• Entrar
  • Cadastrar
Esse benefício secreto da tâmara (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde

Um dos principais benefícios da tâmara é pouco conhecido de muitas pessoas: será que você descobre qual é?

As tâmaras são frutas pequenas em tamanho e grandes em benefícios para saúde (Foto: Shutterstock)

Apesar de pequenas no tamanho, as tâmaras são frutas com elevado conteúdo energético e repletas de benefícios. Ricas em ácido pantotênico (vitamina B5) e no aminoácido triptofano, essas frutas são normalmente associadas à gravidez, pois promovem a estimulação uterina e o aumento da dilatação e pode até reduzir algumas intervenções, como a necessidade de se usar ocitocina.

No entanto, um benefício quase secreto da tâmara é muito interessante não apenas para mulheres grávidas, mas para todos: o simples ato de consumir tâmaras regularmente pode ter o poder de melhorar a saúde de seu cérebro.

Alguns estudos apontam que o consumo de tâmaras pode ter implicações surpreendentes para a saúde do cérebro humano. Os antioxidantes presentes nelas, como betacaroteno e luteína, são sua arma secreta.

Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, cientistas sugerem que eles podem proporcionar "neuroproteção", ou um tipo de proteção contra muitos distúrbios neurodegenerativos relacionados à idade, como as doenças de Parkinson e Alzheimer.

Tâmaras também auxiliam na memória. Entenda o porquê!

Ainda no que está relacionado à função cerebral, as tâmaras devem ser incluídas no cardápio de quem quer ter uma boa memória: essa fruta contém as vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5) e vitamina B6. Elas são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e podem aprimorar nossa função cerebral, incluindo a memória.

Outros componentes interessantes da tâmara nesse sentido são os minerais essenciais trazidos pela fruta, como zinco, cálcio e magnésio. Eles desempenham importante papel na função cognitiva e estão envolvidos na melhoria da memória.

Quantas tâmaras secas posso comer por dia?

Essa é uma dúvida recorrente e a resposta varia de acordo com o seu perfil nutricional de cada pessoa. Por ter uma alta concentração de frutose, a tâmara deve ser limitada a 3 unidades por dia em pessoas com diabetes ou alguma restrição de açúcar.

De modo geral, a quantidade de 6 tâmaras por dia é suficiente, de acordo com diferentes estudos, para promover um melhor funcionamento intestinal. Sabia desse “superpoder” dessa pequena frutinha? No TudoGostoso, você acompanha diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar!

Veja mais:

- Benefícios da semente de abóbora para a memória: turbine o cérebro com essa receita deliciosa de petisco ou granola saudável;

- Descubra quantos drinques por semana podem detonar seu cérebro e causar demência;

- Benefícios do açafrão para a memória: o que acontece com o cérebro se consumir a especiaria com frequência

Temas relacionados