• Entrar
  • Cadastrar
3 benefícios que vão te convencer a incluir a lichia na sua ceia (pra não engordar no Natal!)

Fruta é uma poderosa fonte de vitaminas e vem ganhando popularidade no Brasil

Mais comum entre os meses de dezembro e janeiro, aproveite para incluir a lichia na sua ceia (Foto: Shutterstock)

Você sabe quais são os benefícios da lichia? Se não conhece, aproveite a oportunidade para conhecer e experimentar essa fruta deliciosa e rica em nutrientes, que costuma aparecer com mais frequência entre os meses de dezembro e janeiro no Brasil.

Muito usada como ingrediente em drinks, a lichia tem propriedades poderosas: ela ajuda na queima de gordura, na redução do colesterol e no combate aos radicais livres. Conheça um pouco mais sobre essa fruta de origem chinesa e se convença a incluir a lichia na ceia de Natal.

Amiga da dieta! Saiba quais são os benefícios da lichia

A lichia não é uma fruta muito comum na rotina dos brasileiros, mas vem se tornado mais presente no país nos últimos anos. Embora tenha um preço pouco atraente, ela é rica em benefícios para a saúde. A lichia possui vitamina C e do complexo B, é rica em cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo.

Uma das características dessa fruta saborosa e suculenta é que ela tem baixo teor calórico - 100g da polpa tem apenas 66 Kcal - e alta concentração de água. Isso significa que é uma boa aliada da dieta de emagrecimento e pode ser uma boa opção para as festas de fim de ano. Conheça outras propriedades da lichia:

  • A vitamina C tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres no organismo e fortalecendo o sistema imunológico. A rutina, outro importante antioxidante, pode auxiliar na melhora da circulação sanguínea e, consequentemente, no alívio de dores provenientes de varizes.

  • O potássio ajuda na redução da pressão arterial e favorece a saúde cardiovascular, mas também ajuda na transmissão dos impulsos nervosos, deixando o corpo menos propenso a desenvolver câimbras nos músculos.

  • As propriedades antioxidantes e as fibras ajudam a reduzir a absorção de LDL, colaborando na diminuição dos níveis de colesterol;

Efeitos da lichia na prevenção do envelhecimento precoce

Como já mencionado, as vitaminas C e do complexo B presentes na lichia têm ação antioxidantes. Essas propriedades são importantes na formação de colágeno, responsável por fortalecer os cabelos e unhas, por exemplo.

Os polifenois são importantes para deixar a pele mais resistente aos danos causados pelos raios ultravioletas. E a vitamina C e os compostos fenólicos são importantes na prevenção do envelhecimento precoce.

Já os minerais presentes na fruta como é o caso do zinco, ferro, magnésio, cálcio e fósforo proporcionam benefícios para o sono, melhorando a qualidade e equilibrando a transmissão nervosa.

A lichia tem contraindicação?

A lichia não é conhecida por ter contraindicação, mas há uma orientação para que seja evitada no caso do jejum por conta da hipoglicina, que é capaz de reduzir os níveis de glicose, podendo causar crises de hipoglicemia.

Veja mais!

Ceia de Natal low carb: 20 receitas para comer com muito gosto e pouco carboidrato.

Polêmica além do arroz de Natal: quem tem diabetes pode comer uva-passa? Descubra os efeitos para a saúde.

Temas relacionados