• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da jaca-dura: conheça nutrientes, saiba como diferenciar da mole e descubra preparos para esse tipo da fruta

A jaca-dura é uma boa fonte de nutrientes, incluindo potássio, cálcio, ferro, magnésio e fibras. 

A jaca-dura possui uma casca verde e uma polpa firme e fibrosa. (créditos: Shutterstock)

A jaca-dura é uma fruta tropical muito saborosa. Ela é conhecida pelo seu gosto suave e versatilidade, podendo ser consumida in natura ou na preparação de diversas receitas. Além de ser uma delícia, a jaca-dura também é rica em nutrientes como antioxidantes, vitaminas e fibras. Por isso, ela é um ótimo alimento para incluir na dieta, principalmente se você tiver problemas com constipação, pressão alta ou for diabético.

Conheça os benefícios da jaca-dura e veja algumas opções de receitas para aproveitar a fruta.

Benefícios da jaca-dura: fruta é fonte de vitamina C e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue


A jaca-dura é uma fruta que possui uma polpa fibrosa e sabor neutro. Ela é originária da Índia, mas é facilmente cultivada em diversas regiões com clima tropical, incluindo o Brasil. É a maior fruta cultivada no mundo e pode pesar até 50 kg. No entanto, sua grandiosidade não está apenas no tamanho. A jaca é fonte de fibras, carboidratos, sais minerais, vitaminas e antioxidantes, em especial a vitamina C. Por isso, seu consumo oferece uma série de benefícios ao organismo. São eles:

  • Melhora a saúde do intestino e estômago

A jaca-dura é muito rica em fibras. Para você ter uma noção, a concentração do nutriente é acima da média da maioria das frutas. Por esse motivo, ela é uma grande aliada da digestão e ajuda a promover a regularidade do trânsito intestinal.

  • Fonte de antioxidantes

A jaca é fonte de diversos antioxidantes, como flavonoides e compostos fenólicos. Essas substâncias combatem os radicais livres e reduzem os risco de doenças crônicas e fortalecem o sistema imunológico.

  • Melhoria na Saúde Cardiovascular

A jaca contém potássio, que por sua vez, ajudar a regular a pressão arterial. Além disso, a presença de fibras e antioxidantes também contribui para a redução dos níveis de colesterol.

  • Propriedades Anti-Inflamatórias

Alguns estudos sugerem que a jaca-dura tem propriedades anti-inflamatórias devido à presença de compostos bioativos.

  • Fortalecer o sistema imunológico

A jaca é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que protege as células de defesa do organismo. Além disso, a vitamina C ajuda na absorção do ferro e reduz os riscos de anemia e outros quadros relacionados a deficiência do nutriente.

  • Oferece energia ao organismo

A jaca-dura é uma fonte de carboidratos complexos, popularmente conhecidos como carboidratos de bem. Por serem digeridos lentamente, eles promovem a liberação gradual de energia, o que é útil para manter os níveis de energia estáveis ao longo do tempo.

Auxílio no Controle do Açúcar no Sangue

Algumas pesquisas sugerem que certos componentes da jaca-dura podem ter propriedades que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes.

Qual a diferença da jaca-mole para a jaca-dura?

A principal diferença entre a jaca-dura e a jaca-mole está na textura e na consistência da polpa. A dura, como o nome sugere, tem uma polpa mais firme e bastante fibrosa, enquanto a mole é mais macia e úmida. Ambas as variedades pertencem à mesma espécie e tem um valor nutricional parecido. A jaca-dura costuma ter mais fibras, mas fora isso, os benefícios são praticamente os mesmos.

Na hora de diferenciar as duas, a dica é ir pela aparência e cheiro. Jaca-mole é bem aromática e tem uma casca frágil. Ela também costuma ser menor e uma cor mais amarelada. Por outro lado, a jaca-dura tem uma casca firme e resistente à pressão, além de ser bem verde.

Receitas com jaca-dura

A jaca-dura é a melhor escolha para o preparo de geleias e doces. Ela também cai bem em receitas de pratos salgados, como curry de jaca, por sua textura carnuda e absorção de sabores. A sua polpa ainda pode ser aproveitada para o preparo de sucos, iogurtes naturais e sobremesas.

A jaca-dura também é uma boa opção para substituir a carne de origem animal. Muitas receitas utilizam a sua polpa para substituir a carne em pratos vegetarianos e veganos. Por ter uma textura mais fibrosa, esse tipo de jaca combina com uma variedade de preparos, como coxinha, tacos, hambúrgueres até ensopados.

Veja também:

Carne de jaca: veja com o TudoGostoso como fazer em casa
Doce de jaca: descubra os benefícios da fruta em uma receita deliciosa

Temas relacionados