• Entrar
  • Cadastrar
Por que é importante retirar a espuma ao fazer geleia?

Preparar geleia caseira é um trabalho minucioso que requer bastante atenção aos mínimos detalhes. Um dos cuidados mais importantes é retirar a espuma que se forma durante o cozimento. Mas você sabe por quê? O TudoGostoso tem a resposta.  

Retirar a espuma durante o preparo da geleia dá trabalho, mas é uma etapa fundamental para o sucesso da receita. (créditos: Shutterstock)

Aqui no TudoGostoso nós sempre compartilhamos várias dicas para preparar geleias caseiras deliciosas. Já ensinamos um truque para prolongar a sua durabilidade e também explicamos por que adicionar suco de limão para adquirir a consistência perfeita. Dessa vez, nossa missão é esclarecer a razão por trás de uma das principais regras da receita de geleia: por que é tão importante tirar a espuma que se forma na superfície durante o cozimento? A resposta é simples e tem a ver com a sua textura e sabor. Saiba mais.

Porque tem que tirar a espuma da geleia?

A espuma que se forma na superfície da geleia durante o cozimento é composta, basicamente, por proteínas, fibras e impurezas da fruta. Embora pareça inofensiva, ela pode alterar a textura do doce e fazer com que ele endureça à medida que esfria. Portanto, o ideal é sempre removê-la, caso contrário, a geleia ficará com uma consistência desagradável.

Outro motivo para remover a espuma da geleia é evitar que ela fique amarga. A espuma é uma combinação de elementos e partículas que podem alterar o sabor final. Ao retirá-la, é possível garantir uma melhor conservação da geleia, reduzindo assim o risco de fermentação e deterioração.

Para remover a espuma enquanto cozinha a geleia, pegue uma concha e retire toda a espuma que se forma por cima do líquido. À medida que a espuma for saindo, a geleia vai ficando mais brilhante. E tenha cuidado para não misturar com o restante do preparo, caso contrário, a geleia vai açucarar.

O que fazer quando a geleia passou do ponto?

Se a geleia ficou dura demais depois que esfriou, tente levá-la ao fogo novamente. Depois que aquecer, acrescente metade de uma xícara de água quente, misture e dê uma fervura rápida de 1 minuto. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar antes de colocar no recipiente para guardar.

Agora, se a sua geleia ficou mole demais, adicione uma colher de amido de milho e leve a mistura ao fogo por uns 2 minutos. Quando combinado com o açúcar, o ingrediente age como um espessante, ajudando a geleia a engrossar enquanto cozinha.


Veja também:

11 receitas de geleia que vão fazer a Shakira salivar de tão maravilhosas
Você conhece esse truque para fazer geleia em tempo recorde?

Temas relacionados