A pitaya é uma fruta que ganha cada vez mais adeptos devido aos seus benefícios para a dieta de emagrecimento e pelas diversas propriedades positivas que oferece à saúde. Com uma aparência exótica e uma explosão de cor, a pitaya é rica em antioxidantes.
E esse é um ponto que chama atenção nessa fruta. Antes de entrar em detalhes sobre os antioxidantes, é bom destacar que é possível encontrá-la em diferentes variações.
A pitaya vermelha tem a coloração rosa na polpa e na casca; a pitaya amarela tem o tom da casca amarelo e polpa branca e a pitaya branca, que apresenta a casca rosa e a polpa branca.
A quantidade de antioxidantes presentes na fruta vai variar de acordo com a coloração da pitaya. Portanto, a pitaya vermelha, que assim como a uva roxa tem mais resveratrol, é mais rica nessa substância.
Pode comer a casca da pitaya?
É aí que muita gente se engana! Apesar de a casca ser escamosa e exótica, ela não só pode como deve ser consumida. Ao descartar a casca, você deixa de aproveitar ao máximo todos os benefícios oferecidos pela fruta, uma vez que ela também é rica em nutrientes e em antioxidantes.
Estudos apontam que a casca da pitaya possui compostos bioativos com capacidade antioxidante e contém pectina, fibra que pode auxiliar na consistência das geleias.
- A casca da pitaya tem baixas calorias;
- É rica em vitaminas e minerais essenciais;
- Possui fibra dietética;
- Auxilia no combate a doenças;
- Auxilia no tratamento de pressão alta;
- Fortalece o sistema imunológico.
Mas não se iluda achando que a casca da pitaya é tão agradável de comer in natura quanto a polpa. Para consumi-la, o ideal é utiliza em preparos de geleias, sucos, chás, risco e molhos.
Veja mais!
Você vai amar essas 3 receitas deliciosas com pitaya: aprenda com o TudoGostoso!
Benefícios do suco de romã com uva: o que acontece com o seu corpo se consumir a bebida