• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da goiaba se comer com casca: é isso que acontece com o seu corpo de ingerir 1 fruta por dia

Os benefícios dessa fruta são diversos e quando consumida com a casca, eles se multiplicam. Aos detalhes!

Descubra os benefícios do consumo de goiaba com casca (Foto: Shutterstock)

É verdade que na culinária brasileira, a goiabada ganhou mais espaço do que a própria goiaba: o doce aparece em diferentes sobremesas, ora criativas (já provou uma palha italiana de Romeu e Julieta?), ora bem tradicionais - como aquele bolo de fubá com calda de goiabada típico de casa de vó. Entretanto, a fruta também é rica em benefícios e tem tudo para passar a fazer parte do seu cardápio.

"Essa fruta simples é extraordinariamente rica em vitamina C, licopeno e antioxidantes que são benéficos para a pele. As goiabas também são ricas em manganês, que ajuda o corpo a absorver outros nutrientes essenciais dos alimentos que ingerimos. Os benefícios da goiaba também podem ser associados à presença de folato, um mineral que pode ajudar a promover a fertilidade. O potássio presente na goiaba também ajuda a normalizar os níveis de pressão arterial’, apontou o Dr. Manoj K. Ahuja, do Hospital Sukhda, ao portal NDTV Food.

Você sabia, por exemplo, que ela quase se equipara à banana no percentual de potássio em sua composição? “De fato, uma banana e uma goiaba contêm quase a mesma quantidade de potássio. Como ela contém cerca de 80% de água, ajuda a manter a pele hidratada", explicou. Uma porção de 100 g de goiaba contém em média 68 calorias e 8,92 g de açúcar, 18 g de cálcio. Ela também contém 22 g de magnésio por 100 g da fruta, além de quantidades significativas de fósforo e potássio - 40 e 417 g por 100 g, respectivamente.

Para aproveitar todos esses nutrientes da melhor forma, o mais indicado é consumir a goiaba com a casca, lembrando sempre de higienizar corretamente a fruta. Veja abaixo mais detalhes sobre todas as vantagens de consumi-la diariamente:

1. Reforço da imunidade

A goiaba é uma das fontes mais ricas de vitamina C: essa fruta contém aproximadamente 4 vezes vitamina C presente nas laranjas. Esse macronutriente ajuda a melhorar a imunidade e protege o organismo contra infecções e agentes patogênicos comuns.

2. Reduz o risco de câncer

"O licopeno, a quercetina, a vitamina C e outros polifenóis atuam como potentes antioxidantes que neutralizam os radicais livres gerados no corpo, impedindo o crescimento de células cancerígenas. A goiaba tem demonstrado grande sucesso na redução do risco de câncer de próstata e também inibe o crescimento de células de câncer de mama, pois é rica em licopeno", disse o Dr. Manoj K. Ahuja.

3. Favorável na prevenção do diabetes

Devido ao rico teor de fibras e ao baixo índice glicêmico, a goiaba evita o desenvolvimento de diabetes. Enquanto o baixo índice glicêmico inibe um aumento repentino nos níveis de açúcar, a quantidade de fibras dessa fruta garante que os níveis de açúcar estejam sempre bem regulados.

4. Saúde do coração em dia

A goiaba melhora o equilíbrio de sódio e potássio do corpo, regulando assim a pressão arterial em pacientes com hipertensão. A goiaba também ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Essa fruta “mágica” melhora ainda os níveis do colesterol bom (HDL).

5. Dê adeus à prisão de ventre

A goiaba é uma das fontes mais ricas de fibra alimentar em comparação com outras frutas: com apenas uma goiaba, se completa cerca de 12% da ingestão diária recomendada de fibras, o que a torna extremamente benéfica para sua saúde digestiva.

As sementes de goiaba, se ingeridas inteiras ou mastigadas, também servem como excelentes laxantes, ajudando na formação de movimentos intestinais saudáveis.

6. Melhora a visão

Devido à presença de vitamina A, a goiaba é conhecida como um estimulante da saúde da visão. Ela não apenas previne problemas oculares como também melhora a visão: pesquisas apontam que ela auxilia a retardar o aparecimento de catarata e degeneração macular.

7. Bom para o cérebro

"As goiabas contêm vitamina B3 e vitamina B6, também conhecidas como niacina e piridoxina, respectivamente, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulando a função cognitiva e relaxando os nervos", detalhou Dr. Manoj K. Ahuja.

8. Perda de peso favorecida

Quer perder alguns quilos? A goiaba é a melhor opção. Sem comprometer a ingestão de proteínas, vitaminas e fibras, a goiaba ajuda a perder peso por regular o metabolismo e garantir a sensação de saciedade com facilidade.

9. Tosses e resfriados nunca mais

A goiaba tem uma das maiores quantidades de vitamina C e ferro entre as frutas: juntos, ambos são comprovadamente preventivos contra resfriados e infecções virais. O suco de goiabas ou um chá de folhas de goiaba é muito útil para aliviar a tosse e o resfriado, pois ajuda a eliminar o muco e desinfeta o trato respiratório, a garganta e os pulmões.

Veja mais:

- Jaca-dura: conheça os nutrientes dessa fruta e como diferenciar da mole;

- Que tal comer morangos diariamente? Saiba o que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta nessa frequência

Temas relacionados