Os benefícios de consumir o mamãe todos os dias não se limitam ao bom funcionamento do intestino. Essa fruta, que é uma aposta de muita gente logo na primeira refeição do dia, oferece vantagens para a saúde que vão além da saúde intestinal.
E você sabia que além da polpa da fruta, a semente do mamão pode ser consumida e, ao invés de oferecer riscos para a saúde como muita gente pensa, é bastante nutritiva?
Saiba mais detalhes dessa parte poderosa que costuma ser descartada e descubra o que acontece com o seu corpo ao consumir as sementes do mamão.
Saiba o que acontece se você comer as sementes de mamão
Você já ouviu falar que as sementes do mamão são benéficas para a saúde? Essa parte da fruta, que costuma ser descartada no prato, é valiosa e pouca gente dá o devido valor que ela merece. Para muita gente, eles são indispensáveis na dieta por ajudarem na saúde digestiva.
Assim como a fruta, as sementes de mamão são fontes de nutrientes e possuem fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas, minerais, magnésio e ferro.
O magnésio tem o poder de ajudar a amolecer as fezes, enquanto o ferro atua na produção de hemoglobina, responsável por transportar oxigênio para o intestino. Já a vitamina B6 contribui na regulação da função muscular e, desta forma, nos músculos do intestino.
Estudos realizados com humanos apontaram uma melhora significativa no trânsito intestinal e na consistência das fezes entre os voluntários das pesquisas.
Conheça outros benefícios das sementes de mamão
As sementes do mamão também possuem um composto chamado isotiocianato de benzila, que tem o poder de ajudar a matar vermes intestinais.
E elas ainda contêm ação anti-inflamatória, um aliado para pessoas que possuem problemas como a artrite reumatóide ou a doença inflamatória intestinal.
Quem deve evitar o consumo de sementes de mamão
Embora ofereça benefícios para a saúde do intestino, os resultados podem variar de acordo com a quantidade ingerida por pessoa assim como outros fatores também podem influenciar.
E é sempre importante lembrar que para pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável (SII) ou quem tem doença inflamatória intestinal (DII), o consumo das sementes de mamão não é uma boa ideia, uma vez que o organismo é mais sensível a esse tipo de alimento.
Qual é a quantidade ideal para o consumo de sementes de mamão?
Os estudos já realizados com sementes de mamão apontam que a quantidade recomendada para consumo é de 2 a 3 colheres de sopa por dia. Mas a orientação dos especialistas é que se inicie aos poucos, incluindo pequenas quantidades na dieta, e aumentando gradualmente com o tempo.
O consumo das sementes pode ser feito junto com a fruta ou como ingrediente nas saladas, sopas, sucos e iogurtes. O sabor se assemelha ao da pimenta-do-reino, por este motivo, o preparo de uma farinha a partir das sementes de mamão pode facilitar nas combinações.
Você ainda pode adicionar a farinha de caroço de mamão nos temperos de carnes, frangos e peixes após serem moídas.
Passo a passo para preparar farinha de semente de mamão
O preparo da farinha a partir das sementes de mamão é bem simples, veja a seguir:
- Lave as sementes do mamão em água corrente;
- Coloque as sementes em uma assadeira sobre o papel manteiga;
- Deixe assar por cerca de 3 horas (até que as sementes estejam enrugadas);
- Triture no liquidificador.
Veja mais!
Não descarte as cascas do mamão, faça essa receita e economize!
O que acontece se eu comer as sementes do tomate?