• Entrar
  • Cadastrar
Não se esqueça desse passo ao fazer geleia caseira para conservá-la com mais segurança

Um preparo muito simples é capaz de garantir uma conservação mais segura para as suas geléias.

Não se esqueça desse passo ao fazer geleia caseira para conservá-la com mais segurança

Preparar geleias em casa requer atenção em algumas etapas (Foto: Shutterstock)

Em versões das mais variadas frutas, as geleias são doces saborosos e versáteis na cozinha. E tão importante quanto fazer geleia quanto conservá-la: em termos de segurança e higiene alimentar, muito mais, na verdade. Embora as geleias, compotas e doces não apresentem tantos riscos alimentares quanto outras conservas caseiras, se quisermos que elas durem bem a médio e longo prazo, devem ser embaladas corretamente.

Isso envolve a aplicação das etapas básicas de qualquer preparação culinária - ingredientes em perfeitas condições, utensílios limpos, separação de ferramentas, mãos perfeitamente lavadas... - e também a esterilização dos recipientes. Nesses casos, é normal usar potes ou frascos de vidro, que devem ser preparados antes e depois de serem preenchidos com a preparação.

Deve-se evitar a reutilização de potes danificados e descartar aqueles com tampas quebradas, enferrujadas ou amassadas, pois é necessária uma vedação hermética perfeita. De preferência, devem ser usadas tampas metálicas rosqueadas com vedação de borracha e espaço para vedação a vácuo.

Saiba qual a temperatura ideal para fazer a esterilização dos potes para geleias!

Ao preparar as conservas, os potes e as tampas devem ser bem lavados e fervidos em água a 100 ºC por 15 minutos ou a 160 ºC no forno: deixe-os escorrer sem secá-los com panos, para não contaminá-los novamente, e encha-os com a geleia fresca, quase fervente, até a borda. Para outros alimentos em conserva, deve-se deixar de 2 a 3 cm.

Depois de serem hermeticamente fechadas com suas tampas, os potes devem ser esterilizados novamente em uma panela, de preferência uma panela de pressão, coberta com água e deixando um espaço de 3 a 5 cm até a tampa. Recomenda-se manter o cozimento por 25 minutos a partir do momento em que o vapor começar a sair, e esperar um tempo razoável antes de abrir a panela e retirar os frascos.

Última etapa é decisiva para manter geleia sem riscos de contaminação

Em seguida, tomando cuidado para não se queimar, vem a etapa final mais fácil de todas: vire os potes recém-esterilizados de cabeça para baixo e deixe-os esfriar nessa posição. Dessa forma, se todo o processo tiver corrido bem, será criado um efeito de vácuo no interior; poderemos até ouvir o "plop" das tampas afundando se estivermos por perto.

Quando estiverem frios e bem fechados, armazene-os virando-os de cabeça para baixo, verticalmente, verificando se a reentrância no centro da tampa foi produzida. Se esse não for o caso, os potes devem ser mantidos na geladeira.

Esse último movimento de todo o processo de fabricação da geleia permite uma melhor preservação com maior segurança e também serve para verificar se as tampas foram hermeticamente fechadas para garantir que não haja vazamentos ou fugas de geleia para o exterior. Preparado para fazer sua geleia em casa sem nenhum erro?

Veja também:

- Entenda a importância de retirar a espuma ao fazer geleia;

- O ingrediente secreto dessa geleia de morango a deixa com a melhor textura do mundo.

Temas relacionados