• Entrar
  • Cadastrar
Coloca aveia em tudo? Pois continue que os benefícios do ingrediente são FANTÁSTICOS

A aveia é ótima para tanta coisa que você nem imagina!

A aveia em flocos é uma das formas de consumir o cereal. (Crédito: Shutterstock)

Sempre tem alguém que coloca aveia em absolutamente tudo e na maior parte das refeições, especialmente no café da manhã, seja na forma de flocos, farelos ou farinhas. Há ainda os que prefiram ingerir a aveia no mingau. Outros, contudo, substituem a farinha de trigo pela de aveia e deixam a receita muito mais nutritiva.

É que o cereal tem a fama de ajudar na saciedade e de melhorar o trânsito intestinal. Mas sabia que seus benefícios para o organismo vão muito além disso? Aprenda mais sobre a aveia!

Benefícios da aveia

A aveia é um cereal repleto de fibras e componentes como ferro, cálcio, zinco, potássio, vitaminas, carboidratos e proteínas. É por isso que essa lista extensa torna o alimento uma fonte saudável de benefícios para o corpo.

Ainda que tenha carboidratos na composição, a aveia não chega a ser classificada como um alimento calórico. Na verdade, seu consumo pode ser uma ferramenta para a perda de peso. É que a aveia tem tanta fibra que vai ajudar na manutenção da sensação de saciedade.

No estômago, o componente betaglucana da aveia ainda ajuda na viscosidade do bolo alimentar. Isso permite que o alimento fique por mais tempo no órgão, fazendo com que a pessoa demore mais a sentir fome.

Essa mesma betaglucana também faz da aveia uma amiga do colesterol, pois contribui para reduzir a taxa ruim. No intestino, o consumo de aveia é benéfico para a melhora da constipação. Adicione aveia à sua alimentação e nunca mais compre um laxante na vida!

Tipos de aveia: qual escolher?

A aveia costuma ser encontrada na forma de flocos, farelos ou como farinha. Os flocos possuem grãos mais inteiros, o que faz com que a modalidade contenha mais valor nutricional, já que os componentes são mantidos.

O farelo, originado da casca dos grãos, tem a vantagem de ser mais rico em fibras. A farinha de aveia, por sua vez, é uma ótima substituta para a farinha de trigo, já que faz bem até para quem é intolerante ao glúten.

Veja mais:

Cookie de aveia: fácil de fazer e ótimo para o lanche

Como fazer pão de aveia de frigideira : fica pronto em menos de 5 minutos e leva poucos ingredientes!

Temas relacionados