• Entrar
  • Cadastrar
1 kg de rabanada serve quantas pessoas? Saiba como calcular pra não passar vergonha no Natal!

Nada de faltar comida justo na ceia! Veja como calcular a quantidade de rabanada você precisava fazer na festa para todos os convidados

Aprenda como calcular a quantidade de rabanada que você precisa para a ceia de Natal (Créditos: TudoGostoso)

A ceia de Natal é a ocasião especial em que a mesa está ainda mais cheia de comida do que o normal. Até uma ceia de Natal barata e mais enxuta costuma sobrar uma comida ou outra. Mas o que não pode acontecer é um prato acabar antes de todos poderem experimentar. Ainda mais se for uma daquelas receitas de Natal que só vemos nesta época do ano, como a rabanada. Como é muito fácil subestimar a quantidade de comida para servir tantos convidados que não vemos ao longo do ano, o TudoGostoso montou uma forma de calcular quantas rabanadas você precisa fazer para servir todo mundo na festa. Confira como fazer a conta e não deixe a sua tia ficar sem.

Como calcular a quantidade de rabanada por pessoa?

A quantidade de rabanada que uma pessoa come na festa depende de muitos fatores. O quanto cada pessoa gosta de rabanada, quantas opções de pratos tem na mesa e até o tamanho da fatia do doce. Afinal, é bem provável que as pessoas comam menos rabanada como uma sobremesa de Natal depois de todos os pratos principais pesados e do lado de outras receitas como o pavê de chocolate do que quando ela é servida sozinha na hora do café.

Se no primeiro caso talvez uma fatia por pessoa seja o suficiente, no segundo é capaz de comerem três ou mais. Uma boa média para qualquer ocasião para garantir que não vai faltar é de 2 rabanadas de tamanho médio por pessoa. Caso o pão ou as fatias sejam muito pequenas, pode incluir mais uma por garantia.

Quantas pessoas 1 kg de rabanada serve?

Na hora de preparar a montanha de rabanada para alimentar o batalhão faminho por comidas de Natal que a sua família provavelmente é, você pode achar que 1 kg de rabanada seja o suficiente. Mas, dependendo da quantidade de pessoas que você vai receber, isso vai ser apenas o começo. A rabanada tradicional mergulhada no leite condensado e frita em óleo quente não é um doce muito leve. Uma fatia média sozinha pode pesar cerca de 60g.

Usando esse número em consideração, podemos descobrir que 1 kg de rabanada rende aproximadamente 16 fatias do doce. Se optar pela média que indicamos anteriormente, de 2 fatias de rabanada por pessoa, 1 kg de rabanada vai servir para 8 pessoas. Assim cada uma delas vai consumir 120g de rabanada entre todas as sobremesas de Natal. Ou seja, se a sua festa de Natal tiver 8 pessoas no máximo, 1 kg de rabanada será o suficiente. Mas se tiver mais de 15 pessoas, já vai precisar de pelo menos 2 kg da receita para ninguém ficar sem e por aí vai.

Como saber a quantidade de ingredientes da rabanada?

E como fica na hora de preparar a receita? Como o peso do pão seco e como rabanada é diferente, o mais fácil é calcular pelo número de fatias. Depois que as primeiras rabanadas estiverem prontas, se você tiver uma balança culinária então vai poder pesar e ter uma ideia do peso total. Com uma baguete própria para a rabanada, daquelas bem compridas, você deve conseguir tirar cerca de 16 fatias, exatamente o necessário para fazer uma porção de 1kg. No caso de um pão francês, normalmente são 4 fatias por pão, então vai precisar de 4 pães para conseguir as mesmas 16 fatias.

Para essa quantidade de pão, você vai precisar de uma receita padrão com 1 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite e 3 ovos. Caso precise de mais do que isso, é só calcular a proporção. Se no fim da noite sobrar rabanada, você pode guardar na geladeira por até 3 dias. No dia seguinte é só colocar no forno para esquentar ou servir direto se gostar dela mais gelada.

Veja mais:
Rabanada na air fryer muito fácil de fazer: atenção ao truque pra quem gosta dela mais macia
Aqui em casa comemos essa RABANADA RECHEADA durante todo o mês de dezembro e a receita é bem fácil
Como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia de Natal

Temas relacionados