Dizem que o bacon deixa tudo mais gostoso! Há quem goste de consumi-lo pela manhã, com ovos; outras pessoas preferem colocar as fatias em hambúrgueres, na pipoca e até nas sobremesas! Se você é fã de bacon, que tal saber mais sobre esse corte suíno? Confira 3 fatos sobre o bacon:
Bacon frito: saiba mais sobre esse corte suíno
O que é o bacon
Bacon é a palavra em inglês para o nosso conhecido toucinho. Ele é a barriga do porco curada e defumada e, para produzi-lo, é necessário bastante tempo. Esse tipo de secagem é feita com sal, que retira a água da carne e a deixa mais firme e com um sabor mais concentrado. A cura também pode ser feita com sal e açúcar e com especiarias e ervas. Já na defumação a carne é exposta à fumaça e, assim, ela desidrata e a sua superfície fica selada. A carne fica com o cheiro da defumação, e ele pode variar de acordo com o tipo de madeira usada.
Bacon e ovo com gema mole
Quando ele foi inventado
O bacon parece ter "entrado na moda" há pouco tempo, mas ele é muito antigo! A técnica de curar a carne foi criada como uma forma de conservar os alimentos quando não havia geladeira ou freezer, e ela muda a textura e o sabor dos alimentos. Parece que essa delícia que muitos amam foi inventado há mais de 4 mil anos pelos chineses.
Pancetta e bacon são parecidos, mas não são a mesma coisa
Bacon X Pancetta
O bacon e a pancetta são feitos com a barriga de porco. Então, qual são as diferenças entre eles? Enquanto o bacon é curado e defumado, a pancetta é curada com especiarias e não é defumada. O bacon é comercializado geralmente em cubinhos, pedaços ou fatias; a pancetta é encontrada em rolo e em fatias.
Veja também: