• Entrar
  • Cadastrar
Cuide dos seus neurônios: saiba quais alimentos melhoram o funcionamento do cérebro

O cérebro é um órgão com poucas reservas de nutrientes. Por isso, ter uma dieta equilibrada é de extrema importância para manter o bom funcionamento. 

Saiba quais alimentos não podem faltar na sua dieta para manter a saúde do seu cérebro em dia. (créditos: Shutterstock)

Uma alimentação saudável é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso cérebro. Pode não parecer, mas problemas cotidianos como esquecimentos repentinos, dificuldade de concentração e até mau humor estão diretamente relacionados com a deficiência de certos nutrientes. Por isso, o que escolhemos colocar no nosso prato no dia-a-dia faz toda a diferença para a saúde cognitiva. Uma dieta equilibrada também ajuda na prevenção de doenças como depressão, Alzheimer e Parkinson.

Veja a seguir quais alimentos e nutrientes são importantes para o cérebro.

Nutrientes que ajudam no bom funcionamento do cérebro

A vitalidade dos neurônios está associada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Os dois compostos são grandes fontes de antioxidantes, substâncias que protegem as células dos danos causados pela ação radicais livres. Entre os nutrientes mais benéficos para o cérebro, podemos destacar o zinco, ferro, cobre, magnésio e as vitaminas C, D, E e qualquer uma das 8 que compõem o complexo B.

As proteínas também são nutrientes essenciais para a atividade cerebral. Elas ajudam na transmissão de impulsos nervosos e produção de neurotransmissores, melhorando a capacidade de memória e raciocínio.

O ômega 3 é outro nutriente de extrema importância para o cérebro. O componente protege as células nervosas, facilita o aprendizado e combate a morte dos neurônios. O ômega 3 também previne o acúmulo de proteínas beta-amiloide, associada ao aumento dos riscos de Alzheimer e deterioração mental.

Alimentos ricos em nutrientes benéficos para o cérebro

1. Peixes

Peixes são a principal fonte de ômega 3 na alimentação. As espécies de pescado mais indicadas para consumo são aquelas oriundas de águas frias como salmão, corvina, sardinha, atum e cavala. Além do ômega 3, os peixes são ricos em vitamina D, que contribui para a regeneração das células cerebrais e trata a perda de memória.

2. Ovos e leguminosas

A gema do ovo é rica em colina, uma vitamina do complexo B que protege as membranas cerebrais. Consumir alimentos que contém esse nutriente turbina as funções cognitivas e melhora a capacidade de raciocínio, a memória e combate o mau humor. Além do ovo, a colina também está presente nas leguminosas, principalmente o feijão, grão-de-bico e lentilha.

3. Couve e espinafre

Os vegetais verde escuros como couve e espinafre são grandes fontes de vitamina E. O nutriente tem ação antioxidante que protege os neurônios de alterações neurodegenerativas, como demência e perda de memória. Esses vegetais também que são ricos em folato, uma forma natural da vitamina B9, que atua na formação de glóbulos vermelhos. Outros alimentos que contêm vitamina E, mas em quantidades mais reduzidas, são o brócolis, abacate e frutos do mar.

4. Frutas cítricas

A deficiência de vitamina C está associada a confusão mental e comprometimento da memória e raciocínio. Por isso, o consumo de frutas cítricas é muito importante para as funções cognitivas. Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento neural.

5. Castanha-do-pará

Castanha-do-pará são ricas em selênio, um micronutriente que melhora a capacidade cognitiva. O consumo de alimentos com selênio também ajudam na prevenção do Alzheimer.

Veja também:

Alimentos ricos em ômega 3: confira 7 fontes naturais da substância
4 alimentos bons para a memória

Temas relacionados