• Entrar
  • Cadastrar
Por que adicionar suco de limão às suas geleias caseiras?

Descubra porque é essencial colocar sempre um pouco de sumo de limão na preparação das suas geleias caseiras.


 

Entenda a importância do suco de limão no preparo de geleias caseiras. (créditos: Shutterstock)

Geleias caseiras tem um sabor especial e são super fáceis de fazer. Basta seguir o passo a passo certinho da receita e você terá um delicioso acompanhamento para comer com biscoitos, torradas, pão e outros alimentos. Os ingredientes de cada preparo variam conforme o sabor da compota, porém tem um que nunca fica de fora: o suco de limão. Inclusive, ele é um dos itens mais importantes da receita e sua ausência pode colocar tudo a perder. Quer saber o motivo? O TudoGostoso te explica.

O suco de limão é indispensável no preparo de geleias caseiras

A pectina é uma substância que ajuda a deixar a textura da geleia firme. Ela está presente em diversas frutas, mas nem todas contêm a quantidade ideal para que a geleia adquira a consistência perfeita. É por isso que o suco de limão é tão importante. Quando adicionamos sumo na geleia, o ácido ascórbico da fruta ativa o poder gelificante da pectina, facilitando assim a preparação da receita.

O uso do suco de limão na receita de geleia caseira também serve para evitar que o açúcar cristalize. Quando isso acontece, a receita fica com uma textura granulosa e desagradável. O suco de limão, nesse caso, age para que a textura da geleia fique lisa e homogênea.

Quanto suco de limão usar na geleia?

A quantidade de suco de limão ideal para usar na receita de geleia caseira depende do tipo de fruta usada. Uma regra comum é adicionar cerca de 1-2 colheres de sopa de suco de limão por quilo de fruta. Isso fornecerá acidez suficiente para a pectina gelificar adequadamente e equilibrará o sabor da geléia. Se a fruta já for ácida, talvez seja necessário reduzir a quantidade de suco de limão para evitar uma geléia excessivamente ácida.

Veja também:

Geleia de bacon: confira a receita
Geleia real: 5 benefícios para você consumir esse delicioso alimento

Temas relacionados