Preparar geleias caseiras tem inúmeras vantagens. A primeira é que elas são mais saudáveis que as versões industrializadas, já que não levam aditivos químicos, como conservantes e espessantes artificiais. Além disso, elas costumam ser mais saborosas e são bem fáceis de fazer. No entanto, seu preparo requer bastante atenção, pois alguns detalhes podem colocar toda a receita a perder. Um dos cuidados mais importantes é escolher o açúcar ideal, pois o ingrediente desempenha um papel fundamental durante o preparo.
Descubra qual o açúcar certo para usar na preparação de geleias caseiras.
Qual o açúcar ideal para preparar geleias caseiras?
O açúcar tem a função de equilibrar a acidez das frutas e ajudar a dar a consistência gelificante característica da geleia. Entre as diversas variedades disponíveis, a melhor opção é o cristal. Seus grãos são duas vezes maiores que os do açúcar convencional e, por esse motivo, ele demora a se dissolver durante o cozimento.
O açúcar cristal também trabalha melhor com a pectina, um agente gelificante natural que garante a fixação da geleia. Ao entrar em contato com a pectina, ele age na formação do gel que deixará a geleia com a textura perfeita.
Caso você só tenha o açúcar refinado à mão, não tem problema. É possível usá-lo na receita de geleia também. Porém, o cozimento precisa ser feito em fogo baixo, para ele dissolver lentamente. Caso contrário, o açúcar queima e prejudica o gosto da geleia. Você também precisa usar mais pectina, principalmente se o preparo for feito com frutas com baixa concentração da substância, como morangos, pêras e cerejas.
Já o açúcar mascavo é o menos recomendável. Ele interfere no gosto e cor da receita, ofuscando o sabor da fruta.
Qual a função do açúcar na receita de geleia?
A função do açúcar na receita da geleia caseira não é apenas deixá-la doce. O ingrediente também atua como um conservante natural que prolonga a sua durabilidade. As frutas são alimentos com grande concentração de água, o que favorece o crescimento de fungos. O açúcar, por sua vez, tem propriedades umectantes que sugam a água e tornam esse ambiente inóspito para esses microrganismos.
Em relação a quantidade de açúcar utilizada na receita da geleia, tudo depende da fruta. No geral, 300 gramas de açúcar para para um 1 quilo de fruta já são suficientes. Se a geleia for feita com ingredientes mais ácidos, pode adicionar um pouco mais. Entretanto, o excesso de açúcar prejudica o sabor da fruta e pode deixar a receita dura.
Veja também:
A geleia deve ser armazenada na geladeira ou em temperatura ambiente? Aqui está a resposta
Você conhece esse truque simples para engrossar suas geleias de um jeito fácil?