• Entrar
  • Cadastrar
Essa fruta tem mais potássio que a banana, te ajuda a emagrecer e ainda dá energia. Descubra o alimento e inclua já na dieta!

O abacate não é apenas uma fruta deliciosa, mas também contém vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem te manter mais saudável. 

Essa fruta rica em potássio é fonte de diversos nutrientes benéficos para a saúde em diversos aspectos. (créditos: Shutterstock) 

Quando pensamos em um alimento rico em potássio, a primeira coisa que vem à mente é a banana. De fato, uma unidade da fruta possui, em média, 270 mg do mineral. Porém, existem outros alimentos com uma concentração do nutriente ainda maior. É o caso do abacate, que oferece três vezes mais potássio que uma banana prata comum.

Além de ser uma poderosa fonte de potássio, o abacate também contém fibras, vitaminas do complexo B e antioxidantes. Embora a fruta tenha uma boa quantidade de gordura, a maior parte é insaturada, ou seja, fazem bem para o organismo e ainda auxiliam na perda de peso.

Conheça os principais benefícios do abacate e como incluí-lo na sua dieta com mais frequência.

Benefícios do abacate: Fruta é aliada da saúde do coração

O abacate tem fama de ser uma fruta gordurosa. Entretanto, as suas gorduras são insaturadas e não fazem mal à saúde. Muito pelo contrário, elas podem até ser benéficas. Esse tipo de gordura contribuem reduz os níveis do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentam o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir os níveis de triglicerídeos.

A gordura insaturada do abacate também é um grande aliado do coração. Sua ação no controle do colesterol afeta positivamente a pressão arterial e, consequentemente, diminui os riscos para doenças cardiovasculares.

Outro nutriente do abacate que combate a hipertensão é o potássio. O mineral diminui os efeitos do sódio no organismo, principal responsável pelo aumento da pressão arterial.

Abacate contribui para a saúde dos ossos e músculos

Assim como todo alimento rico em potássio, o abacate é muito benéfico para os ossos e músculos. Junto com o cálcio e a vitamina D - que também estão presentes no abacate -, ele melhora a densidade óssea e reduz os riscos de fraturas e osteoporose. Além disso, o nutriente também auxilia diretamente na contração muscular e previne problemas como dores, distensões e cãibras.

O abacate também possui zinco, cobre, cálcio e fósforo, nutrientes ajudam na regeneração dos ossos. Por isso, comer abacate é muito benéfico para pessoas que praticam atividades físicas com regularidade e idosos.

Abacate é rico em fibras e contribui para o emagrecimento

O abacate tem um alto teor de fibras solúveis, substâncias que regulam o funcionamento do intestino e previnem a constipação. As fibras também reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a sensação de saciedade, o que é ótimo para quem está de dieta com foco em emagrecimento.

As propriedades do abacate ainda regulam o metabolismo para que o organismo consiga queimar calorias mais rapidamente. Esse processo facilita a perda de peso e resulta em menos gordura no corpo.

Abacate é fonte de vitaminas do complexo B

O abacate é uma poderosa fonte de vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para o metabolismo energético. Elas convertem os nutrientes e açúcares proveniente dos alimentos em energia. É graças a essa energia que permite que nosso corpo realize todas as funções vitais de maneira adequada.

As vitaminas do complexo B também auxiliam na saúde do sistema nervoso, fortalecem o sistema imune, combatem a anemia e retardam o declínio cognitivo. Assim, o consumo de abacate pode ser considerado uma boa forma de prevenção à doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Abacate é rico em antioxidantes

O abacate é rico em antioxidantes, compostos que combatem os danos celulares causados pelos radicais livres. Uma das substâncias mais presente na fruta é a vitamina E, que atua diretamente na saúde da pele, olhos, cabelo e cérebro. Outros antioxidantes encontrados no abacate é o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C. O nutriente é muito importante para o sistema imunológico e para a formação de fibras de colágeno.

O abacate ainda traz em sua composição glutationa, um antioxidante que reduz o cortisol, o "hormônio do estresse". Assim, o consumo da fruta também tem um impacto positivo no humor.

Como consumir abacate?

A melhor maneira de aproveitar os benefícios do abacate é consumir a fruta in natura ou por meio de sucos e vitaminas. O alimento é bastante versátil e pode ser incluído no preparo de diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. A fruta também combina com saladas, recheios e molhos.

Como já foi dito anteriormente, o abacate em si não engorda. Porém, a mistura da fruta com outros ingredientes pode sim aumentar o seu valor calórico. Quando se mistura abacate com açúcar e leite condensado para o preparo de vitaminas e outras sobremesas, por exemplo, a tendência é que a receita fique menos saudável.

A recomendação diária de abacate é de até 100 gramas. Essa medida equivale a metade de um abacate normal ou avocado inteiro.

Veja também:

Alguém te contou por que a combinação do limão com o abacate é indispensável?
O truque genial para manter os abacates frescos por meses e não ficarem marrons
Você sabia que o caroço do abacate rende um chá cheinho de benefícios? Saiba como fazer!

Temas relacionados