Você tem procurando adotar uma alimentação focada na saúde do seu cérebro? Se é algo que ainda não te preocupa, o ideal seria começar a pensar sobre isso. Muitos estudos têm descoberto o poder de nutrientes presentes em alimentos que podem ajudar a prevenir doenças e até a fortalecer a memória.
Pensando nisso, você já pode começar a incluir alguns hábitos quando for ao supermercado para começar a adicionar alguns alimentos estratégicos à sua dieta. Desde adicionar mais aveia pensando na saúde mental e outros alimentos práticos.
Esses 5 itens listados a seguir, que ficam no mesmo corredor, vão te ajudar a melhorar a saúde do seu cérebro. Confira!
Especialista lista os alimentos que vão fortalecer a saúde do seu cérebro
De acordo com a Dra. Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e autora do livro This Is Your Brain on Food, existe uma ligação fundamental entre a saúde do cérebro e a saúde mental.
"Os alimentos podem ter um impacto poderoso na saúde do nosso cérebro. Esse poder está na ponta do seu garfo", afirma em uma aula no MasterClass sobre a saúde do cérebro.
A neuroinflamação, uma resposta inflamatória no cérebro, é um dos mecanismos que impulsionam os transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão, afirma Naidoo ao site Fortune.
Ela pode afetar os circuitos neurais do cérebro responsáveis pela regulação do humor. O excesso de açúcar dos alimentos ultraprocessados, uma causa de inflamação, danifica os neurônios do cérebro responsáveis por funções essenciais como memória e atenção.
É por isso que mudanças no estilo de vida, como a dieta, são recomendadas para ajudar a controlar a depressão e a ansiedade e para proteger o cérebro contra doenças relacionadas à idade, como a demência.
O poder dos alimentos ricos em antioxidantes para o cérebro
Para compensar o processo de inflamação no cérebro, a especialista indica consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, feijões, alcachofras e uma variedade de temperos para livrar o corpo dos radicais livres, que causam danos às células.
Naidoo acrescenta que muitas vezes as pessoas não sabem por onde começar quando pisam no supermercado: "O nosso cérebro e nossa mente são sequestrados pela publicidade de alimentos."
Naidoo também recomenda fazer uma pausa em um corredor central da loja. "Com uma diversidade de cores, aromas e opções saudáveis para o cérebro, o corredor de especiarias é uma parada obrigatória em sua próxima ida ao supermercado", afirma.
Esses são os itens que você deve comprar na próxima ia ao mercado
As especiarias "acrescentam poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias aos alimentos", diz Naidoo, acrescentando que é melhor comprar as especiarias sem adição de conservantes, sal ou açúcar. Ela recomenda que você compre estes cinco temperos.
Açafrão-da-terra
O açafrão-da-terra contém o ingrediente ativo curcumina, principal responsável pelas qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes do açafrão-da-terra. A cúrcuma também melhora os níveis de açúcar no sangue e de insulina, ajudando a reduzir o risco de pressão alta e obesidade.
Naidoo também recomenda acrescentar uma pitada de pimenta-do-reino à cúrcuma para ativar a curcumina, tornando-a 20 vezes mais biodisponível e fazendo com que seja absorvida com mais eficiência pelo corpo.
Considere adicionar cúrcuma ao seu chá ou café com leite, ou dar sabor a um prato de arroz, proteína ou ensopado.
Hortelã
"O consumo de hortelã fresca ou seca também pode ajudar a fortalecer o cérebro", diz Naidoo. Ela observa que o tempero seco é mais concentrado do que o fresco. "A hortelã tem um poderoso antioxidante chamado luteolina, que na verdade ajuda a combater a névoa cerebral", explica.
Considere adicionar hortelã à sua água ou chá para aproveitar os seus benefícios ao longo do dia.
Alho e gengibre
O alho e o gengibre são temperos vitais para a saúde imunológica. "O alho é um prebiótico que ajuda a equilibrar seu intestino, estimulando o crescimento de bactérias saudáveis", afirma Naidoo.
O gengibre, que também tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda com a náusea e pode ajudar a curar o intestino e o cérebro, reduzindo a inflamação.
Ele também é um ingrediente comum em óleos essenciais devido às suas qualidades calmantes por meio do composto gingerol, que pode ajudar a reduzir o estresse.
Pimentas
Os amantes de comida apimentada estão com sorte. A capsaicina é responsável por dar às pimentas seu fator de calor. Ela também tem sido usada como remédio homeopático para uma variedade de doenças e pode melhorar o humor.
"A capsaicina atua em determinados neurotransmissores e está ligada a efeitos antidepressivos por meio de um tipo de neuroreceptor chamado receptor NMDA", diz Naidoo. Estudos em modelos animais comprovaram as qualidades antidepressivas da capsaicina.
Inicie com pequenos ajustes na dieta para começar a cuidar do cérebro
Embora reformular sua dieta com o objetivo de proteger nosso cérebro possa parecer muito complicado, Naidoo recomenda fazer alguns pequenos ajustes para começar. Ficar atento aos temperos no supermercado é apenas uma maneira de priorizar a saúde do cérebro.
"Não precisamos abrir mão de tudo o que gostamos. O que importa são as mudanças lentas e constantes que podemos fazer em nosso cérebro", finaliza.
Veja mais!
Efeitos na memória: a verdade sobre os suplementos para o cérebro que funcionam ou não
A erva que Harvard recomenda para a memória: tem 8 vezes mais ferro do que as lentilhas