• Entrar
  • Cadastrar
Você conhece esse truque simples para engrossar suas geleias de um jeito fácil?

 


Veja como conseguir a textura perfeita da sua geleia caseira com esse truque simples e natural. 

veja como deixar a sua geleia caseira perfeita. (créditos: Shutterstock) 

Geleias caseiras são uma delícia e super fáceis de fazer. Você pode encontrar versões de morango, damascos, ameixas, framboesas, groselhas, uva, são diversas opções de sabores que vão desde frutas até ingredientes salgados, como no caso da geleia de bacon. Apesar do preparo simples, muitas pessoas ainda encontram dificuldade na hora de obter a textura gelificada. Como resultado, a geleia fica líquida e com um gosto aguado. No entanto, alguns detalhes simples podem te ajudar a atingir a consistência ideal.

O TudoGostoso separou algumas dicas de como engrossar a geleia caseira de um jeito fácil.

Segredo para engrossar a geleia está no teor de pectina do ingrediente principal

Você já reparou que existem sabores de geleia que são mais predominantes? Isso acontece porque algumas frutas são ricas em pectina, uma substância que atua como agente gelificante, conferindo à geléia sua textura característica. Nesse grupo estão o damasco, framboesa, amora, mirtilo, uva, erva-verde, pera e tangerina. Já as que possuem menos pectina são o morango, figo, pêssego, kiwis e abacaxi.

Mas se o morango é pobre em pectina, por que existem tantas geleias do sabor da fruta? Bom, para os ingredientes que não possuem grande quantidade da substância, o segredo é acrescentar pectina natural em pó durante o preparo. O resultado é o mesmo e não afeta em nada o sabor do doce. Além disso, o suco de limão é outro grande aliado no processo de engrossar a geleia. Isso porque o ácido ascórbico do limão ativa o poder gelificante da pectina.

Como extrair pectina da maçã para engrossar suas geléias?

Se você não quiser comprar pectina natural em pó ou outros agentes gelificantes artificiais, a maçã também ajuda a engrossar a geleia. Basta cortar a fruta em pedaços médios e colocar para cozinhar em uma panela. Não precisa tirar a casca nem as sementes, pois essas partes também possuem um alto teor de pectina.

Quando as maçãs estiverem bem macias, coloque a fruta em uma peneira e amasse com uma espátula para extrair o suco. Repita o processo até o líquido ficar bem translúcido. Quando terminar, reserve o líquido em um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira. A pectina de maçã pode ser utilizada em até 3 meses.

Cozinhe a geleia em fogo baixa para acertar a textura gelificada

Para acertar o ponto da geleia, use sempre fogo baixo. Por mais que demore para ficar pronto, o fogo baixo evita que o açúcar queime e deixe a mistura muito endurecida. Vale ressaltar que a geleia tende a ficar mais firme depois que esfria. Sendo assim, desligue o fogo antes do doce engrossar demais. Um ótimo truque para saber a textura já está no ponto é colocar um pouco de geleia em um prato e riscá-la ao meio com o dedo ou o cabo da colher. Se ela enrugar, é porque está no ponto.

Veja também:

Como fazer geleia de jabuticaba: confira a receita
11 receitas de geleia que vão fazer a Shakira salivar de tão maravilhosas

Temas relacionados