• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios e malefícios do agrião: saiba por que comer essa folha poderosa pra saúde, quanto consumir e cuidados

Descubra quais são os benefícios do agrião para a saúde e como consumir esse alimento

Confira os benefícios do agrião para a saúde (Créditos: Canva)

O agrião é uma verdura que ganhou bastante destaque nos últimos tempos, se tornou um poderoso aliado quando consumido corretamente. No Brasil, ele está presente em muitas comidas típicas, como rabada com agrião e costela com agrião. Porém, poucas pessoas têm conhecimento sobre os verdadeiros benefícios deste alimento. Pensando nisso, o TudoGostoso vai te explicar quais são os benefícios do agrião, a quantidade diária ideal e os cuidados que você deve ter ao consumi-lo. Confira!

Benefícios do agrião para a saúde, o alimento que foi considerado o mais saudável do mundo

Desde 2023 que já sabemos que o agrião é o alimento mais saudável do mundo, graças a estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, no qual foram analisadas as cargas nutricionais de diversas frutas e legumes.

O agrião foi considerado pelos autores do estudo como o alimento perfeito por ser riquíssimo em diversas vitaminas e minerais, como potássio, cálcio, vitaminas A, C, E e K, além de ser fonte de flavonoides e antioxidantes.

Isso tudo faz com que o consumo do agrião ajude a combater os radicais livres que causam doenças degenerativas, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce da pele e ainda auxilie no fortalecimento do sistema imunológico.

Adicionar o agrião ao cardápio também tem outros benefícios como o fortalecimento da visão, prevenção da anemia, aumento da densidade óssea, combate à doenças respiratórias como bronquites e ainda facilita a digestão!

Quanto comer de agrião por dia? Veja as quantidades certas para aproveitar esse vegetal

A quantidade de agrião que uma pessoa deve consumir por dia pode variar bastante. Porém, em média, o ideal é consumir cerca de 200 g da verdura por dia, pois essa medida consegue suprir as necessidades diárias da maioria das vitaminas, usando apenas um alimento.

O melhor de tudo é que o agrião é muito versátil e pode ser preparado de muitas maneiras diferentes. Muitos nutricionistas indicam o consumo com queijos, porque ajuda a aumentar a quantidade de cálcio consumida. Mas ele também pode ser acrescentado em sopas, caldos, saladas e muito mais.

Malefícios do agrião: esses são os cuidados que você precisa ter com a verdura

Mas nem tudo são flores. Como muitos alimentos, o agrião apresenta contraindicação para alguns grupos de pessoas, assim como pode apresentar efeitos colaterais em caso de consumo excessivo.

O agrião deve ser consumido moderadamente por:

  • Pessoas com insuficiência renal;
  • Pessoas com gastrite e refluxo;
  • Gestantes, já que ele pode aumentar o risco de aborto, além de interferir com o funcionamento de diversos remédios como varfarina, clorzoxazona e lítio;
  • Pessoas com dificuldade de coagulação.

Em todo caso, sempre consulte um médico e nutricionista em caso de dúvidas, porque ele poderá avaliar o seu caso mais a fundo e fazer recomendações individuais e personalizadas!

Veja mais:

16 receitas com agrião: confira as opções deliciosas do TudoGostoso

Temas relacionados