A cada ano o Rio Gastronomia reúne comida de restaurantes brasileiros renomados mundialmente como A Casa do Porco. Mesmo com muitas outras atrações, como shows e roda-gigante, não dá para ir ao Rio Gastronomia e não provar alguns dos pratos deliciosos que os estabelecimentos participantes têm a oferecer.
Ao todo são mais de 120 opções de comidas de mais de 30 restaurantes, bares e confeitarias. O preço varia entre 12 e 69 reais e a festa ainda tem os “Pratos RG”, com receitas exclusivas a 30 reais. Para saber o que esperar do lado culinário do evento e já ir preparando a boca e o estômago, descubra no TudoGostoso 10 pratos de até 50 reais que você pode comer no Rio Gastronomia.
Entrada
As entradas do Rio Gastronomia são perfeitas para abrir o apetite e poder experimentar culinárias diferentes sem se encher na primeira barraca. E ainda gastando menos, já que as opções abaixo estão mais em conta no Rio Gastronomia do que nos próprios restaurantes.
Coxinha de Camarão e Bacalhau
A coxinha é praticamente um patrimônio não-oficial da gastronomia brasileira. Enquanto a coxinha de frango é a mais tradicional, o Chef Marcelo Barcellos traz a sua versão praiana de Coxinha de Camarão e Bacalhau dos seus restaurantes Baba, uma Tasca Carioca, e Barsa Restaurante para o Rio Gastronomia 2023. Uma unidade desta coxinha de respeito custa 12 reais na festa.
Croquete de Berinjela
O Assunção Restaurante, da chef Mirka Lage, estará pela primeira vez no Rio Gastronomia com uma seleção de pratos do cardápio que já começam pelas entradas. Quem for ao evento poderá provar o delicioso Croquete de Berinjela com Queijo Canastra e Chutney de Tomate da casa que mostra que dá para fazer petiscos vegetarianos muito saborosos no happy hour. O aperitivo está custando 28 reais no Rio Gastronomia.
Nhoque de Arroz Frito
Nhoque pode ser entrada sim! Diferente do clássico italiano de nhoque de batata cozido acompanhado de um molho para o almoço ou jantar, a união do Massa + Ella, uma trattoria com uma pizzaria, traz uma versão aperitiva da receita. É um Nhoque Frito de Arroz com Queijo Canastra Ralado que dá para beliscar com a mão. Essa fusão entre Itália e Brasil custa 25 reais no Rio Gastronomia.
Prato principal
Os pratos principais do Rio Gastronomia são uma verdadeira viagem pelas gastronomias mundiais, desde a comida italiana, passando pela culinária árabe e até as típicas comidas japonesas. Sem contar o clássico toque brasileiro nos pratos dos restaurantes locais.
Melanzane Alla Parmigiana
Com um meio termo entre entrada e prato principal, o Gero traz para o cardápio do Rio Gastronomia um prato muito bem servido de Melanzane Alla Parmigiana, que nada mais é do que uma berinjela à parmegiana. O prato faz parte do menu executivo do Gero, restaurante que hoje faz parte do hotel Fasano. No Rio Gastronomia você poderá comer esta delícia vegetariana por 45 reais.
Lasanha de Costela
A tradicional lasanha do Heaven Cucina é tão italiana que tem nome completo no idioma: Lasanha di Nonna alla Bolonhesa. É uma deliciosa massa fresca feita pelo próprio restaurante com recheio de bolonhesa com molho de tomate e uma mistura de queijos gratinados que alegra qualquer nonna italiana. No Rio Gastronomia será possível provar a lasanha de costela isoladamente, já que a massa costuma fazer parte do menu executivo do Heaven Cucina, que inclui ainda entrada e sobremesa. Na tenda do evento, o prato custa 49 reais.
Paella de Rabada
Paella e rabada combinam? Você pode descobrir no Izär, um restaurante que se define como “espanhol criativo” e traz essa combinação para o Rio Gastronomia 2023. Nascido em Madrid, na Espanha, o chef Pepe López é especialista em criar deliciosas paellas com toques diferenciados. Quem quiser provar a Paella de Rabada deverá desembolsar 45 reais na barraca do restaurante no Rio Gastronomia 2023.
Arroz de Kebab com Especiarias e Cebola Caramelizada
O luxuoso hotel Fairmont, em Copacabana, é o hotel oficial do Rio Gastronomia e é lá onde fica também o restaurante Fairmont, conhecido por seus preparos sofisticados e pratos que são praticamente obras de arte. O estande trará uma seleção de salgados e doces do restaurante, incluindo o “Tropík Beach Club”, um arroz de kebab com especiarias e uma cebola caramelizada que chega a parecer uma flor coroando o prato. No Rio Gastronomia, o prato tem custo de 45 reais.
Sobremesas
Não dá para sair do Rio Gastronomia sem um docinho. Além dos restaurantes que oferecem sobremesas para fechar seu menu de pratos principais, alguns estandes participantes são de confeitarias que trazem as suas especialidades para arrematar a comilança.
Bolo de Brigadeiro
O Bolo de Brigadeiro é uma estrela do restaurante Irajá e não poderia ficar de fora do Rio Gastronomia. O estande do Grupo Irajá, do chef Pedro de Artagão, tem uma seleção de pratos que representam os estabelecimentos que fazem parte dessa família de restaurantes. E qual é a melhor opção para retratar o Irajá do que o bolo de brigadeiro? Você pode provar esse bolo de chocolate recheado com brigadeiro e mergulhado em uma calda suculenta no Rio Gastronomia por 36 reais.
Bolo Picada de Abelha
A Confeitaria Kurt é um dos veteranos do Rio Gastronomia, sempre trazendo sobremesas irresistíveis para adoçar os dias de festa. O Bolo Picada de Abelha é o nome abrasileirado da Bienenstich, um clássico da confeitaria alemã. Essa receita é feita com uma massa branca fermentada e recheada com creme de confeiteiro. A cobertura de lascas de castanhas e mel explicam o nome do doce. Uma fatia desta torta no Rio Gastronomia é vendida por 30 reais.
Brigadeiro Vegano
O Rio Gastronomia tem uma gama de pratos e restaurantes para conseguir agradar a todos os públicos, incluindo os veganos. Por causa disso o Allma, um restaurante que busca trazer comida o mais próximo possível da natureza, leva ao evento o seu Brigadeiro Vegano. Como parte da política de evitar ingredientes industrializados, as sobremesas do Allma tipicamente não possuem açúcar e sim fibra de maçã para adoçar naturalmente. O preço do doce no Rio Gastronomia é de 22 reais.
Veja mais:
Rio Gastronomia 2023: das aulas aos shows, confira a programação do evento mais saboroso do país
4 cidades brasileiras entram em top 100 de ranking mundial de comida: descubra quais e veja os pratos que encantaram
Por que Paraty tem um festival de cachaça há 40 anos? Pinga também é cultura!