Apesar de pequenas no tamanho, as tâmaras são frutas com elevado conteúdo energético e repletas de benefícios. Ricas em ácido pantotênico (vitamina B5) e no aminoácido triptofano, essas frutas são normalmente associadas à gravidez, pois promovem a estimulação uterina e o aumento da dilatação e pode até reduzir algumas intervenções, como a necessidade de se usar ocitocina.
No entanto, um benefício quase secreto da tâmara é muito interessante não apenas para mulheres grávidas, mas para todos: o simples ato de consumir tâmaras regularmente pode ter o poder de melhorar a saúde de seu cérebro.
Alguns estudos apontam que o consumo de tâmaras pode ter implicações surpreendentes para a saúde do cérebro humano. Os antioxidantes presentes nelas, como betacaroteno e luteína, são sua arma secreta.
Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, cientistas sugerem que eles podem proporcionar "neuroproteção", ou um tipo de proteção contra muitos distúrbios neurodegenerativos relacionados à idade, como as doenças de Parkinson e Alzheimer.
Tâmaras também auxiliam na memória. Entenda o porquê!
Ainda no que está relacionado à função cerebral, as tâmaras devem ser incluídas no cardápio de quem quer ter uma boa memória: essa fruta contém as vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5) e vitamina B6. Elas são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e podem aprimorar nossa função cerebral, incluindo a memória.
Outros componentes interessantes da tâmara nesse sentido são os minerais essenciais trazidos pela fruta, como zinco, cálcio e magnésio. Eles desempenham importante papel na função cognitiva e estão envolvidos na melhoria da memória.
Quantas tâmaras secas posso comer por dia?
Essa é uma dúvida recorrente e a resposta varia de acordo com o seu perfil nutricional de cada pessoa. Por ter uma alta concentração de frutose, a tâmara deve ser limitada a 3 unidades por dia em pessoas com diabetes ou alguma restrição de açúcar.
De modo geral, a quantidade de 6 tâmaras por dia é suficiente, de acordo com diferentes estudos, para promover um melhor funcionamento intestinal. Sabia desse “superpoder” dessa pequena frutinha? No TudoGostoso, você acompanha diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar!
Veja mais: