• Entrar
  • Cadastrar
7 motivos para incluir a quinoa no cardápio: ingrediente versátil tem muitos benefícios à saúde

Todo mundo diz que a quinoa é um alimento super benéfico para a saúde, mas vamos mostrar para você exatamente porquê você deveria começar a consumí-la

Algumas pessoas já trocaram o arroz pela quinoa definitivamente! (Créditos: Shutterstock)

A quinoa é considerada um pseudocereal pela quantidade de características semelhantes às dos cereais. Ela é rica em vitaminas, minerais, fibras, proteína e quercetina, canferol e flavonoides, que são compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória. A versatilidade do ingrediente e o valor nutritivo riquíssimo até nas menores doses fazem esse ingrediente ser realmente um presente dos deuses!

Além disso, o sabor da quinoa é tão suave que adultos e crianças não costumam ter problemas em comê-la. Inclusive, muitas pessoas chegam a trocar o arroz pela quinoa definitivamente! Se você ainda não está convencido de que deveria dar uma chance para o pseudocereal, enumeramos 7 motivos para incluir a quinoa no cardápio no blog do TudoGostoso.

Quais são os motivos para incluir a quinoa no cardápio?

A verdade é que falar de todos os nutrientes que tornam o consumo da quinoa benéfico à saúde não adianta se não entendemos como isso impacta nossa qualidade de vida e corpo. Por isso, vamos explicar direitinho o que inclusão da quinoa pode fazer por você!

Fortalece os ossos

A quinoa é um dos grãos com teor mais alto de ferro. É importante destacar, porém, que a digestão do ferro de origem vegetal não é tão fácil quanto o ferro de origem animal.

Protege o coração

Além das suas propriedades antioxidantes e das fibras, a quinoa também tem ômega-3 e ômega-6, que são gorduras benéficas para o nosso organismo que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ajuda a controlar a diabete

Por ter baixo índice glicêmico, a quinoa pode ser uma aliada importante de pessoas diabéticas, ajudando a regular a quantidade de açúcar no sangue.

Evita o declínio cognitivo

Antioxidantes são importantíssimos no combate dos radicais livres, que afetam, dentre outras coisas, nossas células cerebrais. Nesse caso, comer quinoa pode ajudar a proteger nosso cérebro da ação do tempo e de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Não tem glúten

A quinoa, por ser um pseudocereal, não possui glúten, o que a torna um alimento super recomendado para pessoas com doença celíaca ou outras restrições à substância.

É bom para a saúde intestinal

A quantidade de fibras na quinoa ajuda no funcionamento do sistema digestivo, combatendo a prisão de ventre, mantendo uma microbiota saudável e controlando possíveis diarreias. Fique atento, porém, à quantidade de fibras que você ingere por dia.

Fortalece o sistema imunológico

O zinco presente na sua composição dos grãos de quinoa acelera o processo de cicatrização e fortalece o sistema imunológico, diminuindo a frequência e/ou intensidade de doenças.

Veja mais!
"Melhor se consumir no café da manhã": um anti-inflamatório natural, esse é o melhor pão para controle de peso
Esse chá incrível protege seu cérebro da passagem do tempo: beba todos os dias e retarde o envelhecimento

Temas relacionados