• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do açaí: o que acontece com o seu corpo se ingerir o fruto do JEITO CERTO

Conhecido como um superalimento, o açaí pode ser uma ótima opção no seu cardápio nesses casos!

Conheça os benefícios do açaí para o corpo e saiba como consumir do jeito certo (Foto: Shutterstock)

O açaí é considerado um superalimento porque, além de possuir vários nutrientes importantes para a saúde, ele faz bem até para a memória. A sua propriedade antioxidante é um verdadeiro ganho para o corpo e por isso esse alimento é, sim, uma opção saudável para incluir no cardápio.

Embora tenha origem na região amazônica, o açaí e bastante consumido em todas as regiões do país e agrada a diferentes paladares com algumas peculiaridades. Há quem prefira comer o fruto numa versão doce ou na versão salgada, acompanhando um bom peixe, por exemplo.

Se você estranhou, talvez seja porque não conhece ainda os jeitos certos de comer o açaí de forma mais saudável. Descubra a seguir!

O açaí é uma bomba calórica? Saiba quantas calorias tem 100 gramas

O açaí costuma ser incompreendido. Muita gente já fala sobre esse alimento com um certo receio, por acreditar que ele seja "uma bomba calórica". Mas não é verdade. As pessoas que ainda pensam dessa forma, certamente devem pensar naquela tigela mergulhada em coberturas e guloseimas açucaradas.

Vamos aos fatos! Uma porção de cerca de 100 gramas de polpa pura do açaí (sem adição de açúcar ou qualquer outro ingrediente) possui 60 calorias; 6g de carboidratos; 0,8g de proteína; 3,9g de gordura; 2,6 g de fibra e 9mg de vitamina C.

Saiba como comer o açaí de forma saudável sem atrapalhar a dieta

Se você deseja tirar melhor proveito do açaí sem comprometer a sua dieta e, principalmente, a sua saúde, aposte na versão natural. Isso significa esquecer todas aquelas guloseimas que enchem os olhos de muitos fãs de açaí. Nada de açúcares, xaropes, leite condensado e outros tipos de ingredientes açucarados.

A polpa in natura é a opção mais saudável. Com ela, você pode bater com água ou frutas, tais como banana, laranja ou abacaxi. Para deixar a sua bebida mais saudável, uma boa aposta é acrescentar couve ou hortelã.

Se preferir receitas de açaí na tigela, o ideal é adoçar com mel e acrescentar frutas como banana, morango, maçã ou manga. Você ainda pode incrementar com castanhas, amêndoas, lascas de coco ou aveia para deixar o resultado ainda mais saudável.

Evite complementos ricos em açúcar e com calorias vazias, pois vão deixar o alimento mais calórico e menos saudável. Ao comprar o açaí, evita as opções com aromatizantes artificiais, xaropes ou açúcar.

Veja mais!

Açaí é saudável mesmo? A resposta é depende…

Aveia é o melhor cereal para a sua saúde mental e física. Descubra os benefícios!

Temas relacionados