O açafrão que se popularizou no Brasil é o açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma. Ele é uma especiaria de cor entre o amarelo e o laranja muito usada na culinária como tempero. Porém, quem pensa que é só para isso que ele serve, se engana. O açafrão tem muitos benefícios para a saúde do corpo humano, sendo rico em vitaminas e minerais essenciais. Em muitos locais, ele é usado até mesmo como remédio natural para uma gama de doenças. Saiba mais sobre os benefícios do açafrão abaixo.
Quais são os benefícios do açafrão?
O açafrão-da-terra é uma ótima fonte de vitaminas C e B6, e ambas são importantes para o sistema imunológico e para o funcionamento do cérebro. Essa especiaria também é rica em minerais, sendo eles o potássio, o ferro, o manganês e o cálcio.
Por conta da quantidade de potássio, a cúrcuma é um ingrediente que ajuda a regular a pressão arterial, diminuindo os riscos de derrames. Já por causa do ferro, ele é um ótimo tempero para quem sofre de anemia. O manganês presente no açafrão ajuda a equilibrar o colesterol ruim. Por fim, como você já sabe, o cálcio é essencial para a saúde dos ossos.
E não para por aí! O açafrão também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo utilizado como remédio natural para diversas doenças como resfriados, problemas gastrointestinais e até febres! E ele ainda tem uma boa quantidade de fibras em sua composição, ajudando a regular o intestino.
O que acontece com o cérebro quando se consome açafrão?
Já foi constatado que alguns alimentos, a maioria ultraprocessados, podem prejudicar o cérebro e acarretar danos, enquanto outros apresentam imensos benefícios e uma melhora significativa da cognição. Este é o caso do salmão, que é rico em ômega 3, e das frutas vermelhas, que são ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento.
Recentemente, um estudo divulgado pelo Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics mostrou como o extrato de açafrão age em pacientes com Alzheimer de leve a moderado. A doença é o tipo de demência mais comum e consiste na perda progressiva das funções cognitivas pela degeneração do cérebro.
O estudo foi realizado em um período de 16 semanas, nas quais os pacientes consumiram duas doses diárias de 15 mg de extrato de açafrão com partes da flor de açafrão e melaço, um composto que já tinha sido usado antes como tratamento para depressão. O açafrão utilizado é o verdadeiro açafrão, muito caro e difícil de ser encontrado no Brasil.
Os resultados do estudo comprovaram uma melhora significativa entre os pacientes que tomaram o extrato de açafrão em comparação com aqueles sob o placebo. Isso levou à conclusão de que o açafrão é eficiente no tratamento de doenças degenerativas, de leve a moderada, que estão relacionadas à perda de memória e demência, como é o caso do Alzheimer.
Em contrapartida, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em 2018 também associou o consumo da cúrcuma (açafrão-da-terra) com a prevenção de doenças degenerativas e que causam perda de memória, graças à substância curcumina.
Ou seja, não importa se é o açafrão de verdade ou o açafrão-da-terra, ambos são extremamente benéficos para o organismo e para quem deseja consumir como prevenção de doenças como Alzheimer.
Qual a melhor forma de tomar açafrão?
O açafrão-da-terra é normalmente encontrado em pó e é muito utilizado como tempero e condimento. Você pode acrescentá-lo no preparo de sopas, caldos, saladas e massas. Ele também pode ser usado para temperar o filé de frango de todo dia, o omelete, a tapioca e para fazer um arroz diferente.
De forma geral, o açafrão pode ser usado da maneira que você preferir, a única recomendação dos nutricionistas é não o consumir puro, porque pode causar engasgo, já que ele possui um sabor levemente picante.
Quem não pode fazer uso do açafrão?
Por ser um condimento natural, é muito difícil encontrar contraindicações para o uso do açafrão-da-terra na alimentação. Porém, você deve ficar longe desse produto caso sofra com:
- Úlceras gástricas
- Alergias à curcumina
- Histórico de obstrução dos ductos biliares
- Consumo de anticoagulantes
Contudo, lembre-se sempre de consultar o seu médico ou nutricionista antes de acrescentar esse tempero à alimentação e em caso de qualquer dúvida.
Veja mais:
Benefícios de comer melancia todos os dias: o que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta com frequência
Benefícios da goiaba se comer com casca: é isso que acontece com o seu corpo de ingerir 1 fruta por dia