• Entrar
  • Cadastrar
Se você sofre de diabetes, você precisa fazer isso durante as refeições pelo bem da sua saúde, segundo cientista

TudoGostoso conta o que os cientistas dizem sobre a ordem dos alimentos durante a refeição

Vem entender se você precisa alterar a ordem que você come os alimentos durante as refeições (Créditos: Canva) 

Quanto mais a gente estuda sobre como a alimentação impacta nosso corpo, mais a gente se surpreende com a forma como nosso organismo reage. Isso porque não basta ter uma alimentação saudável e balanceada, cada corpo reage de uma forma diferente e é preciso entender as peculiaridades de cada um. Por exemplo, você sabia que a ordem que você come os alimentos durante a refeição faz diferença?

Pois é, pode parecer estranho. Afinal, já dizia a matemática: a ordem dos fatores não altera o produto. Só que no caso da alimentação, pode alterar, sim, principalmente se você tem diabetes. Calma, o TudoGostoso vai te explicar direitinho!

Existe uma ordem para comer os alimentos em uma refeição?

Segundo Ana Bonassa, PhD em Ciências pela Universidade de São Paulo, em um vídeo publicado no Instagram “Nunca vi 1 cientista”, existe uma ordem para comer os alimentos em uma refeição que pode ajudar se você for diabético.


A cientista conta que o melhor é comer primeiro os vegetais, a salada, que são ricos em fibra. Em seguida, os alimentos que são ricos em proteínas e gorduras, como as carnes, queijos, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), e deixar os carboidratos por último, como arroz, batata, macarrão etc.

Bonassa explica que seguir essa ordem reduz o pico de açúcar no sangue durante as refeições. Os carboidratos são transformados em açúcares no nosso corpo. Quando eles são consumidos primeiro, não existe nenhuma barreira na hora que eles saem do estômago para o intestino. Isso faz com que o açúcar obtido através dos carboidratos cheguem todo de uma vez na nossa corrente sanguínea.

Isso tudo gera um pico de açúcar no sangue e, consequentemente, gerando um pico de insulina para processar todo o açúcar. Porém, quando você come os outros alimentos antes, você enche o seu estômago e forma o que Ana Bonassa chamou de fila de comida, que impede o açúcar de chegar tão rapidamente ao sangue.

Comer verduras, proteínas e gorduras antes dos carboidratos evita um pico de açúcar e pico de insulina, e faz com que o açúcar seja liberado mais gradativamente no sangue e não sobrecarrega o pâncreas. Esse processo também aumenta a nossa saciedade, fazendo com que a gente não sinta fome tão rápido, já que o açúcar que chega muito rápido, cai rápido e gera fome rápido.

Sobremesa só depois das refeições?

Sim, o velho ditado das mamães e vovós de sobremesa só depois que acabar de almoçar ou jantar é verdade e não só uma regra social ou motivação para você comer todos os seus vegetais. Do ponto de vista biológico, é mais saudável para o nosso organismo comer doces depois da refeição do que antes.

Veja mais:

Carboidratos não são vilões da alimentação: nutricionista explica polêmica e orienta como consumir do jeito certo

Temas relacionados