• Entrar
  • Cadastrar
Não escolha frutas cítricas pela casca: veja como saber se a fruta realmente está madura

Chega de errar na hora da compra de frutas cítricas! Confira como escolher corretamente!

A cor das frutas cítricas não têm ligação com o quanto estão maduras! (Créditos: Shutterstock)

A cor das cascas das frutas é um bom indicador para descobrir se estão maduras ou não. Mas não é bem assim que acontece com frutas cítricas como o limão, a laranja, a tangerina e entre outras. Por isso, separamos algumas razões pelas quais você não deve confiar na coloração das frutas desse tipo para saber o estado de amadurecimento! Descubra agora no TudoGostoso!

Não se guie pela cor das frutas cítricas

No caso das frutas cítricas pode acontecer que o interior esteja maduro, mas a casca ainda esteja verde ou com tons esverdeados. Isso engana a maioria dos consumidores, que rejeitam essas frutas, pensando de maneira errada que elas ainda não estão em seu estado ideal de amadurecimento. Então já sabe: se ver os limões extremamente verdes escuros no mercado, não cometa o erro de pensar que eles ainda estão longe de estarem maduros.

A colheita define o ponto das frutas cítricas

É isso mesmo! As frutas cítricas, diferentemente das demais, tendem a permanecer no mesmo estado de amadurecimento após colhidas. Elas demoram para ficarem maduras ou para estragarem se formos comparar com outras frutas mais doces, como a banana, que amadurece rápido demais. O limão tende a ficar amarelado após mais de duas semanas após colhido e o mesmo se aplica para as tangerinas e laranjas que demoram bem mais para apodrecerem.

Preste atenção na textura das frutas cítricas

Tem algumas dicas simples para aprender como escolher as frutas cítricas no mercado e uma delas é a textura da casca! Quando elas estão maduras, a superfície delas está lisa e sem rugas em excesso. Também é importante evitar frutas com a casca enrugada ou murcha, pois isso pode ser um sinal de um apodrecimento inadequado. Além disso. Você deve apertar esses tipos de alimentos na hora de escolher qual comprar no mercado. Uma fruta cítrica madura deve estar levemente firme, mas ainda ceder ligeiramente à pressão. Evite aquelas excessivamente duras ou muito moles.

O peso e o cheiro são essenciais para escolher as frutas cítricas

Pegue a fruta na mão e sinta seu peso. Esse tipo de alimento quando está maduro geralmente são mais pesados do que as que ainda não estão. Isso ocorre porque o teor de água aumenta à medida que a fruta amadurece. Outro ponto importante para analisar é o cheiro. As frutas cítricas maduras geralmente têm um aroma doce e cítrico característico. Se a fruta não tiver um cheiro agradável ou completamente sem, pode não estar completamente madura.

Veja mais

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente
Sopa de pedra? Pode parecer piada mas o preparo existe e vamos te ensinar passo a passo
Qual a diferença entre lima, limão e limão-siciliano? Descubra quando usar cada fruta nas suas receitas

Temas relacionados