• Entrar
  • Cadastrar
Sem desesperos! Veja como calcular a quantidade de comida da ceia de Natal, desde as entradas até as sobremesas!

Chega de fazer comida de menos ou de mais, agora você vai aprender como calcular a quantidade de comida certa para a ceia de Natal 

Sem desesperos! Veja como calcular a quantidade de comida da ceia de Natal, desde as entradas até as sobremesas!

Veja como calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal (Créditos: Shutterstock) 

Faltando poucos dias para o fim de ano, é comum que a ansiedade comece a bater, aumentando as dúvidas em relação ao preparo da ceia de Natal. Uma das maiores dúvidas que bate nessa época do ano é sobre a quantidade de comida ideal para colocar na mesa do dia 24, sem faltar ou sem desperdiçar. Para você não se estressar, o TudoGostoso vai te explicar como calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal. Confira!

Como calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal de um jeito rápido e fácil

Calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal é muito mais fácil do que você imagina, e eu vou te provar! Para não se enrolar, o ideal é dividir em subcategorias: entradas, prato principal, acompanhamento e sobremesas. Diferente de outras épocas do ano, é normal que as pessoas comam um pouco mais no jantar de Natal, exatamente pela variedade de pratos disponíveis. Mesmo assim, é importante não exagerar, então vamos te mostrar o cálculo.

Entradas de Natal

As entradas de Natal são aperitivos e petiscos que são servidos antes da ceia para ir forrando o estômago enquanto o jantar não está pronto ou não está no horário. Para calcular a quantidade de comida, tudo vai depender do horário da confraternização da sua família e amigos.

Se a celebração começa cedo, pela tarde, o ideal é calcular em média 6 a 10 salgadinhos ou canapés por pessoa. Isso vale para coxinha, bolinha de queijo, quibe, rissoles, bruschettas, bolinhos salgados e o que mais for. Além deles, para compor a mesa de aperitivos, você pode adicionar pastinhas como patê de atum, patê de frango, patê de queijos e muito mais. Nesse caso, calcule 3 a 4 colheres (sopa) por pessoa.

Quando o assunto é conservas como ovo de codorna, azeitonas e picles, você pode servir de pouco em pouco, conforme for acabando. São pequenos aperitivos que dificilmente vão encher o bucho de alguém, mas que todo mundo ama. Queijos e embutidos também são ótimas pedidas, e o melhor é calcular cerca de 80 g por pessoa, ao total. Para finalizar, torradas, biscoitinhos e pães podem ser servidos à vontade. Isso porque não haverá desperdícios, já que muitos podem ser guardados e conservados por mais tempo, e até mesmo servidos no café da manhã do dia 25.

Carnes e pratos principais de Natal

Quando o assunto é pratos principais de Natal, como pernil, Chester, lombo, bacalhau ou peru, a brincadeira começa a ficar séria! A quantidade pode variar bastante de pessoa para pessoa, principalmente entre crianças e mais velhos. No total, o ideal é calcular entre 180 g a 250 g de carne por pessoa. Ou seja, 2,5 kg de carne (sem ossos) pode render entre 10 a 12 pessoas.

Acompanhamentos de Natal

Agora é que são elas! São tantos acompanhamentos que não podem ficar de fora do cardápio de Natal: salada de batata, macarronese, salpicão, arroz de Natal, farofa natalina, saladas e muito mais. No entanto, é importante ter em mente que nem todo mundo vai comer todos os acompanhamentos, né? O ideal é calcular 200 a 250 g de acompanhamento por pessoa, praticamente a mesma quantidade de carnes. Mas esse valor é ao todo, viu? Não é de cada!

Na prática, 500 g de salada de batata, 500 g de macarronese, 500 g de salpicão, 500 g de arroz, 500 g de farofa e as saladas e molhos conseguem servir bem entre 12 a 15 pessoas.

Sobremesas de Natal

Todo mundo sabe que, no Natal, as pessoas magicamente desenvolvem um segundo estômago destinado somente às sobremesas! Brincadeiras à parte, os doces de Natal são os que devem ser preparados em menores quantidades, o que ajuda a economizar e facilitar o preparo. O ideal é calcular 2 porções de doces por pessoa, se for servir de forma individual. Se for preparar doces de travessa, como pavê, bolos ou tortas, você pode calcular 2 fatias ou 160 g por pessoa.

Agora vai ficar muito mais fácil fazer a ceia de Natal em casa!

Veja mais:

8 imprevistos que podem acabar com a sua ceia de Natal

Temas relacionados