando a receita mais prática e garantindo o próximo almoço ou jantar.
Além do baião de dois: mais receitas com queijo coalho
Colocar queijo coalho ou nata nas etapas finais do preparo da receita de baião de dois não fazia parte da receita original, mas se tornou quase indispensável para muita gente. Afinal, não tem como negar que baião de dois com queijo coalho é uma delícia.
Esse queijo típico brasileiro é inconfundível com seu sabor salgado e textura firme. Um queijo coalho perfeito na brasa ou na chapa fica uma delícia com uma casquinha dourada por fora e um interior macio e delicioso. Não é à toa que seja um sucesso nos churrascos e nas praias.
O queijo coalho pode ser tanto o protagonista quanto um toque especial como no caso do baião de 2. Mas não deixe de experimentar outras receitas com queijo coalho fáceis e deliciosas como dadinho de tapioca, queijo coalho à milanesa, costelinha de porco com queijo coalho e mais!
Aprenda mais sobre a culinária brasileira além do baião de dois, veja também:
Cultura brasileira à mesa: 20 pratos típicos do Brasil para se deliciar
Melhor prato típico do Brasil é queridinho dos turistas brasileiros e apostamos que você vai concordar!
Comida nordestina: 31 receitas típicas de cuscuz, moqueca, caranguejo e outras delícias do Nordeste