• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do caqui: o que acontece com o seu corpo ao ingerir 100g da fruta

Delicioso e benéfico: esse é o caqui! Descubra o impacto dele para o seu corpo quando consumido na quantidade correta!

O caqui é uma fruta repleta de pontos positivos! (Créditos: Shutterstock)

Por mais que a aparência pareça com a de um tomate, o caqui é uma fruta deliciosa e com o sabor doce, oferecendo uma série de benefícios para a saúde. Ele é uma excelente fonte de vitaminas, especialmente vitamina A, vitamina C e vitamina E. Também contém boas quantidades de potássio, cálcio e ferro. Mas o que acontece com o seu corpo ao ingerir essa fruta? Confira agora!

Por que consumir 100 g de caqui?

Essa fruta quando consumida de maneira moderada, com cerca de 100 gramas diárias, pode gerar diversos impactos para o bem-estar. O caqui é responsável por benefícios, como o combate do estresse oxidativo, aumento da imunidade, melhora na visão, controle da pressão arterial, funcionamento saudável do intestino, gestão do peso e uma ótima saúde ocular. Tudo isso em apenas uma fruta, dá para acreditar? Mas atenção: respeite a quantidade de 100 gramas por dia e não extrapole!

Emagreça com o caqui

O caqui é uma escolha saudável para quem está tentando perder peso ou mantê-lo. Ele é relativamente baixo em calorias e contém fibras que ajudam a promover a sensação de saciedade, nos deixando satisfeitos mais rapidamente e por mais tempo. Isso pode reduzir o consumo excessivo de calorias.

Caqui previne problemas cardíacos

O consumo regular de caqui pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Isso se deve em parte ao seu teor de fibras e potássio que ajudam a diminuir o colesterol ruim, mantendo a saúde do coração e regulando a pressão arterial. Além disso, por possuir altos níveis de antioxidantes, ele ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue.

Melhora o funcionamento do organismo

O caqui é uma boa fonte de fibras alimentares, o que é essencial para a saúde digestiva. As fibras ajudam na regulação do trânsito intestinal, prevenindo a constipação e promovendo a saúde do cólon. Em 100 gramas de caqui há 6,5 gramas de fibras em sua composição. Uma quantidade excelente para prevenir doenças! Mas atenção: é essencial combinar o consumo dessa fruta rica em fibras com uma boa hidratação.

Contraindicações do caqui

Se consumido em moderação, respeitando a quantidade 100 gramas por dia, o caqui não traz riscos à saúde. Mas isso não é algo que se aplica para todas as pessoas! Pessoas com diabetes devem monitorar seu consumo, pois ele pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Quem possui problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, também podem ter problemas se o consumirem em grande quantidade. Na dúvida, marque uma consulta com um médico especializado e cheque se essa fruta pode ser acrescentada em sua dieta.


Veja mais

Nunca coma frutas de estômago vazio, alerta nutricionista
Pistache no café da manhã: aprenda receita proteica e sem açúcar que vai te fazer amar a oleaginosa
Pão de queijo de batata-doce do Edu Guedes: veja como fazer receita saudável do namorado da Ana Hickmann

Temas relacionados