• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios e malefícios do alho: o que acontece se consumir o alimento com frequência e saiba se é melhor comer cru ou frito

Com um sabor forte e presente em uma infinidade de pratos, o alho contém pontos positivos e negativos. Confira!

Fique de olho no consumo de alho! (Créditos: Shutterstock)

Seja inteiro, amassado, picado ou fatiado, o alho é um dos ingredientes mais utilizados na culinária e também é conhecido por seus diversos benefícios para a saúde. Mas por trás desses pontos positivos, também podem existir alguns malefícios. Além disso, você sabe qual é a forma mais saudável de consumi-lo? Descubra agora!

Benefícios do alho

Com diversos benefícios, o alho se destaca por fazer bem para a saúde e bem-estar. Confira o poder dele em seu corpo!

Saúde cardiovascular: O consumo regular de alho pode ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis do colesterol ruim e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Melhora da imunidade: O alho é conhecido por reforçar o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. O alho possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas. Não é à toa que ele é recomendado para espantar o resfriado, né?
Prevenção de doenças crônicas: O consumo de alho está associado a um menor risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e certos tipos de câncer. Ele é um alimento anticancerígeno e pode diminuir o desenvolvimento de células desse tipo pelo corpo.
Controle do açúcar no sangue: O alho pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e regular os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes.

Malefícios do alho

Embora o alho tenha muitos benefícios para a saúde, seu consumo em excesso pode causar alguns tipos de malefícios para a saúde. Veja!

Problemas digestivos: O consumo excessivo de alho pode causar desconforto gastrointestinal, incluindo dor abdominal, gases, náuseas, vômitos e diarreia.
Mau hálito e odor corporal: O alho é conhecido por causar mau hálito e odor corporal nada agradáveis devido aos compostos que libera durante a digestão.
Desconforto para pessoas com doenças gastrointestinais: Pessoas com doenças gastrointestinais como síndrome do intestino irritável ou com refluxo gastrointestinal podem acabar sofrendo com desconfortos devido ao alho.

Para evitar esses malefícios, é importante consumir alho com moderação. Consulte um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na sua dieta ou ao sentir algum efeito negativo sempre que consumir pratos que contenham esse ingrediente.

É mais saudável comer alho frito ou cru?

Para aproveitar ao máximo os benefícios do alho, é recomendado consumi-lo cru ou ligeiramente cozido, pois o calor pode destruir alguns de seus compostos ativos. O alho cru contém alicina, um composto de enxofre que se forma quando o alho é esmagado ou picado. Ela é responsável por muitos dos benefícios à saúde. Apesar do alho ter o seu sabor mais forte se consumido dessa maneira, é a melhor escolha!


Veja mais

Esse é o tempo certo para trocar a sua esponja de lavar louça; aprenda também como higienizar o utensílio
Esses são os usos da casca de abacaxi que você não conhecia: aproveite a fruta de todas as formas possíveis
Chá de alecrim é bom pra ansiedade e memória: conheça outros 5 benefícios da erva aromática, como fazer a bebida e que horas tomar

Temas relacionados