A aveia sempre foi um alimento famoso por ser benéfico à saúde. Só que, recentemente, algumas pessoas começaram a defender que a aveia não tem nenhum valor nutricional nas redes sociais. Inclusive, já chegaram a afirmar que o cereal é ruim para a saúde, pois, dentre outras coisas, está associado a picos de açúcar no sangue.
Para você não ficar em dúvida sobre os alimentos que coloca no prato, vamos explicar quais são os benefícios da aveia e porquê o nível de glicose sobe com o seu consumo no TudoGostoso.
Quais são os benefícios da aveia?
A aveia é muito conhecida por suas propriedades antioxidantes. Graças à avenantramida, que é um composto fenólico, o alimento ajuda a combater o excesso de radicais livres no corpo. Isso ajuda a prevenir doenças como a diabetes e o acúmulo de gordura nas veias.
A aveia também é rica em fibras. Um dos tipos de fibras presentes no cereal, conhecido como beta-glucan, reduz a resistência à insulina (relacionada à diabetes tipo 2), controla a pressão arterial e até mesmo diminui o "colesterol ruim" (LDL).
As fibras ainda aumentam a sensação de saciedade, o que diminui a fome entre refeições e contribui para o processo de emagrecimento. E a aveia ainda contém fósforo e zinco em sua composição. Ou seja, apesar de não ser uma fonte de vitaminas e minerais, como pode ser o caso de outros cereais, a aveia é muito benéfica, sim, para a nossa saúde.
O que causa os picos de açúcar da aveia?
Todo alimento, ao ser ingerido e, depois, digerido, causa picos de glicose no seu organismo. Isso significa que seu corpo está "quebrando" o alimento e transformando ele em energia, seja para ser usada imediatamente em alguma atividade ou para ser armazenada em suas células para o futuro. Isso não torna um alimento "ruim" para a saúde - é um processo normal.
Veja mais!
O segredo para tornar a aveia um alimento anti-inflamatório: coma do jeito certo para não se sentir inchado
Dieta cetogênica causa mau hálito? Entenda o efeito colateral curioso de alguns alimentos